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Ficha para o professor

Hora de pintar alfabeto

Hora de pintar alfabeto

Alfabeto de monstros? É isso mesmo! Cada um dos monstros assumiu a forma de uma letra do alfabeto.

Vamos deixar esses monstrinhos bem coloridos?

Hora de pintar é uma atividade para você soltar sua criatividade e mostrar que é bom de arte.

JOGAR

Nível de Ensino

Educação Infantil

Ensino Fundamental I

Componente curricular

Língua Portuguesa

Artes

Tema

Alfabeto

Série

1º Estágio - 2º Estágio - 1º Ano

Idade

04 a 07 anos

Objetivos para o aluno

  • Identificar, memorizar e diferenciar as letras do alfabeto;
  • Conhecer a sequência do alfabeto;
  • Desenvolver atenção e concentração;
  • Desenvolver a coordenação motora;
  • Desenvolver a criatividade;
  • Perceber a utilização do alfabeto na construção das palavras;

Objetivos para o professor

  • Despertar nos alunos o interesse em aprender artes;
  • Despertar nos alunos o interesse em aprender português;
  • Possibilitar ao aluno identificar o alfabeto como um conjunto estável de símbolos que representa, graficamente, a nossa fala;
  • Fixar conteúdo trabalhado em sala de aula;
  • Oferecer proposta lúdica e prazerosa que possibilite ao aluno associar as letras à sua grafia;
  • Oferecer o jogo como recurso didático para fixar o conteúdo trabalhado em sala de aula;
  • Ampliar conhecimentos dos alunos;
  • Trabalhar com os alunos as habilidades motoras e habilidades de expressão artística;

Sugestão de abordagem para o professor

(Sugestão 1) Fazer as letras do Alfabeto utilizando E.V.A, em seguida cole em local visível para os alunos, como por exemplo, em cima da lousa;

(Sugestão 2) Cantar a música da “Abecedário da Xuxa”, O Alfabeto”, de Aline Barros, “Alfabeto”, de Eliana;

(Sugestão 3) Entregar para os alunos uma folha com as letras do alfabeto e pedir para que eles pintem ou circulem as letras que estão presentes no seu primeiro nome.

(Sugestão 4) Realizar o ditado de palavras simples;

(Sugestão 5) Escrever uma palavra com cada uma das letras do alfabeto;

(Sugestão 6) Brincar de forca;

(Sugestão 7) Reunir as palavras de toda a turma e propor que as separem de acordo com critérios diversos: palavras com o mesmo número de letras, que iniciam com a mesma letra, que terminam com a mesma letra, etc;

(Sugestão 8) Construir um jogo da memória com animais ou objetos que possui a mesma inicial;

(Sugestão 9) Fazer recorte em revistas montando palavras;

Complementando o conteúdo

Os níveis da escrita - Contribuição de Emília Ferreiro

Nível pré-silábico: A criança não estabelece relação entre fala e escrita. Não faz correspondência entre a grafia e os sons. Usa diferentes formas de representação (garatujas, desenhos, números) para escrever. Há uma grande variação de caracteres.

Nível silábico: A criança relaciona grafia e sons, de maneira que representa cada sílaba (som) por meio de uma letra. No nível silábico primitivo, ela representa a sílaba com qualquer letra, é aleatório. Quando alcança o nível silábico evoluído, ela passa a representar a sílaba com a vogal ou a consoante que aparece na sílaba. Isso ocorre porque a criança passa a representar partes sonoras estáveis das sílabas.

Nível silábico-alfabético: A criança evolui para uma representação mais completa dos sons das palavras. É comum neste nível que na representação gráfica faltem algumas letras, o que leva alguns profissionais a confundirem nível de evolução da escrita com dificuldade de aprendizagem. São coisas distintas: a primeira é uma fase normal do desenvolvimento da escrita, a segunda pode estar relacionada a algum distúrbio como a dislexia, e tem causa neural e genética.

Nível alfabético: A criança faz a correspondência da grafia com fonemas (unidades sonoras da língua) que favorece a diferenciação das palavras pelos sons (fonemas) e sinais gráficos da língua (grafemas). Portanto, ela é capaz de fazer a correspondência entre elementos sonoros e a grafia. Nesta fase a criança ainda não é ortográfica, ou seja, ela ainda não escreve conforme os padrões da norma culta, seguindo as regras ortográficas. A ortografia é adquirida com a prática da leitura e escrita.

Objetivo de aprendizagem e desenvolvimento segundo a BNCC

EDUCAÇÃO INFANTIL

(EI03EO04) Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos.

(EI03CG01) Criar com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções, tanto nas situações do cotidiano quanto em brincadeiras, dança, teatro, música.

(EI03CG03) Criar movimentos, gestos, olhares e mímicas em brincadeiras, jogos e atividades artísticas como dança, teatro e música.

(EI03CG02) Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.

(EI03CG05) Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.

(EI03TS02) Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.

(EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.

ENSINO FUNDAMENTAL 1

(EF01LP04) Distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos. Construção do sistema alfabético

(EF01LP05) Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.

(EF01LP07) Identificar fonemas e sua representação por letras.

(EF01LP10) Nomear as letras do alfabeto e recitá-lo na ordem das letras.

Como acessar o jogo educativo

Jogue na internet, acessando: https://www.escolagames.com.br/jogos/horaDePintarAlfabeto/