Ficha para o professor
Olá amiguinho! Você é bom em notar detalhes?
Neste game você terá 16 imagens super divertidas para brincar e achar 7 erros em cada uma delas.
Vamos lá?!
JOGARNível de Ensino
Educação Infantil
Componente curricular
Matemática
Tema
Jogo dos 7 erros
Série
2º Estágio - 1º Ano - 2º Ano - 3º Ano
Idade
05 a 08 anos
Objetivos para o aluno
Objetivos para o professor
Sugestão de abordagem para o professor
(Sugestão 1) Trabalhar com a discriminação de figuras, como por exemplo, imprima em uma folha vários animais embaralhados, coloque alguns animais virados para a direita e alguns para a esquerda. Informe qual o gabarito correto, se é animais viradas para a direita ou esquerda. Em seguida, peça para que os alunos pintem os animais que estão incorretos.
(Sugestão 2) Levar cubo mágico para a sala de aula, contar a história de como surgiu e pedir para que os alunos tentem montar. Mostre a eles o porquê é tão complicado montar.
(Sugestão 3) Jogos de dominó. Pode ser utilizado o brinquedo tradicional ou pode substituir os pontos do dominó por outros desenhos e formas (triângulo, círculo, quadrado).
(Sugestão 4) Utilizar Jogos estilo Jenga (blocos empilhados de madeira).
(Sugestão 5) Elaborar sequência lógica de cores, letras, números e formas geométricas.
(Sugestão 6) Brincar com mímicas e jogos de adivinha.
(Sugestão 7) Solicitar que os alunos façam seu próprio jogo dos sete erros, em seguida, peça para que troquem com os colegas.
(Sugestão 8) Utilizar jogos de quebra-cabeça, online e físico.
Complementando o conteúdo
O jogo dos 7 erros é muito antigo e embora tenha uma metodologia simples envolvendo essas atividades, muitas habilidades podem ser desenvolvidas com ele, como por exemplo:
1) Para identificar os objetos que você vê: você faz uso de seu lóbulo occipital (em vermelho).
2) Para analisar as relações espaciais entre os objetos que você vê: isso envolve seu occipital e lobo parietal (em verde).
3) Para lembrar que você vê numa imagem e compará-lo com o que você vê na outra, você tem que usar sua memória de curto prazo: envolvendo seu frontal (em azul) e lobo parietal.
4) Para anotar os locais onde você vê a diferença: envolve principalmente o lobo frontal localizado na parte da frente do cérebro (testa), onde o planejamento de ações e movimento, bem como o pensamento abstrato. Nele estão incluídos o córtex motor e o córtex pré-frontal.
5) Desenvolvimento da capacidade de percepção e discriminação de objetos;
6) Desenvolvimento raciocínio lógico;
7) Aumento da concentração
Fonte:https://neuropsicopedagogianasaladeaula.blogspot.com/2013/10/jogo-dos-7-erros-aprendizagens.html
Acesso em: 05 de Julho de 2021
Objetivo de aprendizagem e desenvolvimento segundo a BNCC
EDUCAÇÃO INFANTIL
(EI03ET01) Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades.
(EI03ET05) Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças.
ENSINO FUNDAMENTAL 1
(EF01MA04) Contar a quantidade de objetos de coleções até 100 unidades e apresentar o resultado por registros verbais e simbólicos, em situações de seu interesse, como jogos, brincadeiras, materiais da sala de aula, entre outros
(EF01MA09) Organizar e ordenar objetos familiares ou representações por figuras, por meio de atributos, tais como cor, forma e medida.
(EF01MA10) Descrever, após o reconhecimento e a explicitação de um padrão (ou regularidade), os elementos ausentes em sequências recursivas de números naturais, objetos ou figuras.
(EF01MA11) Descrever a localização de pessoas e de objetos no espaço em relação à sua própria posição, utilizando termos como à direita, à esquerda, em frente, atrás.
(EF01CI01) Comparar características de diferentes materiais presentes em objetos de uso cotidiano, discutindo sua origem, os modos como são descartados e como podem ser usados de forma mais consciente.
Como acessar o jogo educativo
Jogue na internet, acessando: https://www.escolagames.com.br/jogos/jogoDos7Erros/