Back to Top icon+icon-facebookicon-fichaicon-fullscreenicon-kukagameslogo-safer icon-mobileicon-nucleoicon-printicon-seta-nexticon-seta-previcon-vire

Ficha para o professor

Letrinhas

Letrinhas

Você conhece já conhece o alfabeto?

Quantas palavras consegue formar? Vamos contar?

Nível de Ensino

Ensino Fundamental I

Educação Infantil

Componente curricular

Língua Portuguesa

Tema

Alfabetização

Série

2º Estágio - 1º Ano - 2º Ano - 3º Ano

Idade

06 a 09 anos

Objetivos para o aluno

  • Perceber a utilização do alfabeto na construção das palavras;
  • Comparar letras;
  • Compreender o processo de estrutura das palavras;
  • Diferenciar vogal de consoante;
  • Desenvolver a capacidade de juntar letras para formar sílabas e palavras;
  • Identificar as letras do alfabeto;
  • Desenvolver e aprimorar a leitura e escrita;
  • Memorizar a escrita convencional das palavras;
  • Desenvolver atenção e concentração;
  • Desenvolver a coordenação motora;
  • Reconhecer as diferenças escritas e sonoras das palavras;
  • Fixar conhecimento adquirido em sala de aula;

Objetivos para o professor

  • Proporcionar, de maneira lúdica e criativa, o avanço no processo de leitura e escrita das crianças;
  • Promover o processo de compreensão da estrutura das palavras;
  • Ampliar o repertório de letras e palavras da turma;
  • Ensinar o processo de formação das palavras por meio das junções silábicas;
  • Favorecer a compreensão do processo de construção das palavras por meio das letras;

Sugestão de abordagem para o professor

(Sugestão 1) Divida a turma em duplas, e solicite que cada uma clique numa letra para ambas ir formando a palavra;

(Sugestão 2) Como registro, proponha aos alunos que copiem as palavras que conseguiram formar;

(Sugestão 3) Promover atividade de caça-palavras;

(Sugestão 3) Desembaralhar as letras para formar a palavra correta. Em uma folha ou no quadro escreva diversas palavras embaralhadas, podem ser embaralhadas, mas separadas por sílabas no caso das séries iniciais.

(Sugestão 4) Jogo da forca.

(Sugestão 5) Escrever palavras com as letras propostas pelo professor.

(Sugestão 6) Escolher algumas letras e colocá-las no quadro, em seguida solicite que os alunos escolham uma palavra que inicie com essa letra e escreva no caderno.

(Sugestão 7) Ditado de palavras

(Sugestão 8) Escolher algumas vogais e colocá-las no quadro, em seguida solicite que os alunos escolham uma palavra que inicie com essa letra e escreva no caderno.

(Sugestão 9) Pescaria de vogais. Promova a brincadeira de pescaria misturando vogais e consoantes. Os alunos que conseguirem pescar o maior número de vogais ganha a brincadeira

(Sugestão 10) Proposta para o 2º ano: encontre uma palavra dentro de outra palavra. Escreva palavras no quadro como por exemplo, ABACATE (ABA e CATE), ESCOLA (COLA) e etc. Peça para os alunos circulares as palavras encontradas dentro de outra palavra.

(Sugestão11) No quadro ou em folha impressa escreva diversas sílabas e peça para que os alunos formem palavras a partir delas.

(Sugestão 12) Trabalhar com poemas e rimas.

(Sugestão 13) Promover as atividades de montar e desmontar palavras com o alfabeto móvel, com letras feitas de papel, de plástico ou de madeira, permitem ao aprendiz vivenciar, de modo bastante rico, uma série de decisões sobre como escrever.

Complementando o conteúdo

O aprendizado da formação de palavras por meio das junções de letras e sílabas é um dos conteúdos curriculares da disciplina de língua portuguesa, trabalhado principalmente nos anos iniciais do ensino fundamental. Para promover esse aprendizado entende-se que há necessidade de relacioná-lo com o interesse do aluno, uma vez que o conhecimento precisa se tornar uma aprendizagem significativa. O uso de jogos e atividades diferenciadas pode contribuir com a formação dos estudantes, pois relaciona a curiosidade, o divertimento com metodologias educacionais eficazes. Atualmente o professor pode proporcionar atividades lúdicas que incentivem o pensar sobre a escrita, fazendo disso um objeto curioso a ser explorado. O uso de jogos e atividades lúdicas evidencia e abre a possibilidade para direitos de aprendizagem essenciais para as crianças, entre eles; a participação e interação em sala de aula tanto em trabalhos individuais como trabalhos em grupo; a aprimoração do questionamento e argumentação dos alunos; o respeito aos colegas e turnos de fala do professor; o domínio da palavra e escrita e a coordenação de habilidades motoras.

Confira outros jogos ESCOLA GAMES com objetivos semelhantes.

- Robô pega letras

- Ursinho A, E, I, O, U

- Ditado

- Fábrica de palavras

- Sopa de letrinhas

- Pesca Letras

- Alfabeto de Sabão

- Aprendendo o alfabeto

Como acessar o jogo educativo

Jogue na internet, acessando: https://www.escolagames.com.br/jogos/letrinhas/