Dó Ré Mi

Chegou a hora de brincar de música! Venha jogar o Dó Ré Mi e conheça as notas musicais. Depois, escolha uma música para cantar e tocar no piano junto com os passarinhos. É super divertido!

Elementos da linguagem

(EF15AR14)

Perceber e explorar os elementos constitutivos da música (altura, intensidade, timbre, melodia, ritmo etc.), por meio de jogos, brincadeiras, canções e práticas diversas de composição/criação, execução e apreciação musical.

Claramente a música tem inúmeros impactos positivos não apenas em nossa vida diária, mas também no desenvolvimento da primeira infância! De canções de ninar, rimas, e muito mais, a música pode ajudar a construir uma conexão íntima com as crianças, melhorar suas habilidades motoras finas e grossas e impactar sua felicidade geral. Muito além de aprender a tocar um instrumento, a Educação Musical auxilia no desenvolvimento cultural e psicomotor, estimula o contato com diferentes linguagens e contribui para a sociabilidade. Use esta animação como um divertido complemento para as aulas de Música.

Conhecer e identificar as notas musicais;

Desenvolver coordenação e habilidades motoras através do uso do mouse;

Fixar conhecimento adquirido em sala de aula;

Desenvolver o raciocínio lógico;

Desenvolver a discriminação e a percepção visual;

Saber o que são instrumentos musicais;

Memorizar sons;

Oferecer o jogo como recurso didático para fixar o conteúdo trabalhado em sala de aula;

Trabalhar habilidades motoras (controlar e clicar no mouse de acordo com os comandos do jogo);

Fixar conteúdo trabalhado em sala de aula;

Despertar nos alunos o interesse em aprender sobre musicalização;

Ampliar conhecimentos dos alunos;

Trabalhar com os alunos as habilidades motoras e habilidades de expressão artística.

(Sugestão 1) Dança da estátua.

Clássica entre os alunos a dança da estátua promove o desenvolvimento de muitas habilidades, principalmente atenção e coordenação motora.

Coloque uma música e sem avisa pause a música dizendo alto: - estátua. Todos os alunos devem ficar parados na posição onde estava quando a música parou, perde aquele aluno que se movimentar antes de retornar a música.

(Sugestão 2) Caso a escola possua instrumentos musicais, leve os alunos para conhecê-los. Permita que os alunos toquem no instrumento, conheça o som de cada um, seu formato, suas diferenças e semelhanças. Caso a escola não possua instrumentos agende uma visita ao Conservatório de Música da sua cidade ou a eventos de música que podem acontecer durante o ano.

(Sugestão 3) Fazendo música em todos os lugares.

Reúna todos os instrumentos musicais que encontrar. Não tem um piano ou um tambor pronto? Não se preocupe, caseiro é sempre mais divertido de qualquer maneira. Pegue potes, panelas, tigelas, caixas de leite vazias - tudo o que você tiver em mãos. Encha recipientes fechados como tigelas seláveis com botões ou pedrinhas e agite-os.

(Sugestão 4) Você também pode montar uma banda com os alunos convidando o professor de artes ou algum professor de musicalização da sua cidade para ministrar as primeiras aulas.

(Sugestão 5) Coloque uma estação de música ou inicie uma lista de reprodução e, em seguida, retire papel de desenho e lápis de cor. Passe algum tempo ouvindo e desenhando o que você ouve, usando cores, formas, linhas, pontos e traços de giz de cera para representar os sons instrumentais, temas, dinâmicas e climas musicais que você ouve. Ao desenhar, fale sobre por que você está escolhendo cores diferentes para representar sons diferentes, como a cor laranja para uma trombeta.

(Sugestão 6) Leve caixa de som para a sala de aula com diversas músicas de estilos variados, peça para os alunos identificarem os instrumentos presentes nas músicas. Escolha música com a presença clara de instrumentos como por exemplo, música clássica, rock, moda de viola...

(Sugestão 7) Coloque os alunos sentados em círculo e apresente músicas de diversos estilos. A cada estilo de música colocado peça para que eles façam um desenho sobre o sentimento que foi despertado naquele momento. Repita o processo com todos os estilos musicais. Em seguida, peça para que eles compartilhem com o colega seus desenhos e sentimentos.

(Sugestão 8) Promova concursos de dança em parceria com professor de artes e educação física.

Desde 2012, o trabalho com a MÚSICA em todas as escolas (públicas e particulares) de todo o Brasil foi inserido na grade curricular, cumprindo a exigência da lei nº 11.769, determinando o ensino de música como conteúdo obrigatório na Educação Básica, ajudando na democratização do acesso à arte e fortalecendo a cultura nacional, possibilitando aos alunos conhecer e interagir com as diversas formas de músicas, além de preservar raízes culturais.

À medida que exploram a música por meio da brincadeira, eles fazem descobertas sobre si mesmos e o mundo ao seu redor, desenvolvem um vocabulário mais amplo e importantes habilidades de pré-leitura e matemática e fortalecem suas habilidades sociais e emocionais, bem como seu real desenvolvimento e apreciação musical.

Desde o aprimoramento da coordenação mão-olho até a prática de habilidades motoras finas e grossas e muito mais

Há diversas formas de se trabalhar a música com as crianças na escola. As propostas deverão ter caráter lúdico e priorizar o trabalho coletivo, utilizando jogos, brincadeiras de roda, confecção de instrumentos, outras brincadeiras cantadas e até softwares educativos.

Para que o ensino proposto na Lei tenha bons resultados e seja satisfatório, é importante que as escolas intensifiquem trabalhos já produzidos em sala de aula e que levem em conta o contexto cultural dos alunos.