Papagaio Brasil

O Papagaio Brasil é um grande pirata que conhece todas as regiões do nosso Brasil! Ele já cruzou os mares da nossa costa e também vários rios de norte a sul.

Para fazer parte da sua tripulação e viver grandes aventuras você tem que mostrar que conhece as regiões, estados e capitais do Brasil. Clique no play e vamos embarcar nessa aventura!

Formas de representação e pensamento espacial

Representações cartográficas

(EF03GE06)

Identificar e interpretar imagens bidimensionais e tridimensionais em diferentes tipos de representação cartográfica.

Conexões e escalas

Unidades político-administrativas do Brasil

(EF04GE05)

Distinguir unidades político-administrativas oficiais nacionais (Distrito, Município, Unidade da Federação e grande região), suas fronteiras e sua hierarquia, localizando seus lugares de vivência.

Os mapas de um modo geral são instrumentos de representação do espaço físico. Isso significa que eles reproduzem uma determinada área do espaço para que assim possamos nos localizar nessa localidade, saber onde ela se encontra ou obter informações diversas a respeito. O Papagaio Brasil é um jogo interativo que aborda o mapa político do Brasil, trazendo a localização de cada um dos estados brasileiros e também o nome de suas capitais. É adequado para estimular a aprendizagem dos alunos, fazendo com que aprendam o conteúdo de forma divertida e dinâmica.

Compreender e interpretar o mapa do Brasil;

Identificar a importância da utilização dos mapas e suas funções;

Compreender a linguagem cartográfica para representar e interpretar informações;

Identificar no mapa os estados brasileiros e as suas respectivas capitais;

Desenvolver a compreensão da leitura do mapa como objeto de localização e identificação dos lugares;

Reconhecer o país em que vivemos, seus diferentes espaços e localizações geográficas;

Identificar os nomes dos estados e suas capitais;

Fixar conhecimento adquirido em sala de aula;

Promover o entendimento, utilização e importância do mapa do Brasil;

Proporcionar a compreensão dos estados do Brasil e suas respectivas capitais;

Mostrar a localização dos Estados permitindo a compreensão de sua morada;

Abordar noções básicas de localização e orientação geográfica;

Apresentar aos alunos outras fontes que os ajudem a compreender melhor o conteúdo estudado;

Complementar o estudo de Geografia sobre “Os estados brasileiros e suas capitais”, apresentando aos alunos outras fontes que os ajudem a compreender melhor o conteúdo estudado;

(Sugestão 1) Imprimir a imagem do Mapa do Brasil e elaborar um quebra-cabeça. Solicitar que os alunos montem.

(Sugestão 2) Mostrar para os alunos diferentes tipos e estilos de mapa.

(Sugestão 3) Montar com os alunos o globo terrestre utilizando tinta guache e bolas de isopor. Destacar o Brasil com glitter ou outro material de destaque.

(Sugestão 4) Solicitar que os alunos façam o desenho do Brasil, para colorir solicite que os alunos separem por cor ou textura as regiões do país. Pode ser usado diferentes materiais para preencher e colorir, como por exemplo, papel crepom amassado, cola colorida, grãos de arroz, feijão, milho.

(Sugestão 5) Promover culminância com comidas típicas, músicas, danças e tradições regionais. Esse trabalho pode ser desenvolvido de forma interdisciplinar entre os professores de artes, geografia, ciências, língua portuguesa e educação físicas.

(Sugestão 6) Imprima o mapa da cidade e solicite que os alunos identifiquem o estado e cidade onde ele nasceu.

(Sugestão 7) Propor a produção de um mapa livre da sala de aula. Em seguida, usando uma trena ou barbante.

(Sugestão 8) Produzir um mural com os mapas elaborados pelos alunos.

(Sugestão 9) Solicitar que os alunos façam um mapa da sala de aula e em seguida da escola. Apresentar a importância de escalas e medidas precisas.

(Sugestão 10) Imprimir fotos de monumentos históricos, paisagens e comidas características de diversas regiões do Brasil, em seguida, solicite que os alunos identifiquem e relacione as fotografias com a região.

(Sugestão 11) Apresentar aos alunos aplicativos e sites contendo imagens e vídeos do globo terrestre (exemplo: Google Maps, Google Earth e Google Street View).

(Sugestão 12) Levar os alunos para aula de informática e utilizar o site do IBGE apresentando mapas interativos, tipos de mapas, relevo, clima e etc.

(Sugestão 13) Trabalhar o assunto Biomas de forma interdisciplinar com o professor de Ciências. Destacando para as paisagens e animais de cada região.

(Sugestão 14) Apresentar o mapa de cada estado aos alunos. Em seguida, solicite que os alunos façam desenhos, recorte e colagens reproduzindo estes mapas. Posteriormente exponha as criações no mural da escola.

Estados brasileiros, suas capitais e siglas

Para consulta e dúvidas, seguem abaixo todos os estados brasileiros (separados por regiões), suas capitais e siglas:

Região Norte

Paraná, Curitiba, PR

Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS

Santa Catarina, Florianópolis, SC

Obs.: Na região Centro-Oeste, está localizado o Distrito Federal que não é um Estado e nem possui municípios, é um território autônomo composto por 30 Regiões administrativas (cidades-satélites); exceto Brasília, a capital federal e sede do governo do Distrito Federal

Suporte para o desenvolvimento de atividades complementares

1. TIPOS DE MAPAS

1. CRUZADINHA