Ficha para o professor
Você entende de moda? Conhece o nome das cores em inglês?
Venha para a passarela Escola Games e acerte o nome das cores que estão na moda.
JOGARNível de Ensino
Ensino Fundamental I
Componente curricular
Inglês
Tema
Língua Inglesa: Vocabulário de cores
Série
2º Ano - 3º Ano - 4º Ano
Idade
08 a 12 anos
Objetivos para o aluno
Objetivos para o professor
Sugestão de abordagem para o professor
Para o trabalho de Inglês nas séries iniciais, é sempre importante pedir aos alunos que repitam a pronúncia de cada vocabulário, em voz alta, à medida que for jogando.
(Sugestão 1) Na escola, este jogo pode ser proposto individualmente ou em duplas.
Como registro, a cada jogada, o aluno deverá escrever as cores que apareceram, fazendo uma lista de cores na folha. Na sala, propor que façam um desenho com a cor correspondente, ao lado de cada palavra que escreveu.
(Sugestão 2) Para um trabalho paralelo a este jogo, levar as crianças para o pátio da escola e brincar da “Dança das cadeiras”. Em cada cadeira haverá uma estrela com uma cor. Ao perder a rodada, a professora deverá retirar uma cadeira da roda e mostrar ao aluno, perguntando: “What colour is this?”. O aluno deverá responder: “It’s .....!”.
(Sugestão 3) Confeccionar um mural de palavras em inglês. Peça para cada aluno desenhar e escrever 3 palavras em inglês (determine um tema apenas), em seguida oriente na construção de um mural coletivo com os desenhos e palavras levantadas.
(Sugestão 4) Jogo da forca em inglês.
(Sugestão 5) Utilização de caça-palavras em inglês.
(Sugestão 6) Utilização de palavras cruzadas em inglês, com temas específicos (frutas, cores, animais, objetos).
(Sugestão 7) Brincadeira de mímicas. Nessa atividade os alunos deverão se dispor em roda, onde apenas um aluno por vez irá se levantar e fazer mímicas em que os alunos adivinhem. Os alunos que adivinharem devem falar a resposta apenas em inglês. Escolha apenas um tema para guiar adequadamente a brincadeira.
(Sugestão 8) Ao trabalhar uma cor, leve gelatina que represente a cor trabalhada e peça para os alunos se referirem a cor da gelatina usando apenas o inglês.
(Sugestão 9) promover um momento de pintura em quadros os tecidos usando tintas de diversas cores.
(Sugestão 10) Usar a tinta para fazer mistura e descoberta de novas cores. A cada cor descoberta procurar sua escrita e pronúncia em inglês.
Complementando o conteúdo
Lista de cores em inglês com tradução, para consulta e complementação do conteúdo do jogo:
Yellow = amarelo
Green = verde
Blue = azul
Red = vermelho
White = branco
Orange = laranja
Pink = rosa
Purple= roxo
Brown = marrom
Black = preto
Burgundy = cor de vinho
Coral = coral
Crimson = rubro
Cyan = ciano, azul turquesa
Gold = dourado
Hazel = cor de avelã, castanho
Indigo = azul anil
Ivory = marfim
Lime = verde-limão
Magenta = carmim, vinho
Maroon = marrom avermelhado
Mauve = lavanda
Midnight blue = azul marinho
Navy blue = azul royal
Ochre = ocre
Peach = pêssego
Plum = cor de ameixa
Pumpkin = cor de abóbora
Rose = rosado, cor-de-rosa
Salmon = salmão
Silver = prateado, prata
Teal = azul petróleo
Violet = violeta
Objetivo de aprendizagem e desenvolvimento segundo a BNCC
Competências específicas de Língua Inglesa para o Ensino fundamental
1. Identificar o lugar de si e o do outro em um mundo plurilíngue e multicultural, refletindo, criticamente, sobre como a aprendizagem da língua inglesa contribui para a inserção dos sujeitos no mundo globalizado, inclusive no que concerne ao mundo do trabalho.
2.Comunicar-se na língua inglesa, por meio do uso variado de linguagens em mídias impressas ou digitais, reconhecendo-a como ferramenta de acesso ao conhecimento, de ampliação das perspectivas e de possibilidades para a compreensão dos valores e interesses de outras culturas e para o exercício do protagonismo social.
3. Identificar similaridades e diferenças entre a língua inglesa e a língua materna/outras línguas, articulando-as a aspectos sociais, culturais e identitários, em uma relação intrínseca entre língua, cultura e identidade.
4. Elaborar repertórios linguístico-discursivos da língua inglesa, usados em diferentes países e por grupos sociais distintos dentro de um mesmo país, de modo a reconhecer a diversidade linguística como direito e valorizar os usos heterogêneos, híbridos e multimodais emergentes nas sociedades contemporâneas.
5.Utilizar novas tecnologias, com novas linguagens e modos de interação, para pesquisar, selecionar, compartilhar, posicionar-se e produzir sentidos em práticas de letramento na língua inglesa, de forma ética, crítica e responsável.
6.Conhecer diferentes patrimônios culturais, materiais e imateriais, difundidos na língua inglesa, com vistas ao exercício da fruição e da ampliação de perspectivas no contato com diferentes manifestações artístico-culturais.
Como acessar o jogo educativo
Jogue na internet, acessando: https://www.escolagames.com.br/jogos/coresModa/
Jogue a versão em inglês do jogo, acessando http://www.bestschoolgames.com/educational-games/fashion-colors/.