logo Escola Games
Site em inglês
logo Escola Games

Ficha pedagógica

Dog Puzzle

Dog Puzzle

Nada mais fofo do que um cãozinho, não é mesmo? Vamos brincar com eles nesse jogo super divertido com cães e quebra-cabeças! Dê o play e se divirta com o Escola Games!

Acessar
BNCC - Educação Infantil
Campo de experiênciasFaixa etáriaObjetivos de aprendizagem e desenvolvimento
Corpo, gestos e movimentos
Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses)
(EI03CG05)

Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.

BNCC - Ensino Fundamental
ComponenteAno / FaixaUnidades temáticasObjetos de conhecimentoHabilidades
Matemática
1º Ano
Álgebra

Padrões figurais e numéricos: investigação de regularidades ou padrões em sequências

(EF01MA09)

Organizar e ordenar objetos familiares ou representações por figuras, por meio de atributos, tais como cor, forma e medida.

Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
personagem Escola Games

Dicas para o educador

Puzzles são muito mais que simplesmente jogos de montar. Há muitas habilidades incluídas nesta atividade como; capacidade de discriminação de figuras, raciocínio lógico, promoção de coordenação motora, desenvolvimento da memória e muito mais. O puzzle apresentado aqui possui peça que encaixam semelhantes ao Tangram, jogo milenar chinês. Como é um jogo semelhante ao Tangram suas peças parecem com formas geométricas tornando essa atividade ainda mais interessante e muito útil na matemática.

Objetivos para o aluno

Desenvolver a coordenação motora;

Favorecer o desenvolvimento da atuação da memória;

Desenvolver diferentes habilidades do pensamento como: observar, comparar, analisar e sintetizar;

Analisar figuras e ampliar as noções de composição e decomposição a partir da fragmentação de uma imagem;

Perceber as diferentes posições de figuras fragmentadas de uma imagem;

Desenvolver a autoconfiança na resolução de problemas;

Analisar figuras e ampliar as noções de composição e decomposição a partir da fragmentação de uma imagem;

Perceber as diferentes posições de figuras fragmentadas de uma imagem;

Estimular a cooperação entre os colegas por meio da promoção de atividades em duplas ou grupos;

Objetivos para o professor

Oferecer o jogo como recurso didático para fixar o conteúdo trabalhado em sala de aula;

Ampliar os conhecimentos dos alunos;

Trabalhar com os alunos as habilidades motoras, habilidades de concentração e raciocínio lógico;

Trabalhar a coordenação motora através do uso do mouse;

Possibilitar o desenvolvimento das diversas habilidades do pensamento, como a observação, a comparação, análise e a capacidade de sintetizar;

Sugestão de abordagem para o professor

(Sugestão 1) Montar sequencias lógicas utilizando formas e cores;

(Sugestão 2) Imprima desenhos e solicite que os alunos pintem com giz de cerra, cola colorida, lápis de cor, em seguida, faça recortes fragmentando o desenho, embaralhe e peça para que os alunos montem novamente, simulando um quebra-cabeça;

(Sugestão 3) Construir brinquedos de monte e remonte com objetos reutilizáveis como: caixas de sapato, tampinhas de garrafa, caixas de leite, copinhos plásticos e etc;

(Sugestão 4) Solicitar que os alunos façam uma pesquisa sobre onde surgiu o Tangram, em seguida peça para eles montarem um;

(Sugestão 5) Fazer recorte em revistas montando formas geométricas;

(Sugestão 6) Trabalhar com a discriminação de figuras, como por exemplo, imprima em uma folha várias figuras embaralhadas, coloque algumas figuras viradas para a direita e alguns para a esquerda. Informe qual o gabarito correto, se é virado para a direita ou esquerda. Em seguida, peça para que os alunos pintem as imagens que estão incorretas;

(Sugestão 7) Levar cubo mágico para a sala de aula, contar a história de como surgiu e pedir para que os alunos tentem montar. Mostre a eles o porquê é tão complicado montar;

(Sugestão 9) Utilização de Material Montessori sensorial composto de 10 sólidos geométricos: o cubo, a esfera, o cone, o cilindro, o ovoide, o elipsoide, o prisma de base quadrada, o prisma de base triangular, a pirâmide de base quadrada e a pirâmide de base triangular;

(Sugestão 10) Oficina de origamis. O origami também é uma técnica milenar que exige muita concentração e paciência. Promover esse tipo de atividade é essencial no desenvolvimento da criança.

Complementando o conteúdo

Confira neste vídeo como fazer um Tangram em casa.

Após ver o vídeo e fazer seu primeiro Tangram repasse o conhecimento aos alunos. É interessante que faça adaptações no uso de materiais cortantes por materiais não perigosos. Durante o processo de construção do Tangram socialize sobre sua história ou peça para os alunos em seguida fazer uma pesquisa na Internet. Solicitar que os alunos inventem um outro tipo de quebra-cabeça também é uma excelente maneira de trabalhar habilidades envolvendo a criatividade e imaginação.

Vídeo: Como fazer um Tangram em casa?

https://www.youtube.com/watch?v=7mtf0NVWPFU&ab_channel=MuseudaVida%2FFiocruz

Acesso em 11 de Agosto de 2021

Conheça outros Jogos do ESCOLA GAMES que trabalham temas semelhantes.

  • Animais Puzzle

  • Panda Puzzle

  • Monstros Puzzle

  • Super herói Puzzle