Festa Junina

Tem festa melhor que um bom Arraiá? Tem milho, tem pipoca, tem pescaria e muito mais. Venha aprender sobre formas, cores e se divertir de montão com as atividades desse jogo bom pra mais de metro!

Mundo pessoal: eu, meu grupo social e meu tempo

A escola, sua representação espacial, sua história e seu papel na comunidade

(EF01HI08)

Reconhecer o significado das comemorações e festas escolares, diferenciando-as das datas festivas comemoradas no âmbito familiar ou da comunidade.

Este jogo traz uma proposta lúdica para trabalhar o tema festa junina. É um GAME completo para trabalhar o tema cores, números, forma geométricas, letras, concentração e coordenação motora. Aliado ao jogo sugerimos diversas atividades para trabalhar o conteúdo. Além disso sugerimos outros jogos para complementar a temática.

Desenvolver a atenção e o pensamento lógico;

Desenvolver a coordenação motora;

Favorecer o desenvolvimento da atuação da memória;

Desenvolver diferentes habilidades do pensamento como: observar, comparar, analisar e sintetizar;

Desenvolver a autoconfiança na resolução de problemas;

Analisar figuras e ampliar as noções de composição e decomposição a partir da fragmentação de uma imagem;

Perceber as diferentes posições de figuras fragmentadas de uma imagem;

Conhecer e diferenciar as letras do alfabeto;

Desenvolver atenção, memória, oralidade e integração.

Conhecer e diferenciar as cores;

Aprimorar a capacidade de discriminação visual;

Conhecer e diferenciar os números;

Conhecer a ordem numérica;

Possibilitar ao aluno identificar as letras do alfabeto;

Fixar conteúdo trabalhado em sala de aula;

Trabalhar com os alunos as habilidades motoras, habilidades de concentração e raciocínio lógico;

Possibilitar o desenvolvimento das diversas habilidades do pensamento, como a observação, a comparação, análise e a capacidade de sintetizar;

Compor um ambiente facilitador e prazeroso para trabalhar os conteúdos abordados no jogo: letras do alfabeto, sequência numérica de 1 a 20 e cores.

Estimular a troca de conhecimentos, a socialização e a interação entre os alunos;

Promover momentos de descontração e socialização do conhecimento;

(Sugestão 1) Para trabalhar com tema cores, leve gelatina que represente a cor trabalhada.

(Sugestão 2) Promova um momento de pintura com tinta guache e cola colorida.

(Sugestão 3) Usar a tinta para fazer mistura e descoberta de novas cores. Em seguida, elabore um mural com formas geométricas utilizando estas cores.

(Sugestão 4) Construir um mural coletivo utilizando recortes de revistas e jornais elaborando um mosaico.

(Sugestão 5) Utilizar revistas antigas para identificação das cores, letras, formas geométricas e números. Utilizar as letras identificadas para formas palavras simples.

(Sugestão 6) Construir um jogo da memória utilizando desenhos de números, cores, palavras e formas geométricas;

(Sugestão 7) Recortar de revistas as letras do alfabeto colocando em ordem no caderno ou folha sulfite.

(Sugestão 8) Construir alfabeto de tampinhas de garrafas. Distribuir aos alunos e solicitarem que montem palavras simples.

(Sugestão 9) Utilizar a proposta acima de tampinhas de garrafa para fazer a mesma atividade utilizando números, faça também os sinais (+, -, * /) para efetuar operações simples.

(Sugestão 10) Levar os alunos para um ‘tour’ pela escola. Durante o passeio eles deverão observar tudo que está em volta, encontrando formas geométricas. A observação das formas em vários lugares, é importante para aproximar o conteúdo da realidade do aluno, dando maior sentido e motivando-os.

(Sugestão 11) Desenhar formas utilizando objetos, como por exemplo: círculos utilizando copos, quadrado, utilizando caixas de leite e etc.

(Sugestão 12) Fazer colagem de grãos dentro das formas geométricas.

(Sugestão 13) Anote os números de 1 a 10 na lousa e convide as crianças a desenharem ao lado dos números a quantidade de círculo, quadrados ou triângulos que aquele número representa. Depois disso, faça a contagem dos números com as crianças, em sequência, usando os dedos das mãos.

Para complementar o trabalho com as letras do alfabeto, o ESCOLA GAMES tem à disposição os jogos:

• ALFABETO DE SABÃO

• APRENDENDO O ALFABETO

• HORA DE PINTAR O ALFABETO

• LETRINHAS

• PESCA LETRAS

• BRINCANDO COM AS VOGAIS

• URSINHO A, E, I, O, U

Mais propostas para trabalhar os números você encontrará no game:

• EU SEI CONTAR

Para o trabalho com cores, utilize:

• JOGO DAS CORES