Ficha para o professor
Estamos no clube para brincar de bola na piscina.
Aproveite para conhecer as partes do corpo humano: braço, perna, mão, pé e muito mais!
JOGARNível de Ensino
Educação Infantil
Componente curricular
Ciências
Tema
Ciências naturais - Ser Humano e Saúde
Série
1º Estágio - 2º Estágio - 1º Ano - 2º Ano
Idade
04 a 07 anos
Objetivos para o aluno
Objetivos para o professor
Sugestão de abordagem para o professor
(Sugestão 1) Levar os alunos para quadra e pedir para que eles desenhem o corpo do colega no chão com um giz. Sempre reforçar que o contorno de cada um é diferente porque somos diferentes. Trabalhar nos alunos o respeito às diferenças.
(Sugestão 2) Fazer pintura com as mãos.
(Sugestão 3) Pintar as mãos e os pés com tinta e fazer pinturas em cartolinas.
(Sugestão 4) Cantar a música da Xuxa “cabeça, ombro, joelho e pé” e coreografar.
(Sugestão 5) Criar flashcards com as imagens e nome das partes do corpo.
(Sugestão 6) Trabalhar de forma interdisciplinar com o professor de educação física, levando os alunos para a quadra e fazendo exercícios de alongamento.
(Sugestão 7) Brincar com massinha de modelar fazer a réplica de um corpo humano.
(Sugestão 8) Levar para a sala vários estilos musicais e pedir para que os alunos dancem de acordo com ritmo da música. Em seguida, reúna os alunos em roda e peça para que eles digam quais músicas trabalham com mais ou menos movimentos do corpo. Quais músicas trabalharam mais com os braços? Quais trabalharam mais com o quadril?
(Sugestão 9) Brincar de mímica.
(Sugestão 10) Montar com os alunos um modelo anatomia em tamanho real.
(Sugestão 11) Montar um esqueleto de macarrão.
Complementando o conteúdo
Para o trabalho com o CORPO HUMANO, é fundamental elaborar um Projeto interdisciplinar, onde possa trabalhar este conteúdo nas aulas de Educação Artística, Matemática, Educação Física, Língua Portuguesa, Música e Literatura.
Algumas sugestões de atividades para este projeto:
- Colagem das partes do corpo;
- Completar com material concreto as partes do corpo;
- Fazer o contorno do corpo das crianças em papel pardo e depois cada aluno irá completar o seu contorno com retalhos de tecidos, recorte de revistas, botão, lã, etc.
- Confeccionar o corpo humano com massinha de modelar;
-Assistir a vídeos educativos sobre o corpo humano;
- Quebra-cabeça do corpo humano;
- Propor atividades de assimetria, pedindo para completarem a outra metade do corpo (dar Xerox com apenas o lado direito do corpo desenhado);
- Contar histórias que envolver partes do corpo. Um exemplo é “Pelegrino e Petrônio” de Ziraldo;
- Trabalhar com músicas que exploram as partes do corpo;
- Propor atividades de psicomotricidade envolvendo habilidades de movimento, equilíbrio, lateralidade e ritmo, através de brincadeiras, exercícios e musicalidade;
- Ouvir o coração através do instrumento médico estetoscópio;
- Observar as impressões digitais com a lupa;
- Pedir que tragam RX, se tiverem, para observação e conhecimento sobre os ossos;
- Levar espelho para a sala de aula, para explorar o corpo e suas partes;
- Para este Projeto, é importante ter como objetivo geral:
- Despertar na criança a consciência de seu corpo, o conhecimento de cada uma de suas partes, funções e cuidados, para que perceba suas possibilidades e limitações, diferenças e semelhanças e a importância de cada pessoa como ser único.
Objetivo de aprendizagem e desenvolvimento segundo a BNCC
(EF01CI02) Localizar, nomear e representar graficamente (por meio de desenhos) partes do
corpo humano e explicar suas funções.
(EF01CI04) Comparar características físicas entre os colegas, reconhecendo a diversidade e a
importância da valorização, do acolhimento e do respeito às diferenças.
Como acessar o jogo educativo
Jogue na internet, acessando: https://www.escolagames.com.br/jogos/corpoHumano/