logo Escola Games
Site em inglês
logo Escola Games

Ficha pedagógica

Coral didático

Coral didático

No fundo do mar, existe um Coral Didático que vai te encantar! Com ele você vai aprender as letras, os números, as formas geométricas e as cores.

Acessar
BNCC - Educação Infantil
Campo de experiênciasFaixa etáriaObjetivos de aprendizagem e desenvolvimento
Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações
Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses)
(EI03ET05)

Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças.

BNCC - Ensino Fundamental
ComponenteAno / FaixaUnidades temáticasObjetos de conhecimentoHabilidades
Língua Portuguesa
1º Ano
Análise linguística/semiótica (Alfabetização)

Conhecimento do alfabeto do português do Brasil

(EF01LP04)

Distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos.

Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
personagem Escola Games

Dicas para o educador

Ideal para o trabalho com as crianças em fase de alfabetização, este jogo traz conteúdo sobre figuras geométricas, números, letras e cores! Com áudio, a proposta facilita a compreensão das crianças, que poderão jogar com mais autonomia.

Objetivos para o aluno

Conhecer as letras do alfabeto;

Diferenciar as letras do alfabeto;

Conhecer a ordem alfabética da escrita do alfabeto;

Associar letra ao seu som;

Desenvolver atenção, memória, oralidade e integração.

Conhecer as cores;

Diferenciar as cores;

Conhecer as formas geométricas;

Aprimorar a capacidade de discriminação visual;

Estabelecer relações entre objetos com figura geométrica plana, observando suas características;

Conhecer os números;

Diferenciar os números;

Conhecer a ordem numérica;

Objetivos para o professor

Possibilitar ao aluno identificar e diferenciar as letras do alfabeto;

Fixar conteúdo trabalhado em sala de aula;

Oferecer proposta lúdica e prazerosa que possibilite ao aluno associar as letras à sua grafia e sons.

Compor um ambiente facilitador e prazeroso para trabalhar os conteúdos abordados no jogo: letras do alfabeto, sequência numérica de 1 a 9, cores e as figuras geométricas: quadrado, retângulo, círculo, triângulo, pentágono e hexágono;

Estimular a troca de conhecimentos, a socialização e a interação entre os alunos;

Promover momentos de descontração e socialização do conhecimento.

Sugestão de abordagem para o professor

(Sugestão 1) O jogo pode ser trabalhado individualmente ou em duplas. Cada rodada possui seis jogadas e estas podem ser divididas entre os integrantes da dupla. É importante estimular a troca de conhecimento e ideias entre os alunos, pois esta interação é muito importante para o desenvolvimento e aprendizagem da turma.

(Sugestão 2) Para trabalhar com o alfabeto, enriqueça sua proposta pedindo aos alunos que falem uma palavra que tenha como inicial a letra que apareceu na bolha. Os alunos também poderão escrever a letra em uma folha e, depois, como registro da atividade, escrever uma palavra com cada letra que anotou.

(Sugestão 3) Durante o trabalho com as figuras geométricas, incentive os alunos a procurarem ao redor por objetos que possuem as mesmas formas das figuras geométricas apresentadas na atividade.

(Sugestão 4) Leve a ideia do jogo “Coral didático” para a sala de aula e monte um cenário de fundo do mar com um baú contendo cartas: das letras do alfabeto, os números de 1 a 9, as cores e as figuras geométricas. Jogue com os alunos e os incentive a acessar o jogo em casa, como fonte de aprendizagem para fixar o conteúdo trabalhado em sala de aula.

(Sugestão 5) Construir um jogo da memória utilizando desenhos de números, cores, palavras e formas geométricas;

(Sugestão 6) Fazer recorte em revistas montando formas geométricas;

(Sugestão 7) Recortar de revistas as letras do alfabeto colocando em ordem no caderno ou folha sulfite.

(Sugestão 8) Construir alfabeto de tampinhas de garrafas. Distribuir aos alunos e solicitarem que montem palavras simples.

(Sugestão 9) Levar os alunos para um ‘tour’ pela escola. Durante o passeio eles deverão observar tudo que está em volta, encontrando formas geométricas. A observação das formas em vários lugares, é importante para aproximar o conteúdo da realidade do aluno, dando maior sentido e motivando-os.

(Sugestão 10) Brincadeira da amarelinha com os números de 0 a 10. Contando em ordem crescente na ida e decrescente na volta.

(Sugestão 11) Montar um dominó de formas geométricas.

(Sugestão 12) Pintura com guache e cola colorida.

(Sugestão 13) Usar a tinta para fazer mistura e descoberta de novas cores.

Complementando o conteúdo

Para complementar o trabalho com as letras do alfabeto, o ESCOLA GAMES tem à disposição os jogos:

  • ALFABETO DE SABÃO

  • APRENDENDO O ALFABETO

  • HORA DE PINTAR O ALFABETO

  • LETRINHAS

  • PESCA LETRAS

  • BRINCANDO COM AS VOGAIS

  • URSINHO A, E, I, O, U

Para complementar o trabalho com as figuras geométricas, proponha o jogo:

  • FORMAS GEOMÉTRICAS

  • AVENTURA GEOMÉTRICA

  • FORMAS E DESENHOS

Mais propostas para trabalhar os números você encontrará no game:

  • EU SEI CONTAR

Para o trabalho com cores, utilize:

  • JOGO DAS CORES

E para trabalhar formas geométricas, palavras e número, proponha o game:

  • ESTOURA BALÃO