Back to Top icon+icon-facebookicon-fichaicon-fullscreenicon-kukagameslogo-safer icon-mobileicon-nucleoicon-printicon-seta-nexticon-seta-previcon-vire

Ficha para o professor

Completando os números

Completando os números

A galinha Bibi está pedindo ajuda para encontrar seus ovos. Para ajudá-la você deve encontrar a sequência numérica correta e preencher os espaços.

Preste bastante atenção para descobrir a lógica de cada fase.

JOGAR

Nível de Ensino

Ensino Fundamental I

Componente curricular

Matemática

Tema

Sequência numérica

Série

1º Ano - 2º Ano - 3º Ano - 4º Ano

Idade

06 a 10 anos

Objetivos para o aluno

  • Explorar e reconhecer os números;
  • Explicar que os números estão presentes no nosso dia a dia e questiona- lós em quais situações as sequências numéricas podem aparecer;
  • Identificar regularidades na sequência numérica para nomear, ler, escrever, comprar e ordenar números naturais;
  • Reconhecer as características do sistema de numeração decimal;
  • Formular estratégias sobre a escrita numérica, pela identificação da posição ocupada pelos números;
  • Exercitar o raciocínio lógico, encontrando os numerais que faltam em cada sequência;
  • Fixar conhecimento adquirido na sala de aula;

Objetivos para o professor

  • Oferecer situações em que os alunos possam analisar, interpretar e produzir sequências numéricas diversas;
  • Estimular o gosto pela Matemática, através de atividades lúdicas e prazerosas;
  • Reforçar conteúdo trabalhado em sala de aula;
  • Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos;
  • Reconhecer regularidades em sequências numéricas através da análise do resultado das operações;
  • Desenvolver nos alunos o raciocínio lógico estabelecendo relações e comparações entre a sequência numérica;
  • Estimular a troca de conhecimentos, a socialização e a interação entre os alunos;

Sugestão de abordagem para o professor

(Sugestão1) As crianças poderão estar em duplas ou trios e deverão trocar ideias para solucionar cada problema proposto. É imprescindível colocar em evidência o que cada aluno sabe e o que precisa aprender, para que a troca de ideias e conhecimentos entre eles, faça avançar na aprendizagem.

Como registro para o jogo, peça aos alunos que anotem os primeiros quatro números de cada sequência. Na sala de aula, distribua a turma em pequenos grupos. Cada grupo trabalhará com as sequências que anotou.

As crianças deverão descobrir a lógica de cada sequência e em seguida deverão criar outra proposta com a mesma lógica, usando outros números. Por exemplo: se tiverem a sequência 25, 30, 35..., poderão criar: 12, 17, 22, 27, etc.

(Sugestão 2) É essencial explorar com os alunos diferentes tipos de sequências numéricas. No quadro, peça-os para citarem exemplos de sequências numéricas, enquanto você anota todas elas. A partir delas, desafiar os alunos a elaborarem novos exemplos, como: Antecessor e sucessor, separação de números pares e ímpares, separação de unidade, dezena e centena.

(Sugestão 3) Trabalhar com outros exemplos relacionados a números do nosso cotidiano. Por exemplo, contar de 10 em 10 / 100 em 100 a partir do ano em que estamos, até chegar no ano 2500 / 3000.

Contar de 60 em 60, como fazemos a contagem das horas.

Contar de 1000 em 1000 como fazemos a contagem dos quilômetros.

(Sugestão 4) AMARELINHA

Desenhar a brincadeira da Amarelinha no chão da escola com o auxílio de um giz ou outro objeto lavável. Os números correspondentes da amarelinha devem representar uma determinada sequência lógica. Os alunos deverão descobrir qual é a sequência. Vá dificultando o jogo substituindo alguns números por símbolos e solicitar que os alunos consigam adivinhar qual o número da sequência.

(Sugestão 5) Imprimir desenhos cujo contorno esteja representado por sequências numéricas. Para revelar o desenho o aluno deve seguir a sequência tracejando com lápis.

(Sugestão 6) QUEBRA-CABEÇA NUMERADO

Imprima diversos desenhos em tamanho grande (folha A4), em seguida cole em uma cartolina para que as peças fiquem mais resistentes. Recorte o desenho em retângulos e numere-os. Divida a sala em grupos e solicite que os alunos montem as peças de quebra-cabeça. Eles devem seguir a sequência numérica para completar o desenho.

Complementando o conteúdo

O letramento matemático é definido pela competência e habilidade de raciocinar, representar, comunicar e argumentar matematicamente, de modo a favorecer a formulação e a resolução de problemas em uma diversidade de contextos, utilizando conceitos, procedimentos, fatos e ferramentas matemáticas. É também o letramento matemático que assegura aos alunos reconhecer que tais conhecimentos são fundamentais para a compreensão e a atuação no mundo. Além disso, por meio do letramento é possível desenvolver o caráter de jogo intelectual da Matemática como aspecto que favorece o desenvolvimento do raciocínio lógico e crítico, estimula a investigação e pode ser prazeroso (BNCC, p. 264).

