Ficha para o professor
Você está preparado para dar a volta ao mundo?
Venha pilotar o avião Escola Games e encontre todas as estrelas, antes que o combustível acabe.
JOGARNível de Ensino
Ensino Fundamental I
Componente curricular
Geografia
Tema
Lugar e paisagem
Série
1º Ano - 2º Ano - 3º Ano - 4º Ano
Idade
07 a 10 anos
Objetivos para o aluno
Objetivos para o professor
Sugestão de abordagem para o professor
(Sugestão 1) Imprimir a imagem do Mapa Mundi e elaborar um quebra-cabeça. Solicitar que os alunos montem.
(Sugestão 2) Mostrar para os alunos diferentes tipos e estilos de mapa.
(Sugestão 3) Entrar no site >https://dinosaurpictures.org/ancient-earth#750 < e mostrar para os alunos a evolução da Terra. O site é um simulador que permite a visualização do Planeta Terra em tempos remotos (de 750 milhões de anos atrás até os dias atuais). Trabalhe em cima das perguntas a seguir:
- Quais as principais características da Terra primitiva?
- Os continentes estão no mesmo lugar desde o surgimento do planeta?
- O que provocou a separação dos continentes?
- Você consegue identificar o país onde você mora pela imagem do Planeta Terra de 350 milhões de anos atrás?
(Sugestão 4) Solicitar que os alunos façam o desenho do trajeto de sua casa até a escola. Nesta atividade aborde a importância dos mapas.
(Sugestão 5) Apresente aos alunos aplicativos de GPS comparando as tecnologias atuais de geolocalização com o uso de bussolas e equipamentos mais rudimentares.
(Sugestão 6) Imprima o mapa da cidade e solicite que os alunos identifiquem suas casas, praças, parques e etc.
(Sugestão 7) Mostrar aos alunos a importância da orientação por meio do Sol e estrelas.
(Sugestão 8) Propor a produção de um mapa livre da sala de aula. Em seguida, usando uma trena ou barbante.
(Sugestão 9) A partir de mapas de diferentes escalas, calcular as distâncias a serem percorridas entre duas localidades e o melhor trajeto a ser seguido.
(Sugestão 10) Produzir um mural com os mapas elaborados pelos alunos.
(Sugestão 11) Proponha aos alunos construírem o globo terrestre usando uma bola de isopor e massinha de modelar. É interessante e motiva a participação de todos. Com esse material podem usar cores diferentes para representar os diversos aspectos de um mapa. Explique que o mapa-múndi também representa o nosso planeta. Leve uma cópia deste mapa dividido em gomos (você pode encontrar modelos na internet), e transforme-o em uma esfera para que as crianças entendam e associem o globo ao mapa-múndi. Depois de confeccionarem o globo terrestre de massinha, é fácil perceber porque alguns lugares se repetem no mapa plano e que para ir de um lado a outro do mundo existem dois caminhos.
(Sugestão 12) Construir uma rosa-dos-ventos e explicar sua importância na Cartografia.
Complementando o conteúdo
Localizar-se, estabelecer caminhos e orientar-se para seguir a direção certa: isso sempre acompanhou a história do homem na Terra. O que mudou, ao longo do tempo, foram os recursos (equipamentos, instrumentos), as características do espaço geográfico e, por consequência, os referenciais para localização e para orientação.
A cartografia é o estudo que trata da representação da Terra ou parte dela através de mapas, cartas e outros tipos de documentações. Os primeiros mapas foram traçados no século VI a.C. pelos gregos, que, em função de suas expedições militares e de navegação, criaram o principal centro de conhecimento geográfico do mundo ocidental. O primeiro atlas da história moderna surgiu no século XVI, em 1570.
Dependendo das características do espaço geográfico, dos aspectos culturais dos povos, da disponibilidade de equipamentos, recursos, como plantas e mapas, e dos referenciais, a maneira de orientar-se e localizar-se variam.
Sem equipamentos é possível orientar-se por alguns astros. Os astros sempre tiveram um papel importante na orientação de homens e mulheres ao longo da história, em particular nos deslocamentos de longa distância. Somente mais recentemente, no decorrer do século 20, com o avanço tecnológico mais acelerado, é que equipamentos, como o GPS, passaram a dispensar, praticamente, os astros na orientação.
FONTE:
1. https://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/orientacao-e-localizacao-pontos-cardeais-e-outras-referencias.htm
2. https://univesp.br/noticias/a-historia-da-cartografia-e-a-importancia-dos-mapas#.YGPAOq9KiUk
Acesso em 30 de março de 2021.
Aproveite para trabalhar com os alunos a história da Bússola em:
https://www.preparaenem.com/historia/a-origem-bussola.htm
Acesso em 30 de março de 2021
Objetivo de aprendizagem e desenvolvimento segundo a BNCC
(EF01GE01) Descrever características observadas de seus lugares de vivência (moradia, escola etc.) e identificar semelhanças e diferenças entre esses lugares.
(EF01GE09) Elaborar e utilizar mapas simples para localizar elementos do local de vivência, considerando referenciais espaciais (frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora) e tendo o corpo como referência.
(EF02GE09) Identificar objetos e lugares de vivência (escola e moradia) em imagens aéreas e mapas (visão vertical) e fotografias (visão oblíqua).
(EF02GE10) Aplicar princípios de localização e posição de objetos (referenciais espaciais, como frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora) por meio de representações espaciais da sala de aula e da escola.
(EF03GE06) Identificar e interpretar imagens bidimensionais e tridimensionais em diferentes tipos de representação cartográfica
(EF04GE10) Comparar tipos variados de mapas, identificando suas características, elaboradores, finalidades, diferenças e semelhanças.
Como acessar o jogo educativo
Jogue na internet, acessando: https://www.escolagames.com.br/jogos/mapaMundi/
Jogue a versão em inglês do jogo, acessando http://www.bestschoolgames.com/educational-games/world-map/.