Back to Top icon+icon-facebookicon-fichaicon-fullscreenicon-kukagameslogo-safer icon-mobileicon-nucleoicon-printicon-seta-nexticon-seta-previcon-vire

Ficha para o professor

Missão Relógio

Missão Relógio

Venha brincar dentro de um relógio, em um jogo divertido, onde você tem que encontrar o relógio com a hora certa.

JOGAR

Nível de Ensino

Ensino Fundamental I

Componente curricular

Matemática

Tema

Grandezas e medidas

Série

1º Ano - 2º Ano - 3º Ano

Idade

06 a 09 anos

Objetivos para o aluno

  • Identificar as horas e minutos em um relógio;
  • Reconhecer o relógio como um instrumento de medida de tempo;
  • Participar de resoluções de situações problemas envolvendo horários;
  • Compreender e relacionar as unidades de medidas de tempo no contexto social;
  • Reconhecer a medição e organização do tempo: minutos e horas;
  • Conhecer as funções dos ponteiros de um relógio;
  • Identificar as horas e minutos em um relógio;

Objetivos para o professor

  • Explorar a relação entre hora e minuto;
  • Oferecer situações para que os alunos se apropriem dos conceitos de Grandeza e Medida, não só para conhecimento na sala de aula, mas também para o uso em seu cotidiano;
  • Fixar conteúdo trabalhado em sala de aula;
  • Apresentar aos alunos diferentes formas de medir o tempo;
  • Mostrar aos alunos a importância das horas para as pessoas se programarem durante o dia;
  • Trabalhar o conceito de fração, a partir dos fragmentos das horas;
  • Fixar conteúdo trabalhado em sala de aula;

Sugestão de abordagem para o professor

(Sugestão 1) Levar vários bambolês para a quadra e desenhar um relógio no chão. Em seguida, peça para que cada aluno diga ou escreva no caderno as horas que horam desenhadas no relógio de bambolê.

(sugestão 2) Fazer um jogo do bingo com relógios. A missão do aluno é encontrar na cartela a hora sorteada.

(Sugestão 3) Desenhar relógios de papel, colocar no braço indicando a hora favorita do aluno.

(Sugestão 4) Construir relógio de E.V.A com ponteiros móveis e solicitar que os alunos movam o relógio conforme as horas reais.

(Sugestão 5) Peça para que os alunos façam um cronograma semanal sobre seus horários (que horas acordou, que horas entrou na escola, que horas almoçou, que horas foi dormir e assim sucessivamente).

(Sugestão 6) Apresentar aos alunos a diferença entre relógio digital e relógio analógico.

(Sugestão 7) Pendurar um relógio na sala e aleatoriamente perguntar aos alunos que horas são.

(Sugestão 8) Levar os alunos para a quadra em 3 períodos diferentes do dia e pedir para que eles façam observações e em seguida anotações.

(Sugestão 9) Fazer a leitura do poema Tic-Tac do autor Vinícius de Moraes.

(Sugestão 10) Em uma folha imprima diversos relógios sem a marcação de horas. Ao lado coloque horas fictícias para que os alunos desenhem os ponteiros.

(Sugestão 11) Mostrar para os alunos o funcionamento do relógio de Sol. Essa é uma atividade que pode ser trabalhada de forma interdisciplinar com o professor de Geografia, Ciências e Matemática.

Complementando o conteúdo

Antes de entrar nos detalhes de um relógio, comece com o conceito geral de tempo – manhã, tarde, noite. Inicialmente fale sobre atividades que acontecem em determinados momentos do dia, por exemplo, “tomamos café da manhã” e “vamos dormir à noite”.

Você pode então passar a perguntar as crianças quando certas coisas acontecem – isso inicia a ideia de bloquear o tempo em seções. Por que não incorporar livros de histórias com um tema de tempo em sua rotina de dormir também.

Certifique-se de que seu aluno/filho esteja confiante com os números e contando de 1 a 60, pois isso facilitará a contagem do tempo. Praticar a tabuada dos cinco também será de grande ajuda.

Para iniciar a compreensão das crianças sobre a passagem e o rastreamento do tempo, crie o hábito de apontar quanto tempo as coisas levam na escola, como hora do recreio, hora da educação física, mudança de professor...

Você pode fazer questão de cronometrar algumas das atividades dos alunos para ajudá-los a se conectar mais com a passagem do tempo.

Depois de certo tempo você pode introduzir o conceito de tempo no passado e futuro, por exemplo, faz quanto tempo que você levantou? Quantas horas falta para você ir para casa/escola.

Conheça outro jogo Escola Game que também trabalha o tema horas.

- APRENDENDO AS HORAS

Objetivo de aprendizagem e desenvolvimento segundo a BNCC

(EF01MA16) Relatar em linguagem verbal ou não verbal sequência de acontecimentos relativos a um dia, utilizando, quando possível, os horários dos eventos.

(EF01MA17) Reconhecer e relacionar períodos do dia, dias da semana e meses do ano, utilizando calendário, quando necessário.

(EF02MA18) Indicar a duração de intervalos de tempo entre duas datas, como dias da semana e meses do ano, utilizando calendário, para planejamentos e organização de agenda.

(EF02MA19) Medir a duração de um intervalo de tempo por meio de relógio digital e registrar o horário do início e do fim do intervalo.

(EF03MA18) Escolher a unidade de medida e o instrumento mais apropriado para medições de comprimento, tempo e capacidade.

(EF03MA22) Ler e registrar medidas e intervalos de tempo, utilizando relógios (analógico e digital) para informar os horários de início e término de realização de uma atividade e sua duração.

(EF03MA23) Ler horas em relógios digitais e em relógios analógicos e reconhecer a relação entre hora e minutos e entre minuto e segundos.

Como acessar o jogo educativo

Jogue na internet, acessando: https://www.escolagames.com.br/jogos/missaoRelogio/