A resolução de problemas, o desenvolvimento da capacidade de argumentar e justificar raciocínios são alguns aspectos diretamente relacionados ao letramento matemático. Essas habilidades são essenciais durante toda a vida e precisam ser desenvolvidas nas aulas desde os primeiros anos de escolaridade. Para que os alunos sejam capazes de resolver problemas, argumentar, aprender a ler, escrever e falar matemática, a aula deve estar pautada por atividades desafiadoras, problematizadoras e que favoreçam o trabalho em grupo, a articulação de pontos de vista e, também, ações de leitura e representação de pensamentos e conclusões. Nesse sentido os jogos online oferecem um cenário ideal para o desenvolvimento dessas atividades.

Conheça outros jogos do ESCOLA GAMES que auxiliará no desenvolvimento dessas habilidades:

Antecessor e Sucessor

Batalha dos Números

Aprenda a Contar

Mestre da Tabuada

Objetivo de aprendizagem e desenvolvimento segundo a BNCC

1º Ano

(EF01MA01) Utilizar números naturais como indicador de quantidade ou de ordem em diferentes situações cotidianas e reconhecer situações em que os números não indicam contagem nem ordem, mas sim código de identificação. Quantificação de elementos de uma coleção: estimativas, contagem um a um, pareamento ou outros agrupamentos e comparação.

(EF01MA02) Contar de maneira exata ou aproximada, utilizando diferentes estratégias como o pareamento e outros agrupamentos.

(EF01MA10) Descrever, após o reconhecimento e a explicitação de um padrão (ou regularidade), os elementos ausentes em sequências recursivas de números naturais, objetos ou figuras.

2º Ano

(EF02MA04) Compor e decompor números naturais de até três ordens, com suporte de material manipulável, por meio de diferentes adições. Construção de fatos fundamentais da adição e da subtração.

(EF02MA05) Construir fatos básicos da adição e subtração e utilizá-los no cálculo mental ou escrito. Problemas envolvendo diferentes significados da adição e da subtração (juntar, acrescentar, separar, retirar).

(EF02MA06) Resolver e elaborar problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até três ordens, com os significados de juntar, acrescentar, separar, retirar, utilizando estratégias pessoais. Problemas envolvendo adição de parcelas iguais (multiplicação).

(EF02MA07) Resolver e elaborar problemas de multiplicação (por 2, 3, 4 e 5) com a ideia de adição de parcelas iguais por meio de estratégias e formas de registro pessoais, utilizando ou não suporte de imagens e/ou material manipulável. Problemas envolvendo significados de dobro, metade, triplo e terça parte.

(EF02MA08) Resolver e elaborar problemas envolvendo dobro, metade, triplo e terça parte, com o suporte de imagens ou material manipulável, utilizando estratégias pessoais. Álgebra Construção de sequências repetitivas e de sequências recursivas.

(EF02MA09) Construir sequências de números naturais em ordem crescente ou decrescente a partir de um número qualquer, utilizando uma regularidade estabelecida. Identificação de regularidade de sequências e determinação de elementos ausentes na sequência.

(EF02MA10) Descrever um padrão (ou regularidade) de sequências repetitivas e de sequências recursivas, por meio de palavras, símbolos ou desenhos.

(EF02MA11) Descrever os elementos ausentes em sequências repetitivas e em sequências recursivas de números naturais, objetos ou figuras.

3º Ano

(EF03MA02) Identificar características do sistema de numeração decimal, utilizando a composição e a decomposição de número natural de até quatro ordens. Construção de fatos fundamentais da adição, subtração e multiplicação Reta numérica.

(EF03MA03) Construir e utilizar fatos básicos da adição e da multiplicação para o cálculo mental ou escrito.

(EF03MA05) Utilizar diferentes procedimentos de cálculo mental e escrito, inclusive os convencionais, para resolver problemas significativos envolvendo adição e subtração com números naturais. Problemas envolvendo significados da adição e da subtração: juntar, acrescentar, separar, retirar, comparar e completar quantidades.

(EF03MA06) Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com os significados de juntar, acrescentar, separar, retirar, comparar e completar quantidades, utilizando diferentes estratégias de cálculo exato ou aproximado, incluindo cálculo mental. Problemas envolvendo diferentes significados da multiplicação e da divisão: adição de parcelas iguais, configuração retangular, repartição em partes iguais e medida.

(EF03MA07) Resolver e elaborar problemas de multiplicação (por 2, 3, 4, 5 e 10) com os significados de adição de parcelas iguais e elementos apresentados em disposição retangular, utilizando diferentes estratégias de cálculo e registros.

(EF03MA10) Identificar regularidades em sequências ordenadas de números naturais, resultantes da realização de adições ou subtrações sucessivas, por um mesmo número, descrever uma regra de formação da sequência e determinar elementos faltantes ou seguintes.

4º Ano

(EF04MA03) Resolver e elaborar problemas com números naturais envolvendo adição e subtração, utilizando estratégias diversas, como cálculo, cálculo mental e algoritmos, além de fazer estimativas do resultado.

(EF04MA05) Utilizar as propriedades das operações para desenvolver estratégias de cálculo.

(EF04MA11) Identificar regularidades em sequências numéricas compostas por múltiplos de um número natural.

Como acessar o jogo educativo

Jogue na internet, acessando: https://www.escolagames.com.br/jogos/completandoNumeros/