Frutas

Abacaxi, melão, morango, mamão. Qual é a sua fruta favorita?

Hoje vamos conhecer um pouco mais sobre as frutas.

Deslize as faixas para montar as frutas e conhecer os benefícios que elas podem trazer para sua saúde.

Álgebra

Padrões figurais e numéricos: investigação de regularidades ou padrões em sequências

Organizar e ordenar objetos familiares ou representações por figuras, por meio de atributos, tais como cor, forma e medida.

Ciências
Vida e evolução

Seres vivos no ambiente

Plantas

(EF02CI04)

Descrever características de plantas e animais (tamanho, forma, cor, fase da vida, local onde se desenvolvem etc.) que fazem parte de seu cotidiano e relacioná-las ao ambiente em que eles vivem.

Este jogo é um grande aliado ao estudo dos alimentos, especificamente sobre as frutas. Com dois níveis de dificuldade, inicie sempre pelo nível mais fácil, onde o fundo das imagens possui cores diferentes para cada fruta. Dessa forma, as crianças conseguirão formar mais facilmente cada uma delas. Ao perceber que as crianças já dominam esta etapa do jogo, lance o desafio do quebra-cabeça no nível difícil. Ao montar a imagem, peça à criança que clique no canto inferior da tela, do lado direito – onde está o ícone +. Surgirá na tela um pequeno texto com as informações nutricionais da fruta que a criança acabou de montar. Peça que o aluno leia e faça pequenas anotações.

O game oferece um trabalho interdisciplinar, podendo ser trabalhado nas aulas de Língua Portuguesa, abordando a leitura e a escrita dos pequenos textos que trazem as informações nutricionais das frutas.

Também poderá ser enriquecido com propostas de pesquisas sobre outras informações das frutas que aparecem no jogo, como também de outras frutas escolhidas pelos alunos.

Entender a importância da alimentação saudável;

Conhecer as frutas e sua importâncias;

Desenvolver habilidades motoras;

Desenvolver o raciocínio lógico;

Analisar figuras e ampliar as noções de composição e decomposição a partir da fragmentação de uma imagem;

Desenvolver a discriminação e a percepção visual;

Trabalhar o raciocínio lógico, a observação, análise crítica e reflexiva;

Evidenciar a discriminação e a percepção visual, através da análise das peças e suas posições no quebra-cabeça;

Possibilitar o desenvolvimento das diversas habilidades do pensamento, como a observação, a comparação, análise e a capacidade de sintetizar;

Apresentar aos alunos a importância das frutas;

Estimular na criança bons hábitos alimentares;

Oportunizar momentos de reflexão sobre a importância da alimentação para a própria criança e para o meio ambiente;

Oferecer o jogo como recurso didático para fixar o conteúdo trabalhado em sala de aula;

Ampliar conhecimentos dos alunos;

Trabalhar com os alunos as habilidades motoras;

(Sugestão 1) Durante a atividade, entregue às crianças uma folha com uma tabela e os nomes das frutas que aparecem no jogo.

(Sugestão 2) Para as crianças do 3º ano, uma proposta mais elaborada poderá enriquecer ainda mais este trabalho: fazer as anotações e ilustrações das frutas que aparecem no jogo e depois, pesquisar outra informação sobre cada uma das frutas. Para isso é importante ter um material rico sobre o assunto, ou pesquisar em sites que trazem informações específicas sobre as frutas.

(Sugestão 3) Leve para sala de aula frutas variadas para turma experimentar a textura, cor e cheiro. Você pode vendar os alunos e pedir para que eles descubram a fruta pelo cheiro, textura ou sabor. É uma atividade que você pode aliar com os conteúdos de alimentação saudável e os 5 sentidos.

(Sugestão 4) Solicitar que cada aluno leve um litro de suco de fruta natural. Promova uma tarde divertida com alimentos saudáveis.

(Sugestão 5) Fazer pesquisa na internet sobre as frutas típicas de cada país.

(Sugestão 6) Realizar pesquisa na internet sobre a importância das frutas, em seguida, monte cartazes e exponha no mural da escola.

(Sugestão 7) Pedir para que cada aluno leve sua fruta favorita para a escola, promova um piquenique.

(Sugestão 8) Fazer um saladão de frutas com gelatina de diversos sabores. Nesta atividade os alunos podem colaborar auxiliando no preparo, mas muito cuidado com a presença de facas e fogo.

(Sugestão 9) Solicitar que os alunos façam uma pesquisa com a família sobre as frutas mais consumidas em casa.

(Sugestão 10) Apresentar imagens de frutas “estranhas” ou diferente para os alunos.

(Sugestão 11) Fazer picolés de frutas com os alunos.

Origem das frutas:

Maracujá – América Tropical

Manga – Ásia

Laranja – Sul da China

Banana – Sudeste Asiático

Mamão – América Tropical

Maça – Europa e Ásia

Limão - Índia

Sugerimos a revista a seguir para o desenvolvimento das atividades. A revista foi desenvolvida especialmente para o público infantil sendo muito ilustrada e com linguagem adequada para as crianças.

Temas que podem ser trabalhados com a revista indicada:

• Importância de cada nutriente na alimentação (proteínas, lipídeos, carboidratos, fibras...)

• Importância da água

• Quantidade de água no corpo

• Quantidade de água nos alimentos

• Importância e tipos de vitaminas