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Escola Games | Jogos Educativos

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Ficha pedagógica

Lousa legal

Lousa legal

O jogo Lousa Legal é um espaço interativo para você soltar a sua imaginação!

Escolha desenhos, cores, números, letras ou figuras e junte tudo para formar uma imagem exclusiva, feita por você. Você pode usar suas cores favoritas, desenhando algo bem bonito para compartilhar com a sua família!

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BNCC - Educação Infantil
Campo de experiênciasFaixa etáriaObjetivos de aprendizagem e desenvolvimento
Traços, sons, cores e formas
Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses)
(EI03TS02)

Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.

BNCC - Ensino Fundamental
ComponenteAno / FaixaUnidades temáticasObjetos de conhecimentoHabilidades
Língua Portuguesa
1º Ano
2º Ano
Oralidade

Produção de texto oral

(EF12LP06)

Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, recados, avisos, convites, receitas, instruções de montagem, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, que possam ser repassados oralmente por meio de ferramentas digitais, em áudio ou vídeo, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.

Arte
1º Ano
2º Ano
3º Ano
4º Ano
5º Ano
Artes integradas

Arte e tecnologia

(EF15AR26)

Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, animações, jogos eletrônicos, gravações em áudio e vídeo, fotografia, softwares etc.) nos processos de criação artística.

Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
personagem Escola Games

Dicas para o educador

Oferecer à criança recursos variados é uma forma de estimular seu desenvolvimento cognitivo e expressivo. LOUSA LEGAL traz diversos recursos para a criança desenhar, colorir e criar, além de trabalhar com conceitos de leitura e escrita! Agora, cada um de seus alunos pode ter sua lousa digital!

Objetivos para o aluno

Conhecer as letras do alfabeto;

Diferenciar as letras do alfabeto;

Conhecer a ordem alfabética da escrita do alfabeto;

Conhecer as formas geométricas;

Aprimorar a capacidade de discriminação visual;

Estabelecer relações entre objetos com figura geométrica plana, observando suas características;

Reforçar o conteúdo de sala de aula;

Desenvolver a criatividade;

Desenvolver a capacidade de expressão pelo desenho;

Desenvolver habilidades de leitura e escrita;

Memorizar a escrita convencional das palavras trabalhadas e associá-las à escrita de outras palavras;

Desenvolver habilidades motoras;

Desenvolver raciocínio lógico;

Objetivos para o professor

Possibilitar ao aluno identificar e diferenciar as letras do alfabeto;

Compor um ambiente facilitador e prazeroso para trabalhar os conteúdos abordados no jogo: letras do alfabeto, sequência numérica de 1 a 9, cores e as figuras geométricas: quadrado, retângulo, círculo, triângulo, pentágono e hexágono;

Trabalhar as formas geométricas planas;

Estimular e estimular a criatividade;

Aplicar atividades que desenvolvam o raciocínio lógico das crianças;

Trabalhar coordenação motora com as habilidades do mouse;

Apreciar as artes visuais.

Possibilitar a integração com pessoas e ambientes.

Fixar conteúdo trabalhado em sala de aula;

Sugestão de abordagem para o professor

(Sugestão 1) Durante o trabalho com as figuras geométricas, incentive os alunos a procurarem ao redor por objetos que possuem as mesmas formas das figuras geométricas apresentadas na atividade.

(Sugestão 2) Fazer recorte em revistas montando formas geométricas;

(Sugestão 3) Desenhar formas utilizando objetos, como por exemplo: círculos utilizando copos, quadrado, utilizando caixas de leite e etc.

(Sugestão 4) Fazer colagem de grãos dentro das formas geométricas.

(Sugestão 5) Construir um painel de formas desenhos utilizando formas geométricas.

(Sugestão 5) Para trabalhar com o alfabeto, enriqueça sua proposta pedindo aos alunos que falem uma palavra que tenha como inicial a letra que apareceu na bolha. Os alunos também poderão escrever a letra em uma folha e, depois, como registro da atividade, escrever uma palavra com cada letra que anotou.

(Sugestão 6) Construir um jogo da memória utilizando desenhos de números, cores, palavras e formas geométricas;

(Sugestão 7) Escolher algumas vogais e colocá-las no quadro, em seguida solicite que os alunos escolham uma palavra que inicie com essa letra e escreva no caderno.

(Sugestão 8) Brincar de jogo da forca.

(Sugestão 9) Combine dois tipos diferentes de objetos, como cinco ursos contadores e um dominó que mostra cinco pontos.

