Back to Top icon+icon-facebookicon-fichaicon-fullscreenicon-kukagameslogo-safer icon-mobileicon-nucleoicon-printicon-seta-nexticon-seta-previcon-vire

Ficha para o professor

Festa Junina

Festa Junina

O Arraiá ESCOLA GAMES está cheio de atividades para você aproveitar de montão.

Tem cores, tem formas, tem pipoca, bandeirinhas e muita diversão....

Oh, trem bão!!!

JOGAR

Nível de Ensino

Ensino Fundamental I

Educação Infantil

Componente curricular

Língua Portuguesa

Matemática

Artes

Tema

festa junina

Série

2º Estágio - 1º Ano - 2º Ano

Idade

05 a 08 anos

Objetivos para o aluno

  • Desenvolver a atenção e o pensamento lógico;
  • Desenvolver a coordenação motora;
  • Favorecer o desenvolvimento da atuação da memória;
  • Desenvolver diferentes habilidades do pensamento como: observar, comparar, analisar e sintetizar;
  • Desenvolver a autoconfiança na resolução de problemas;
  • Analisar figuras e ampliar as noções de composição e decomposição a partir da fragmentação de uma imagem;
  • Perceber as diferentes posições de figuras fragmentadas de uma imagem;
  • Conhecer e diferenciar as letras do alfabeto;
  • Desenvolver atenção, memória, oralidade e integração.
  • Conhecer e diferenciar as cores;
  • Aprimorar a capacidade de discriminação visual;
  • Conhecer e diferenciar os números;
  • Conhecer a ordem numérica;

Objetivos para o professor

  • Possibilitar ao aluno identificar as letras do alfabeto;
  • Fixar conteúdo trabalhado em sala de aula;
  • Trabalhar com os alunos as habilidades motoras, habilidades de concentração e raciocínio lógico;
  • Possibilitar o desenvolvimento das diversas habilidades do pensamento, como a observação, a comparação, análise e a capacidade de sintetizar;
  • Compor um ambiente facilitador e prazeroso para trabalhar os conteúdos abordados no jogo: letras do alfabeto, sequência numérica de 1 a 20 e cores.
  • Estimular a troca de conhecimentos, a socialização e a interação entre os alunos;
  • Promover momentos de descontração e socialização do conhecimento;

Sugestão de abordagem para o professor

(Sugestão 1) Para trabalhar com tema cores, leve gelatina que represente a cor trabalhada.

(Sugestão 2) Promova um momento de pintura com tinta guache e cola colorida.

(Sugestão 3) Usar a tinta para fazer mistura e descoberta de novas cores. Em seguida, elabore um mural com formas geométricas utilizando estas cores.

(Sugestão 4) Construir um mural coletivo utilizando recortes de revistas e jornais elaborando um mosaico.

(Sugestão 5) Utilizar revistas antigas para identificação das cores, letras, formas geométricas e números. Utilizar as letras identificadas para formas palavras simples.

(Sugestão 6) Construir um jogo da memória utilizando desenhos de números, cores, palavras e formas geométricas;

(Sugestão 7) Recortar de revistas as letras do alfabeto colocando em ordem no caderno ou folha sulfite.

(Sugestão 8) Construir alfabeto de tampinhas de garrafas. Distribuir aos alunos e solicitarem que montem palavras simples.

(Sugestão 9) Utilizar a proposta acima de tampinhas de garrafa para fazer a mesma atividade utilizando números, faça também os sinais (+, -, * /) para efetuar operações simples.

(Sugestão 10) Levar os alunos para um ‘tour’ pela escola. Durante o passeio eles deverão observar tudo que está em volta, encontrando formas geométricas. A observação das formas em vários lugares, é importante para aproximar o conteúdo da realidade do aluno, dando maior sentido e motivando-os.

(Sugestão 11) Desenhar formas utilizando objetos, como por exemplo: círculos utilizando copos, quadrado, utilizando caixas de leite e etc.

(Sugestão 12) Fazer colagem de grãos dentro das formas geométricas.

(Sugestão 13) Anote os números de 1 a 10 na lousa e convide as crianças a desenharem ao lado dos números a quantidade de círculo, quadrados ou triângulos que aquele número representa. Depois disso, faça a contagem dos números com as crianças, em sequência, usando os dedos das mãos.

Complementando o conteúdo

Para complementar o trabalho com as letras do alfabeto, o ESCOLA GAMES tem à disposição os jogos:

- ALFABETO DE SABÃO

- APRENDENDO O ALFABETO

- HORA DE PINTAR O ALFABETO

- LETRINHAS

- PESCA LETRAS

- BRINCANDO COM AS VOGAIS

- URSINHO A, E, I, O, U

Mais propostas para trabalhar os números você encontrará no game:

- EU SEI CONTAR

Para o trabalho com cores, utilize:

- JOGO DAS CORES

- JOGO DAS CORES EM INGLÊS

E para trabalhar formas geométricas, palavras e número, proponha o game:

- ESTOURA BALÃO

- CORAL DIÁTICO

Como acessar o jogo educativo

Jogue na internet, acessando: https://www.escolagames.com.br/jogos/festaJunina/