Back to Top icon+icon-facebookicon-fichaicon-fullscreenicon-kukagameslogo-safer icon-mobileicon-nucleoicon-printicon-seta-nexticon-seta-previcon-vire

Ficha para o professor

Forma palavras

Forma palavras

Seja bem-vindo à nossa fábrica de palavras!

Organize as lâmpadas, até formar a palavra indicada pelo desenho.

Nível de Ensino

Ensino Fundamental I

Componente curricular

Língua Portuguesa

Tema

Língua escrita: usos e formas

Alfabetização

Série

1º Ano - 2º Ano - 3º Ano

Idade

06 a 09 anos

Objetivos para o aluno

  • Perceber a utilização do alfabeto na construção das palavras;
  • Formar palavras a partir das letras propostas na “Fábrica de palavras”;
  • Comparar palavras;
  • Compreender o processo de estrutura das palavras;
  • Desenvolver a capacidade de juntar sílabas para formar palavras;
  • Associar a palavra à imagem;
  • Identificar e diferenciar as letras do alfabeto;
  • Desenvolver e aprimorar a leitura e escrita;
  • Memorizar a escrita convencional das palavras;
  • Desenvolver atenção e concentração;
  • Desenvolver a coordenação motora;
  • Reconhecer as diferenças escritas e sonoras das palavras;
  • Fixar conhecimento adquirido em sala de aula;

Objetivos para o professor

  • Proporcionar, de maneira lúdica e criativa, o avanço no processo de leitura e escrita das crianças;
  • Promover o processo de compreensão da estrutura das palavras;
  • Ampliar o repertório de letras e palavras da turma;
  • Ensinar o processo de formação das palavras por meio das junções silábicas;
  • Favorecer a compreensão do processo de construção das palavras por meio das letras;

Sugestão de abordagem para o professor

(Sugestão 1) Divida a turma em duplas, de acordo com os objetivos para esta aula. É importante colocar em evidência as hipóteses de escrita de cada criança, de forma que a troca de saberes entre elas faça avançar na aprendizagem.

As crianças deverão ser estimuladas a lerem a palavra depois que estiver pronta, para averiguar possíveis letras colocadas no lugar errado.

Como registro, proponha aos alunos que copiem as palavras que apareceram nas rodadas e depois, na sala de aula, elas deverão LER cada palavra e ilustrar. Essa proposta é importante para favorecer ainda mais o desenvolvimento do processo de leitura e escrita das crianças.

(Sugestão 2) Atividade de caça-palavras

(Sugestão 3) Desembaralhar as letras para formar a palavra correta. Em uma folha ou no quadro escreva diversas palavras embaralhadas, podem ser embaralhadas, mas separadas por sílabas no caso das séries iniciais, para os alunos do 3º ano a palavra pode estar completamente embaralhada.

(Sugestão 4) Jogo da forca.

(Sugestão 5) Escrever palavras com as letras propostas pelo professor.

(Sugestão 6) Escolher algumas letras e colocá-las no quadro, em seguida solicite que os alunos escolham uma palavra que inicie com essa letra e escreva no caderno.

(Sugestão 7) Ditado de palavras

(Sugestão 8) Atividade encontre uma palavra dentro de outra palavra. Escreva palavras no quadro como por exemplo, ABACATE (ABA e CATE), ESCOLA (COLA) e etc. Peça para os alunos circulares as palavras encontradas dentro de outra palavra.

(Sugestão 9) No quadro ou em folha impressa escreva diversas sílabas e peça para que os alunos formem palavras a partir delas.

(Sugestão 10) Trabalhar com poemas e rimas.

(Sugestão 11) Promover as atividades de montar e desmontar palavras com o alfabeto móvel, com letras feitas de papel, de plástico ou de madeira, permitem ao aprendiz vivenciar, de modo bastante rico, uma série de decisões sobre como escrever.

(Sugestão 12) Consulta de palavras no dicionário e observação da separação de sílabas.

Complementando o conteúdo

Das séries iniciais as séries finais do ensino fundamental têm percebido grandes dificuldades na aprendizagem da língua portuguesa. Avaliações internacionais mostram o Brasil em uma das últimas colocações. Professores universitários relatam que os alunos ingressam no ensino superior com erros de ortografia, gramática, interpretação, coerência e outros conteúdos básicos.

Uma das hipóteses levantadas é que o aluno do século XXI não vê motivação em aprender se o conteúdo não estiver contextualizado com seu cotidiano. O ensino atual da disciplina de língua portuguesa deve focar na prática, no dia a dia, trazendo sentido para a vida do aluno. Além dessa contextualização as atividades devem ser pautadas em metodologias que promovem um cenário criativo e motivador.

Nos dias atuais, o uso de jogos online tornou-se indispensável no processo de ensino e aprendizagem de todas as disciplinas, mas para que a aprendizagem ocorra de fato, faz se necessário o estabelecimento de objetivos claros e significativos para os alunos. Nesta ficha listamos diversos objetivos aliados ao desenvolvimento das habilidades propostas pela BNCC além de sugestões para o desenvolvimento das atividades.

Como acessar o jogo educativo

Jogue na internet, acessando: https://www.escolagames.com.br/jogos/formaPalavras/

Google Play

Instale o aplicativo no seu dispositivo Android

App Store

Instale o aplicativo no seu iPad / iPhone