Ficha para o professor
No fundo do mar, existe um Coral Didático que vai te encantar! Com ele você vai aprender as letras, os números, as formas geométricas e as cores.
JOGARNível de Ensino
Educação Infantil
Ensino Fundamental I
Componente curricular
Língua Portuguesa
Matemática
Artes
Tema
Língua escrita: usos e formas
Alfabetização
Espaço e forma - Figuras Geométricas
Números e Operações
Série
1º Estágio - 2º Estágio - 1º Ano - 2º Ano
Idade
05 a 08 anos
Objetivos para o aluno
Objetivos para o professor
Sugestão de abordagem para o professor
(Sugestão 1) O jogo pode ser trabalhado individualmente ou em duplas. Cada rodada possui seis jogadas e estas podem ser divididas entre os integrantes da dupla. É importante estimular a troca de conhecimento e ideias entre os alunos, pois esta interação é muito importante para o desenvolvimento e aprendizagem da turma.
(Sugestão 2) Para trabalhar com o alfabeto, enriqueça sua proposta pedindo aos alunos que falem uma palavra que tenha como inicial a letra que apareceu na bolha. Os alunos também poderão escrever a letra em uma folha e, depois, como registro da atividade, escrever uma palavra com cada letra que anotou.
(Sugestão 3) Durante o trabalho com as figuras geométricas, incentive os alunos a procurarem ao redor por objetos que possuem as mesmas formas das figuras geométricas apresentadas na atividade.
(Sugestão 4) Leve a ideia do jogo “Coral didático” para a sala de aula e monte um cenário de fundo do mar com um baú contendo cartas: das letras do alfabeto, os números de 1 a 9, as cores e as figuras geométricas. Jogue com os alunos e os incentive a acessar o jogo em casa, como fonte de aprendizagem para fixar o conteúdo trabalhado em sala de aula.
(Sugestão 5) Construir um jogo da memória utilizando desenhos de números, cores, palavras e formas geométricas;
(Sugestão 6) Fazer recorte em revistas montando formas geométricas;
(Sugestão 7) Recortar de revistas as letras do alfabeto colocando em ordem no caderno ou folha sulfite.
(Sugestão 8) Construir alfabeto de tampinhas de garrafas. Distribuir aos alunos e solicitarem que montem palavras simples.
(Sugestão 9) Levar os alunos para um ‘tour’ pela escola. Durante o passeio eles deverão observar tudo que está em volta, encontrando formas geométricas. A observação das formas em vários lugares, é importante para aproximar o conteúdo da realidade do aluno, dando maior sentido e motivando-os.
(Sugestão 10) Brincadeira da amarelinha com os números de 0 a 10. Contando em ordem crescente na ida e decrescente na volta.
(Sugestão 11) Montar um dominó de formas geométricas.
(Sugestão 12) Pintura com guache e cola colorida.
(Sugestão 13) Usar a tinta para fazer mistura e descoberta de novas cores.
Complementando o conteúdo
Para complementar o trabalho com as letras do alfabeto, o ESCOLA GAMES tem à disposição os jogos:
Para complementar o trabalho com as figuras geométricas, proponha o jogo:
Mais propostas para trabalhar os números você encontrará no game:
Para o trabalho com cores, utilize:
E para trabalhar formas geométricas, palavras e número, proponha o game:
Objetivo de aprendizagem e desenvolvimento segundo a BNCC
EDUCAÇÃO INFANTIL
(EI03CG02) Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.
(EI03CG05) Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.
(EI03ET01) Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades.
(EI03ET05) Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças.
(EI03ET07) Relacionar números às suas respectivas quantidades e identificar o antes, o depois e o entre em uma sequência.
ENSINO FUNDAMENTAL 1
LÍNGUA PORTUGUESA
(EF01LP04) Distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos. Construção do sistema alfabético
(EF01LP05) Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.
(EF01LP07) Identificar fonemas e sua representação por letras.
(EF01LP10) Nomear as letras do alfabeto e recitá-lo na ordem das letras.
MATEMÁTICA
(EF01MA01) Utilizar números naturais como indicador de quantidade ou de ordem em diferentes situações cotidianas e reconhecer situações em que os números não indicam contagem nem ordem, mas sim código de identificação.
(EF01MA02) Contar de maneira exata ou aproximada, utilizando diferentes estratégias como o pareamento e outros agrupamentos.
(EF01MA09) Organizar e ordenar objetos familiares ou representações por figuras, por meio de atributos, tais como cor, forma e medida.
(EF01MA10) Descrever, após o reconhecimento e a explicitação de um padrão (ou regularidade), os elementos ausentes em sequências recursivas de números naturais, objetos ou figuras.
(EF01MA13) Relacionar figuras geométricas espaciais (cones, cilindros, esferas e blocos retangulares) a objetos familiares do mundo físico.
(EF01MA14) Identificar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo) em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em contornos de faces de sólidos geométricos.
ARTES
(EF15AR02) Explorar e reconhecer elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, cor, espaço, movimento etc.)
(EF15AR24) Caracterizar e experimentar brinquedos, brincadeiras, jogos, danças, canções e histórias de diferentes matrizes estéticas e culturais.
Como acessar o jogo educativo
Jogue na internet, acessando: https://www.escolagames.com.br/jogos/coralDidatico/