Ficha para o professor
Você gosta de cachorros? E de quebra-cabeça?
Unimos essas duas paixões em um jogo super divertido com dezenas de dogs para você montar e se divertir.
JOGARNível de Ensino
Educação Infantil
Ensino Fundamental I
Componente curricular
Matemática
Tema
Quebra-cabeça
Série
2º Estágio - 1º Ano - 2º Ano
Idade
05 a 08 anos
Objetivos para o aluno
Objetivos para o professor
Sugestão de abordagem para o professor
(Sugestão 1) Montar sequencias lógicas utilizando formas e cores;
(Sugestão 2) Imprima desenhos e solicite que os alunos pintem com giz de cerra, cola colorida, lápis de cor, em seguida, faça recortes fragmentando o desenho, embaralhe e peça para que os alunos montem novamente, simulando um quebra-cabeça;
(Sugestão 3) Construir brinquedos de monte e remonte com objetos reutilizáveis como: caixas de sapato, tampinhas de garrafa, caixas de leite, copinhos plásticos e etc;
(Sugestão 4) Solicitar que os alunos façam uma pesquisa sobre onde surgiu o Tangram, em seguida peça para eles montarem um;
(Sugestão 5) Fazer recorte em revistas montando formas geométricas;
(Sugestão 6) Trabalhar com a discriminação de figuras, como por exemplo, imprima em uma folha várias figuras embaralhadas, coloque algumas figuras viradas para a direita e alguns para a esquerda. Informe qual o gabarito correto, se é virado para a direita ou esquerda. Em seguida, peça para que os alunos pintem as imagens que estão incorretas;
(Sugestão 7) Levar cubo mágico para a sala de aula, contar a história de como surgiu e pedir para que os alunos tentem montar. Mostre a eles o porquê é tão complicado montar;
(Sugestão 9) Utilização de Material Montessori sensorial composto de 10 sólidos geométricos: o cubo, a esfera, o cone, o cilindro, o ovoide, o elipsoide, o prisma de base quadrada, o prisma de base triangular, a pirâmide de base quadrada e a pirâmide de base triangular;
(Sugestão 10) Oficina de origamis. O origami também é uma técnica milenar que exige muita concentração e paciência. Promover esse tipo de atividade é essencial no desenvolvimento da criança.
Complementando o conteúdo
Confira neste vídeo como fazer um Tangram em casa.
Após ver o vídeo e fazer seu primeiro Tangram repasse o conhecimento aos alunos. É interessante que faça adaptações no uso de materiais cortantes por materiais não perigosos. Durante o processo de construção do Tangram socialize sobre sua história ou peça para os alunos em seguida fazer uma pesquisa na Internet. Solicitar que os alunos inventem um outro tipo de quebra-cabeça também é uma excelente maneira de trabalhar habilidades envolvendo a criatividade e imaginação.
Vídeo: Como fazer um Tangram em casa?
https://www.youtube.com/watch?v=7mtf0NVWPFU&ab_channel=MuseudaVida%2FFiocruz
Acesso em 11 de Agosto de 2021
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Objetivo de aprendizagem e desenvolvimento segundo a BNCC
EDUCAÇÃO INFANTIL
(EI03EO02) Agir de maneira independente, com confiança em suas capacidades, reconhecendo suas conquistas e limitações.
(EI03CG02) Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.
(EI03CG05) Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.
(EI03ET01) Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades.
(EI03ET05) Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças.
ENSINO FUNDAMENTAL 1
(EF01MA09) Organizar e ordenar objetos familiares ou representações por figuras, por meio de atributos, tais como cor, forma e medida.
(EF01MA10) Descrever, após o reconhecimento e a explicitação de um padrão (ou regularidade), os elementos ausentes em sequências recursivas de números naturais, objetos ou figuras.
(EF01MA11) Descrever a localização de pessoas e de objetos no espaço em relação à sua própria posição, utilizando termos como à direita, à esquerda, em frente, atrás.
(EF02MA12) Identificar e registrar, em linguagem verbal ou não verbal, a localização e os deslocamentos de pessoas e de objetos no espaço, considerando mais de um ponto de referência, e indicar as mudanças de direção e de sentido.
Como acessar o jogo educativo
Jogue na internet, acessando: https://www.escolagames.com.br/jogos/dogPuzzle/