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Ficha para o professor

Festa Junina

Festa Junina

O Arraiá ESCOLA GAMES está cheio de atividades para você aproveitar de montão.

Tem cores, tem formas, tem pipoca, bandeirinhas e muita diversão....

Oh, trem bão!!!

JOGAR

Nível de Ensino

Educação Infantil

Ensino Fundamental I

Componente curricular

Língua Portuguesa

Matemática

Artes

Tema

festa junina

Série

2º Estágio - 1º Ano - 2º Ano

Idade

05 a 08 anos

Objetivos para o aluno

  • Desenvolver a atenção e o pensamento lógico;
  • Desenvolver a coordenação motora;
  • Favorecer o desenvolvimento da atuação da memória;
  • Desenvolver diferentes habilidades do pensamento como: observar, comparar, analisar e sintetizar;
  • Desenvolver a autoconfiança na resolução de problemas;
  • Analisar figuras e ampliar as noções de composição e decomposição a partir da fragmentação de uma imagem;
  • Perceber as diferentes posições de figuras fragmentadas de uma imagem;
  • Conhecer e diferenciar as letras do alfabeto;
  • Desenvolver atenção, memória, oralidade e integração.
  • Conhecer e diferenciar as cores;
  • Aprimorar a capacidade de discriminação visual;
  • Conhecer e diferenciar os números;
  • Conhecer a ordem numérica;

Objetivos para o professor

  • Possibilitar ao aluno identificar as letras do alfabeto;
  • Fixar conteúdo trabalhado em sala de aula;
  • Trabalhar com os alunos as habilidades motoras, habilidades de concentração e raciocínio lógico;
  • Possibilitar o desenvolvimento das diversas habilidades do pensamento, como a observação, a comparação, análise e a capacidade de sintetizar;
  • Compor um ambiente facilitador e prazeroso para trabalhar os conteúdos abordados no jogo: letras do alfabeto, sequência numérica de 1 a 20 e cores.
  • Estimular a troca de conhecimentos, a socialização e a interação entre os alunos;
  • Promover momentos de descontração e socialização do conhecimento;

Sugestão de abordagem para o professor

(Sugestão 1) Para trabalhar com tema cores, leve gelatina que represente a cor trabalhada.

(Sugestão 2) Promova um momento de pintura com tinta guache e cola colorida.

(Sugestão 3) Usar a tinta para fazer mistura e descoberta de novas cores. Em seguida, elabore um mural com formas geométricas utilizando estas cores.

(Sugestão 4) Construir um mural coletivo utilizando recortes de revistas e jornais elaborando um mosaico.

(Sugestão 5) Utilizar revistas antigas para identificação das cores, letras, formas geométricas e números. Utilizar as letras identificadas para formas palavras simples.

(Sugestão 6) Construir um jogo da memória utilizando desenhos de números, cores, palavras e formas geométricas;

(Sugestão 7) Recortar de revistas as letras do alfabeto colocando em ordem no caderno ou folha sulfite.

(Sugestão 8) Construir alfabeto de tampinhas de garrafas. Distribuir aos alunos e solicitarem que montem palavras simples.

(Sugestão 9) Utilizar a proposta acima de tampinhas de garrafa para fazer a mesma atividade utilizando números, faça também os sinais (+, -, * /) para efetuar operações simples.

(Sugestão 10) Levar os alunos para um ‘tour’ pela escola. Durante o passeio eles deverão observar tudo que está em volta, encontrando formas geométricas. A observação das formas em vários lugares, é importante para aproximar o conteúdo da realidade do aluno, dando maior sentido e motivando-os.

(Sugestão 11) Desenhar formas utilizando objetos, como por exemplo: círculos utilizando copos, quadrado, utilizando caixas de leite e etc.

(Sugestão 12) Fazer colagem de grãos dentro das formas geométricas.

(Sugestão 13) Anote os números de 1 a 10 na lousa e convide as crianças a desenharem ao lado dos números a quantidade de círculo, quadrados ou triângulos que aquele número representa. Depois disso, faça a contagem dos números com as crianças, em sequência, usando os dedos das mãos.

Complementando o conteúdo

Para complementar o trabalho com as letras do alfabeto, o ESCOLA GAMES tem à disposição os jogos:

- ALFABETO DE SABÃO

- APRENDENDO O ALFABETO

- HORA DE PINTAR O ALFABETO

- LETRINHAS

- PESCA LETRAS

- BRINCANDO COM AS VOGAIS

- URSINHO A, E, I, O, U

Mais propostas para trabalhar os números você encontrará no game:

- EU SEI CONTAR

Para o trabalho com cores, utilize:

- JOGO DAS CORES

- JOGO DAS CORES EM INGLÊS

E para trabalhar formas geométricas, palavras e número, proponha o game:

- ESTOURA BALÃO

- CORAL DIÁTICO

Objetivo de aprendizagem e desenvolvimento segundo a BNCC

EDUCAÇÃO INFANTIL

(EI03CG02) Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.

(EI03CG05) Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.

(EI03ET01) Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades.

(EI03ET05) Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças.

(EI03ET07) Relacionar números às suas respectivas quantidades e identificar o antes, o depois e o entre em uma sequência.

ENSINO FUNDAMENTAL 1

LÍNGUA PORTUGUESA

(EF01LP04) Distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos. Construção do sistema alfabético

(EF01LP05) Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.

(EF01LP07) Identificar fonemas e sua representação por letras.

(EF01LP10) Nomear as letras do alfabeto e recitá-lo na ordem das letras.

MATEMÁTICA

(EF01MA01) Utilizar números naturais como indicador de quantidade ou de ordem em diferentes situações cotidianas e reconhecer situações em que os números não indicam contagem nem ordem, mas sim código de identificação.

(EF01MA02) Contar de maneira exata ou aproximada, utilizando diferentes estratégias como o pareamento e outros agrupamentos.

(EF01MA09) Organizar e ordenar objetos familiares ou representações por figuras, por meio de atributos, tais como cor, forma e medida.

(EF01MA10) Descrever, após o reconhecimento e a explicitação de um padrão (ou regularidade), os elementos ausentes em sequências recursivas de números naturais, objetos ou figuras.

(EF01MA13) Relacionar figuras geométricas espaciais (cones, cilindros, esferas e blocos retangulares) a objetos familiares do mundo físico.

(EF01MA14) Identificar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo) em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em contornos de faces de sólidos geométricos.

ARTES

(EF15AR02) Explorar e reconhecer elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, cor, espaço, movimento etc.)

(EF15AR24) Caracterizar e experimentar brinquedos, brincadeiras, jogos, danças, canções e histórias de diferentes matrizes estéticas e culturais.

Como acessar o jogo educativo

Jogue na internet, acessando: https://www.escolagames.com.br/jogos/festaJunina/