Letrinhas

Chegou a hora de testar seus conhecimentos: você conhece o alfabeto?

Venha se divertir e criar palavras com o nosso jogo Letrinhas. Clique na letra que preferir e vá montando as sílabas e palavras. Para testar algo novo, basta clicar na seta que você verá todas as letras que compõem o alfabeto.

Você pode testar, recomeçar, apagar e montar quantas palavras quiser!

BNCC - Educação Infantil
Campo de experiênciasFaixa etáriaObjetivos de aprendizagem e desenvolvimento
Escuta, fala, pensamento e imaginação
Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses)
(EI03EF09)

Levantar hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos, por meio de escrita espontânea.

Língua Portuguesa
Escrita (compartilhada e autônoma)

Correspondência fonema-grafema

(EF01LP02)

Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas.

Análise linguística/semiótica (Alfabetização)

Construção do sistema alfabético e da ortografia

(EF01LP08)

Relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita.

Análise linguística/semiótica (Alfabetização)

Conhecimento do alfabeto do português do Brasil

(EF02LP06)

Perceber o princípio acrofônico que opera nos nomes das letras do alfabeto.

A utilização de jogos na educação muito tem favorecido para o desenvolvimento da alfabetização de crianças. Essas tecnologias já não são utilizadas apenas como divertimento, mas como parte do processo pedagógico. Nesse contexto, a proposta que se apresenta neste jogo, tem como finalidade auxiliar no aprendizado das junções das letras, e a inserção da criança no mundo das palavras, bem como, promover ao aluno, o entendimento de que cada palavra é formada por letras.

Perceber a utilização do alfabeto na construção das palavras;

Comparar letras;

Compreender o processo de estrutura das palavras;

Diferenciar vogal de consoante;

Desenvolver a capacidade de juntar letras para formar sílabas e palavras;

Identificar as letras do alfabeto;

Desenvolver e aprimorar a leitura e escrita;

Memorizar a escrita convencional das palavras;

Desenvolver atenção e concentração;

Desenvolver a coordenação motora;

Reconhecer as diferenças escritas e sonoras das palavras;

Fixar conhecimento adquirido em sala de aula;

Proporcionar, de maneira lúdica e criativa, o avanço no processo de leitura e escrita das crianças;

Promover o processo de compreensão da estrutura das palavras;

Ampliar o repertório de letras e palavras da turma;

Ensinar o processo de formação das palavras por meio das junções silábicas;

Favorecer a compreensão do processo de construção das palavras por meio das letras;

(Sugestão 1) Divida a turma em duplas, e solicite que cada uma clique numa letra para ambas ir formando a palavra;

(Sugestão 2) Como registro, proponha aos alunos que copiem as palavras que conseguiram formar;

(Sugestão 3) Promover atividade de caça-palavras;

(Sugestão 3) Desembaralhar as letras para formar a palavra correta. Em uma folha ou no quadro escreva diversas palavras embaralhadas, podem ser embaralhadas, mas separadas por sílabas no caso das séries iniciais.

(Sugestão 4) Jogo da forca.

(Sugestão 5) Escrever palavras com as letras propostas pelo professor.

(Sugestão 6) Escolher algumas letras e colocá-las no quadro, em seguida solicite que os alunos escolham uma palavra que inicie com essa letra e escreva no caderno.

(Sugestão 7) Ditado de palavras

(Sugestão 8) Escolher algumas vogais e colocá-las no quadro, em seguida solicite que os alunos escolham uma palavra que inicie com essa letra e escreva no caderno.

(Sugestão 9) Pescaria de vogais. Promova a brincadeira de pescaria misturando vogais e consoantes. Os alunos que conseguirem pescar o maior número de vogais ganha a brincadeira

(Sugestão 10) Proposta para o 2º ano: encontre uma palavra dentro de outra palavra. Escreva palavras no quadro como por exemplo, ABACATE (ABA e CATE), ESCOLA (COLA) e etc. Peça para os alunos circulares as palavras encontradas dentro de outra palavra.

(Sugestão11) No quadro ou em folha impressa escreva diversas sílabas e peça para que os alunos formem palavras a partir delas.

(Sugestão 12) Trabalhar com poemas e rimas.

(Sugestão 13) Promover as atividades de montar e desmontar palavras com o alfabeto móvel, com letras feitas de papel, de plástico ou de madeira, permitem ao aprendiz vivenciar, de modo bastante rico, uma série de decisões sobre como escrever.

O aprendizado da formação de palavras por meio das junções de letras e sílabas é um dos conteúdos curriculares da disciplina de língua portuguesa, trabalhado principalmente nos anos iniciais do ensino fundamental. Para promover esse aprendizado entende-se que há necessidade de relacioná-lo com o interesse do aluno, uma vez que o conhecimento precisa se tornar uma aprendizagem significativa. O uso de jogos e atividades diferenciadas pode contribuir com a formação dos estudantes, pois relaciona a curiosidade, o divertimento com metodologias educacionais eficazes. Atualmente o professor pode proporcionar atividades lúdicas que incentivem o pensar sobre a escrita, fazendo disso um objeto curioso a ser explorado. O uso de jogos e atividades lúdicas evidencia e abre a possibilidade para direitos de aprendizagem essenciais para as crianças, entre eles; a participação e interação em sala de aula tanto em trabalhos individuais como trabalhos em grupo; a aprimoração do questionamento e argumentação dos alunos; o respeito aos colegas e turnos de fala do professor; o domínio da palavra e escrita e a coordenação de habilidades motoras.

Confira outros jogos ESCOLA GAMES com objetivos semelhantes.

• Robô pega letras

• Ursinho A, E, I, O, U