Ficha para o professor
Reservamos um espaço para você soltar sua criatividade.
Com a Lousa Legal você pode desenhar, inserir figuras, brincar com as formas geométricas, aprender as sílabas e formar palavras com as letras do alfabeto.
JOGARNível de Ensino
Educação Infantil
Ensino Fundamental I
Componente curricular
Língua Portuguesa
Matemática
Artes
Tema
Língua escrita: usos e formas
Processos de Leitura
Alfabetização
Arte Visual: produção do aluno em Arte Visual
Série
1º Estágio - 2º Estágio - 1º Ano - 2º Ano
Idade
04 a 07 anos
Objetivos para o aluno
Objetivos para o professor
Sugestão de abordagem para o professor
(Sugestão 1) Durante o trabalho com as figuras geométricas, incentive os alunos a procurarem ao redor por objetos que possuem as mesmas formas das figuras geométricas apresentadas na atividade.
(Sugestão 2) Fazer recorte em revistas montando formas geométricas;
(Sugestão 3) Desenhar formas utilizando objetos, como por exemplo: círculos utilizando copos, quadrado, utilizando caixas de leite e etc.
(Sugestão 4) Fazer colagem de grãos dentro das formas geométricas.
(Sugestão 5) Construir um painel de formas desenhos utilizando formas geométricas.
(Sugestão 5) Para trabalhar com o alfabeto, enriqueça sua proposta pedindo aos alunos que falem uma palavra que tenha como inicial a letra que apareceu na bolha. Os alunos também poderão escrever a letra em uma folha e, depois, como registro da atividade, escrever uma palavra com cada letra que anotou.
(Sugestão 6) Construir um jogo da memória utilizando desenhos de números, cores, palavras e formas geométricas;
(Sugestão 7) Escolher algumas vogais e colocá-las no quadro, em seguida solicite que os alunos escolham uma palavra que inicie com essa letra e escreva no caderno.
(Sugestão 8) Brincar de jogo da forca.
(Sugestão 9) Combine dois tipos diferentes de objetos, como cinco ursos contadores e um dominó que mostra cinco pontos.
(Sugestão 10) Trabalhe até mostrar a quantidade com mais de dois tipos de objetos (como pode ser visto na foto). Tenha muitos itens diferentes disponíveis para atividades, como dados , dominó , ímãs numéricos , ursos , fichas de contagem , cubos e cartas numéricas.
(Sugestão 11) Imprimir as vogais e pedir para que os alunos usem a imaginação para colori-las. Utilize giz de cera, canetinhas, tinta guache, lápis de colorir.
(Sugestão 12) Reunir as palavras de toda a turma e propor que as separem de acordo com critérios diversos: palavras com o mesmo número de letras, que iniciam com a mesma letra, que terminam com a mesma letra, etc;
Complementando o conteúdo
Pensando em libertar a criação infantil dos estereótipos, desenvolvendo a percepção das crianças e aprimorando a capacidade de desenhar, segue um pequeno Projeto:
Projeto – DESENHANDO O MUNDO!
Objetivos: aprimorar o desenho, libertar-se de conceitos, ter segurança ao desenhar e sentir satisfação e confiança com o resultado final;
Duração: 1 trimestre - 02 vezes por semana em módulos de 30’
Objetos a serem explorados: barco, árvore, gato, peixe, aquário, corpo de menino (trabalhar nessa ordem).
Etapas: Atenção! Escolher um objeto de cada vez para passar por todas as etapas. Somente depois de cumprir a 6ª etapa é que pode mudar o objeto a ser desenhado.
1. Distribuir ½ folha para cada criança e pedir que desenhe o objeto;
Orientação didática: comparar, expor, comentar, deixar que todos comentem sobre seu desenho.
2. Distribuir ½ folha e desenhar o mesmo objeto da etapa 1, mas mudando de posição. Ex.: se desenhou o objeto de lado, desenhar de frente...
