Jogo dos 7 erros

Olá amiguinho! Você é bom em notar detalhes?

Neste game você terá 16 imagens super divertidas para brincar e achar 7 erros em cada uma delas.

Vamos lá?!

Artes integradas

Arte e tecnologia

(EF15AR26)

Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, animações, jogos eletrônicos, gravações em áudio e vídeo, fotografia, softwares etc.) nos processos de criação artística.

O ensino de Matemática envolve muito mais que atividades de resolução de problemas e operações. É preciso incluir metodologias que trabalhem com a concentração, raciocínio lógico e coordenação motora. Uma dessas atividade é o jogo dos 7 erros que trabalham habilidades essenciais para o desenvolvimento cognitivo das crianças além disso o desafio promovido pelo jogo é algo importante e estimulante durante o processo de ensino e aprendizagem. Reconhecer ser limites, se esforçar para alcançar novas metas irá fazer parte de toda a vida desse aluno.

Identificar semelhanças e diferenças por meio da análise visual (tamanho, forma, cor) entre os animais;

Fazer associações;

Desenvolver a atenção e o pensamento lógico;

Estimular a percepção;

Desenvolver a coordenação motora;

Favorecer o desenvolvimento da atuação da memória;

Desenvolver diferentes habilidades do pensamento como: observar, comparar, analisar e sintetizar;

Exercitar a memória e a concentração no processo de identificação e comparação entre as imagens;

Proporcionar um ambiente de livre imaginação e criatividade;

Oferecer, de maneira lúdica e dinâmica, recursos que instiguem as crianças à percepção de similaridade e de diferença;

Encontrar as diferenças entre as duas imagens quase idênticas;

Desenvolver a capacidade de raciocínio do aluno;

Possibilitar a integração entre diferentes áreas de conhecimento;

Possibilitar o desenvolvimento de diferentes estratégias de abordagem da realidade seja por meio de comparação;

(Sugestão 1) Trabalhar com a discriminação de figuras, como por exemplo, imprima em uma folha vários animais embaralhados, coloque alguns animais virados para a direita e alguns para a esquerda. Informe qual o gabarito correto, se é animais viradas para a direita ou esquerda. Em seguida, peça para que os alunos pintem os animais que estão incorretos.

(Sugestão 2) Levar cubo mágico para a sala de aula, contar a história de como surgiu e pedir para que os alunos tentem montar. Mostre a eles o porquê é tão complicado montar.

(Sugestão 3) Jogos de dominó. Pode ser utilizado o brinquedo tradicional ou pode substituir os pontos do dominó por outros desenhos e formas (triângulo, círculo, quadrado).

(Sugestão 4) Utilizar Jogos estilo Jenga (blocos empilhados de madeira).

(Sugestão 5) Elaborar sequência lógica de cores, letras, números e formas geométricas.

(Sugestão 6) Brincar com mímicas e jogos de adivinha.

(Sugestão 7) Solicitar que os alunos façam seu próprio jogo dos sete erros, em seguida, peça para que troquem com os colegas.

(Sugestão 8) Utilizar jogos de quebra-cabeça, online e físico.

O jogo dos 7 erros é muito antigo e embora tenha uma metodologia simples envolvendo essas atividades, muitas habilidades podem ser desenvolvidas com ele, como por exemplo:

1. Para identificar os objetos que você vê: você faz uso de seu lóbulo occipital (em vermelho).

2. Para analisar as relações espaciais entre os objetos que você vê: isso envolve seu occipital e lobo parietal (em verde).

3. Para lembrar que você vê numa imagem e compará-lo com o que você vê na outra, você tem que usar sua memória de curto prazo: envolvendo seu frontal (em azul) e lobo parietal.

4. Para anotar os locais onde você vê a diferença: envolve principalmente o lobo frontal localizado na parte da frente do cérebro (testa), onde o planejamento de ações e movimento, bem como o pensamento abstrato. Nele estão incluídos o córtex motor e o córtex pré-frontal.

5. Desenvolvimento da capacidade de percepção e discriminação de objetos;

6. Desenvolvimento raciocínio lógico;

7. Aumento da concentração

Fonte:https://neuropsicopedagogianasaladeaula.blogspot.com/2013/10/jogo-dos-7-erros-aprendizagens.html

Acesso em: 05 de Julho de 2021