(Sugestão 10) Trabalhe até mostrar a quantidade com mais de dois tipos de objetos (como pode ser visto na foto). Tenha muitos itens diferentes disponíveis para atividades, como dados , dominó , ímãs numéricos , ursos , fichas de contagem , cubos e cartas numéricas.

(Sugestão 11) Imprimir as vogais e pedir para que os alunos usem a imaginação para colori-las. Utilize giz de cera, canetinhas, tinta guache, lápis de colorir.

(Sugestão 12) Reunir as palavras de toda a turma e propor que as separem de acordo com critérios diversos: palavras com o mesmo número de letras, que iniciam com a mesma letra, que terminam com a mesma letra, etc;

Complementando o conteúdo

Pensando em libertar a criação infantil dos estereótipos, desenvolvendo a percepção das crianças e aprimorando a capacidade de desenhar, segue um pequeno Projeto:

Projeto – DESENHANDO O MUNDO!

Objetivos: aprimorar o desenho, libertar-se de conceitos, ter segurança ao desenhar e sentir satisfação e confiança com o resultado final;

Duração: 1 trimestre - 02 vezes por semana em módulos de 30’

Objetos a serem explorados: barco, árvore, gato, peixe, aquário, corpo de menino (trabalhar nessa ordem).

Etapas: Atenção! Escolher um objeto de cada vez para passar por todas as etapas. Somente depois de cumprir a 6ª etapa é que pode mudar o objeto a ser desenhado.

  1. Distribuir ½ folha para cada criança e pedir que desenhe o objeto;

Orientação didática: comparar, expor, comentar, deixar que todos comentem sobre seu desenho.

  1. Distribuir ½ folha e desenhar o mesmo objeto da etapa 1, mas mudando de posição. Ex.: se desenhou o objeto de lado, desenhar de frente...

Orientação didática: comparar com o primeiro desenho, expor ao lado, comentar, analisar as mudanças, o empenho e tempo gastos nos 2 desenhos, o resultado e o prazer.

  1. Distribuir ½ folha para recriar o desenho da etapa 2, mudando cor, forma e o tamanho.

Orientação didática: comparar com o primeiro e o segundo, expor ao lado, analisar as mudanças, o empenho e o tempo gastos nos três desenhos, o resultado e o prazer que gerou a atividade.

  1. Distribuir ½ folha e inventar um objeto de acordo com o pedido da professora, fazendo surgir um novo objeto que ainda não existe, que você inventou, que é seu, que você criou.

Sugestões para esta etapa: a casa de um ET, um barco que também mergulhe, uma flor que ninguém nunca viu, uma flor que fala, um gato voador, etc..

  1. Montar um painel na sala com vários modelos (do desenho que está sendo trabalhado) retirados de revistas, livros, desenhos de outras crianças, livros de arte, de jogos, de jornais, etc. (esta montagem só deve conter desenhos do objeto que está trabalhando desde a 1ª etapa).

  2. Distribuir ½ folha e pedir que desenhem o mesmo objeto usando: o lápis de cera deitado, giz molhado, lápis de cor, guache com o dedo, etc.. Não deixá-los desenhar como os primeiros desenhos. Interferir usando todos os recursos já utilizados anteriormente.

Outras sugestões:

· Desenhar o mesmo objeto visto de uma janela do último andar de um prédio bem alto.

· Desenhar o objeto como se estivesse com binóculo e bem de perto. (Levar binóculo para conhecerem e explorarem primeiro)

· Desenhar o objeto de lado, de frente, costas, andando, fantasiado, no espelho, dançando, fazendo ginástica, tentar dar movimento ao objeto com diversos recursos, etc. (adaptar de acordo com o objeto a ser trabalhado).

Para complementar o trabalho com as letras do alfabeto, o ESCOLA GAMES tem à disposição os jogos:

ALFABETO DE SABÃO

APRENDENDO O ALFABETO

HORA DE PINTAR O ALFABETO

LETRINHAS

PESCA LETRAS

BRINCANDO COM AS VOGAIS

URSINHO A, E, I, O, U

Para complementar o trabalho com as figuras geométricas, proponha o jogo:

FORMAS GEOMÉTRICAS

AVENTURA GEOMÉTRICA

FORMAS E DESENHOS

Mais propostas para trabalhar os números você encontrará no game:

EU SEI CONTAR

Para o trabalho com cores, utilize:

JOGO DAS CORES

E para trabalhar formas geométricas, palavras e número, proponha o game:

ESTOURA BALÃO

CORAL DIDÁTICO

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