Orientação didática: comparar com o primeiro desenho, expor ao lado, comentar, analisar as mudanças, o empenho e tempo gastos nos 2 desenhos, o resultado e o prazer.
3. Distribuir ½ folha para recriar o desenho da etapa 2, mudando cor, forma e o tamanho.
Orientação didática: comparar com o primeiro e o segundo, expor ao lado, analisar as mudanças, o empenho e o tempo gastos nos três desenhos, o resultado e o prazer que gerou a atividade.
4. Distribuir ½ folha e inventar um objeto de acordo com o pedido da professora, fazendo surgir um novo objeto que ainda não existe, que você inventou, que é seu, que você criou.
Sugestões para esta etapa: a casa de um ET, um barco que também mergulhe, uma flor que ninguém nunca viu, uma flor que fala, um gato voador, etc..
5. Montar um painel na sala com vários modelos (do desenho que está sendo trabalhado) retirados de revistas, livros, desenhos de outras crianças, livros de arte, de jogos, de jornais, etc. (esta montagem só deve conter desenhos do objeto que está trabalhando desde a 1ª etapa).
6. Distribuir ½ folha e pedir que desenhem o mesmo objeto usando: o lápis de cera deitado, giz molhado, lápis de cor, guache com o dedo, etc.. Não deixá-los desenhar como os primeiros desenhos. Interferir usando todos os recursos já utilizados anteriormente.
Outras sugestões:
· Desenhar o mesmo objeto visto de uma janela do último andar de um prédio bem alto.
· Desenhar o objeto como se estivesse com binóculo e bem de perto. (Levar binóculo para conhecerem e explorarem primeiro)
· Desenhar o objeto de lado, de frente, costas, andando, fantasiado, no espelho, dançando, fazendo ginástica, tentar dar movimento ao objeto com diversos recursos, etc. (adaptar de acordo com o objeto a ser trabalhado).
Para complementar o trabalho com as letras do alfabeto, o ESCOLA GAMES tem à disposição os jogos:
Para complementar o trabalho com as figuras geométricas, proponha o jogo:
Mais propostas para trabalhar os números você encontrará no game:
Para o trabalho com cores, utilize:
E para trabalhar formas geométricas, palavras e número, proponha o game:
Objetivo de aprendizagem e desenvolvimento segundo a BNCC
MATEMÁTICA
(EF01MA01) Utilizar números naturais como indicador de quantidade ou de ordem em diferentes situações cotidianas e reconhecer situações em que os números não indicam contagem nem ordem, mas sim código de identificação.
(EF01MA02) Contar de maneira exata ou aproximada, utilizando diferentes estratégias como o pareamento e outros agrupamentos.
(EF01MA09) Organizar e ordenar objetos familiares ou representações por figuras, por meio de atributos, tais como cor, forma e medida.
(EF01MA10) Descrever, após o reconhecimento e a explicitação de um padrão (ou regularidade), os elementos ausentes em sequências recursivas de números naturais, objetos ou figuras.
(EF01MA13) Relacionar figuras geométricas espaciais (cones, cilindros, esferas e blocos retangulares) a objetos familiares do mundo físico.
(EF01MA14) Identificar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo) em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em contornos de faces de sólidos geométricos.
ARTES
(EF15AR02) Explorar e reconhecer elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, cor, espaço, movimento etc.)
(EF15AR24) Caracterizar e experimentar brinquedos, brincadeiras, jogos, danças, canções e histórias de diferentes matrizes estéticas e culturais.
LÍNGUA PORTUGUESA
(EF01LP04) Distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos. Construção do sistema alfabético
(EF01LP05) Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.
(EF01LP07) Identificar fonemas e sua representação por letras.
(EF01LP10) Nomear as letras do alfabeto e recitá-lo na ordem das letras.
Como acessar o jogo educativo
Jogue na internet, acessando: https://www.escolagames.com.br/jogos/lousaLegal/
Jogue a versão em inglês do jogo, acessando http://www.bestschoolgames.com/educational-games/cool-board/.