Feliz Natal

Ho, Ho, Ho!

O Natal chegou!!!

E para celebrar essa linda data trouxemos diversos quebra-cabeças superlegais para você montar e se divertir.

BNCC - Educação Infantil
Campo de experiênciasFaixa etáriaObjetivos de aprendizagem e desenvolvimento
Corpo, gestos e movimentos
Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses)
(EI03CG05)

Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.

Álgebra

Padrões figurais e numéricos: investigação de regularidades ou padrões em sequências

Organizar e ordenar objetos familiares ou representações por figuras, por meio de atributos, tais como cor, forma e medida.

A maioria das crianças foca muito no recebimento de presentes de Natal, embora receber presentes seja muito bom é sempre importante ensiná-la os valores importantes que vêm com essa data. Não estamos sugerindo que você se livre dos presentes e, em vez disso, encene uma peça de presépio, explore o lado artístico das crianças e explore suas habilidades de memória com um divertido puzzle. Aqui estão algumas ideias fáceis para ensinar às crianças a importância do Natal e maneiras simples de fazer com que elas apreciem o significado do Natal em família.

Despertar-se para a importância do Natal;

Despertar-se para o amor ao próximo, à solidariedade por meio de atividades coletivas;

Desenvolver a leitura e a escrita por meio de atividades envolvendo a temática do Natal;

Mostrar o real significado do Natal;

Promover a reflexão;

Motivar a criatividade;

Desenvolver o raciocínio lógico;

Desenvolver a autoconfiança na resolução de problemas;

Analisar figuras e ampliar as noções de composição e decomposição a partir da fragmentação de uma imagem;

Perceber as diferentes posições de figuras fragmentadas de uma imagem;

Estimular a cooperação entre os colegas por meio da promoção de atividades em duplas ou grupos;

Apresentar aos alunos o verdadeiro significado do Natal;

Oferecer o jogo como recurso didático para fixar o conteúdo trabalhado em sala de aula;

Ampliar conhecimentos dos alunos;

Trabalhar com os alunos as habilidades motoras, habilidades de concentração e raciocínio lógico;

Trabalhar a atenção, concentração e o pensamento lógico;

Trabalhar a coordenação motora através do uso do mouse;

Possibilitar o desenvolvimento das diversas habilidades do pensamento, como a observação, a comparação, análise e a capacidade de sintetizar;

(Sugestão 1) Introdução à temática sobre o Natal explorando as perguntas problematizadoras.

Onde surgiu o Natal?

Quando surgiu o Natal?

Qual a importância do Natal?

Como é celebrado o Natal em outras culturas?

Quais os símbolos do Natal?

(Sugestão 2) Apresentar curiosidades e histórias sobre a origem do Natal.

(Sugestão 3) Proporcionar momento de contação de histórias sobre o Natal.

(Sugestão 4) Entendendo e pintando os símbolos do Natal: sino, árvore, Papai Noel, velas, enfeites, luzes, presépio

(Sugestão 5) Fazer uma sessão de cinema com filmes sobre Natal.

(Sugestão 6) Promover uma ceia natalina em sala de aula. Pode utilizar o momento para explicar sobre a origem dos alimentos, onde são produzidos, por quem é produzido, alimentos de origem animal e vegetal, vitaminas, nutrientes.

(Sugestão 7) Construir um presépio em sala de aula.

(Sugestão 8) Fazer uma decoração natalina.

(Sugestão 9) Solicitar que os alunos do 3º ano façam uma pesquisa sobre a origem do Natal e seus simbolismos.

Dicas de Filmes sobre o Natal:

• O Grinch

• Expresso Polar

• Operação Presente

• Um Herói de Brinquedo

• A Estrela de Belém

• Milagre na rua 34

• Aconteceu no Natal do Mickey

• Como salvar o Papai Noel

• O Natal Assombrado do Gasparzinho

• Klaus

Conheça outros Jogos Escola Games que trabalham a temática do Natal: