Back to Top icon+icon-facebookicon-fichaicon-fullscreenicon-kukagameslogo-safer icon-mobileicon-nucleoicon-printicon-seta-nexticon-seta-previcon-vire

Ficha para o professor

Corpo humano

Corpo humano

Estamos no clube para brincar de bola na piscina.

Aproveite para conhecer as partes do corpo humano: braço, perna, mão, pé e muito mais!

JOGAR

Nível de Ensino

Educação Infantil

Componente curricular

Ciências

Tema

Ciências naturais - Ser Humano e Saúde

Série

1º Estágio - 2º Estágio - 1º Ano - 2º Ano

Idade

04 a 07 anos

Objetivos para o aluno

  • Conhecer e identificar as partes do corpo humano;
  • Nomear partes do corpo humano;
  • Trabalhar o respeito as diferenças;
  • Desenvolver a coordenação motora e concentração;
  • Fixar conhecimento adquirido em sala de aula;

Objetivos para o professor

  • Propiciar o conhecimento do corpo humano;
  • Oferecer o jogo como recurso didático para fixar o conteúdo trabalhado em sala de aula;
  • Ampliar conhecimentos dos alunos;
  • Fixar conteúdo trabalhado em sala de aula;

Sugestão de abordagem para o professor

(Sugestão 1) Levar os alunos para quadra e pedir para que eles desenhem o corpo do colega no chão com um giz. Sempre reforçar que o contorno de cada um é diferente porque somos diferentes. Trabalhar nos alunos o respeito às diferenças.

(Sugestão 2) Fazer pintura com as mãos.

(Sugestão 3) Pintar as mãos e os pés com tinta e fazer pinturas em cartolinas.

(Sugestão 4) Cantar a música da Xuxa “cabeça, ombro, joelho e pé” e coreografar.

(Sugestão 5) Criar flashcards com as imagens e nome das partes do corpo.

(Sugestão 6) Trabalhar de forma interdisciplinar com o professor de educação física, levando os alunos para a quadra e fazendo exercícios de alongamento.

(Sugestão 7) Brincar com massinha de modelar fazer a réplica de um corpo humano.

(Sugestão 8) Levar para a sala vários estilos musicais e pedir para que os alunos dancem de acordo com ritmo da música. Em seguida, reúna os alunos em roda e peça para que eles digam quais músicas trabalham com mais ou menos movimentos do corpo. Quais músicas trabalharam mais com os braços? Quais trabalharam mais com o quadril?

(Sugestão 9) Brincar de mímica.

(Sugestão 10) Montar com os alunos um modelo anatomia em tamanho real.

(Sugestão 11) Montar um esqueleto de macarrão.

Complementando o conteúdo

Para o trabalho com o CORPO HUMANO, é fundamental elaborar um Projeto interdisciplinar, onde possa trabalhar este conteúdo nas aulas de Educação Artística, Matemática, Educação Física, Língua Portuguesa, Música e Literatura.

Algumas sugestões de atividades para este projeto:

- Colagem das partes do corpo;

- Completar com material concreto as partes do corpo;

- Fazer o contorno do corpo das crianças em papel pardo e depois cada aluno irá completar o seu contorno com retalhos de tecidos, recorte de revistas, botão, lã, etc.

- Confeccionar o corpo humano com massinha de modelar;

-Assistir a vídeos educativos sobre o corpo humano;

- Quebra-cabeça do corpo humano;

- Propor atividades de assimetria, pedindo para completarem a outra metade do corpo (dar Xerox com apenas o lado direito do corpo desenhado);

- Contar histórias que envolver partes do corpo. Um exemplo é “Pelegrino e Petrônio” de Ziraldo;

- Trabalhar com músicas que exploram as partes do corpo;

- Propor atividades de psicomotricidade envolvendo habilidades de movimento, equilíbrio, lateralidade e ritmo, através de brincadeiras, exercícios e musicalidade;

- Ouvir o coração através do instrumento médico estetoscópio;

- Observar as impressões digitais com a lupa;

- Pedir que tragam RX, se tiverem, para observação e conhecimento sobre os ossos;

- Levar espelho para a sala de aula, para explorar o corpo e suas partes;

- Para este Projeto, é importante ter como objetivo geral:

- Despertar na criança a consciência de seu corpo, o conhecimento de cada uma de suas partes, funções e cuidados, para que perceba suas possibilidades e limitações, diferenças e semelhanças e a importância de cada pessoa como ser único.

Objetivo de aprendizagem e desenvolvimento segundo a BNCC

(EF01CI02) Localizar, nomear e representar graficamente (por meio de desenhos) partes do

corpo humano e explicar suas funções.

(EF01CI04) Comparar características físicas entre os colegas, reconhecendo a diversidade e a

importância da valorização, do acolhimento e do respeito às diferenças.

Como acessar o jogo educativo

Jogue na internet, acessando: https://www.escolagames.com.br/jogos/corpoHumano/