Back to Top icon+icon-facebookicon-fichaicon-fullscreenicon-kukagameslogo-safer icon-mobileicon-nucleoicon-printicon-seta-nexticon-seta-previcon-vire

Ficha para o professor

Masculino e feminino

Masculino e feminino

Vamos arrumar o quarto guardando os objetos no baú?

A cada tentativa de guardar um objeto, você será testado. Responda corretamente a qual gênero pertence cada palavra e mostre que você é fera no português!

Nível de Ensino

Ensino Fundamental I

Componente curricular

Língua Portuguesa

Tema

Ortografia

Aspectos gramaticais

Língua Escrita: usos e formas

Língua escrita: prática de leitura

Série

2º Ano - 3º Ano - 4º Ano

Idade

07 a 09 anos

Objetivos para o aluno

  • Reconhecer a função dos substantivos (dar nome a coisas, seres, sentimentos, lugares, etc);
  • Identificar os gêneros do substantivo em textos e frases;
  • Inserir masculino e feminino ao vocabulário ativo;
  • Identificar e classificar os substantivos quanto ao gênero;
  • Desenvolver a capacidade de ler, escrever e compreender o significado das palavras;
  • Utilizar a linguagem para expressar ideias, considerando a linguagem das outras pessoas;
  • Compreender os gêneros masculino e feminino e o uso de cada um na linguagem oral e escrita;
  • Fixar conhecimento adquirido em sala de aula;

Objetivos para o professor

  • Proporcionar, de maneira lúdica e criativa, a compreensão das noções de gênero feminino e masculino;
  • Fixar conteúdo trabalhado em sala de aula;
  • Ampliar conhecimentos dos alunos;
  • Promover o desenvolvimento de trabalhos em grupo;
  • Promover momentos de descontração e socialização do conhecimento.

Sugestão de abordagem para o professor

(Sugestão 1) Dê o feminino dos seguintes substantivos:

a – conde,

b – frade,

c – patrão,

d- herói,

e – parente,

f – tecelão,

g – zangão,

h – cônsul,

i – elefante,

j – ateu,

l – abade,

m – ator,

n – imperador.

Obs: A atividade acima pode ser adaptada de acordo com a série trabalhada. As palavras acima indicamos para o 3º ano.

(Sugestão 2) Promover atividades de completar com o gênero:

Exemplo: O bode e a cabra.

a – O pai e a --------.

b – O homem e a ------.

c – O veado e a --------.

d- O zangão e a --------.

e – O genro e a --------.

f – O cavalo e a --------.

g – O cavalheiro e a ------.

h – O carneiro e a ---------.

i – O compadre e a --------.

j- O padrasto e a ----------.

l – O bode e a ----------.

m – O cavaleiro e a ------.

(Sugestão 3) Ditado: Solicitar que os alunos criem frases com as palavras escolhidas pelo professor.

(Sugestão 4) Solicitar que cada aluno leve para a escola três de seus objetos favoritos: roupas, brinquedo, comida. Em seguida coloque todos os objetos dos alunos em uma mesa no centro da sala. Para facilitar o desenvolvimento da atividade numere todos os objetos. Coloque os alunos em roda em volta dos objetos e peça para eles escreverem no caderno o gênero de cada um dos objetos.

(Sugestão 5) Jogo da memória. Monte um jogo da memória de animais, onde uma das cartas contém o gênero feminino e outra carta o gênero masculino.

Dica de site com jogo da memória pronto para impressão: https://www.espacoeducar.net/2009/02/jogo-baralho-masculino-e-feminino.html

Acesso em: 25 de março de 2021.

(Sugestão 6) Elaborar um mural na sala de aula com gravuras e os gêneros do substantivo.

(Sugestão 7) Produzir flashcards com os gêneros do substantivo. Solicite que casa aluno produza os seus. Você pode orientar que eles escolham o tema: animais, objetos e etc.

(Sugestão 8) Saco surpresa: colocar dentro de um saco escuro vários objetos, em seguida solicite que o aluno escolha um objeto dentro do saco (ele não pode olhar, apenas pegar o objeto). Ele deve dizer qual o gênero do objeto escolhido, após dizer ele deve levantar o objeto para todos verem.

(Sugestão 9) Elaborar uma frase com cada objeto apresentando no jogo. Para isso, peça para os alunos anotarem durante o desenvolvimento do game.

(Sugestão 10) Desenvolvimento das atividades presente nos sites:

1. https://www.saladeatividades.com.br/atividades_de_portugues/substantivo/genero-do-substantivo/

2. https://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=4590

Complementando o conteúdo

GÊNERO DO SUBSTANTIVO

Os substantivos podem ser classificados quanto ao gênero das seguintes maneiras: feminino, masculino, comum de dois gêneros ou epiceno.

Para os MASCULINOS utilizamos artigos masculinos antes do substantivo (o, os, um, uns). Ex.: o menino, um homem.

Para os FEMININOS utilizamos artigos femininos antes do substantivo (a, as, uma, umas). Ex.: a menina, uma mulher.

O COMUM DE DOIS GÊNEROS apresenta uma única forma tanto para o feminino quanto para o masculino, o que os diferencia é o artigo ou o adjetivo que os acompanha. Ex.: o estudante, a estudante; o dentista, a dentista; o artista, a artista.

O EPICENO tem somente uma forma para os dois sexos, até o artigo é igual para os dois gêneros. O que usamos para fazer a diferenciação são as palavras macho ou fêmea. Ex.: a águia macho, a águia fêmea; o jacaré macho, o jacaré fêmea.

Fonte: https://acessaber.com.br/atividades/atividade-de-portugues-genero-substantivo-4o-ou-5o-ano/

Acesso em 25 de março de 2021.

Como acessar o jogo educativo

Jogue na internet, acessando: https://www.escolagames.com.br/jogos/masculinoFeminino/

Google Play

Instale o aplicativo no seu dispositivo Android

App Store

Instale o aplicativo no seu iPad / iPhone