Ficha para o professor
Receitas com muito queijo, igrejas repletas de ouro e belas cachoeiras.
Minas Gerais um lugar de encanto e magia.
JOGARNível de Ensino
Educação Infantil
Ensino Fundamental I
Componente curricular
Matemática
História
Tema
Série
1º Estágio - 2º Estágio - 1º Ano - 2º Ano - 3º Ano
Idade
05 a 09 anos
Objetivos para o aluno
Objetivos para o professor
Sugestão de abordagem para o professor
(Sugestão 1) Fazer uma visita pelos patrimônios culturais da cidade (casas tombadas, parques, praças, museus).
(Sugestão 2) Solicitar que os alunos façam uma pesquisa sobre a história de sua cidade.
(Sugestão 3) Produzir um mural com uma linha do tempo sobre eventos importantes na história de Minas Gerais.
(Sugestão 4) Produzir um mapa gigante apontando e ligando a rota do ouro. Dica: use glitter dourado para traçar a rota.
(Sugestão 5) Pesquisar outros lugares históricos, comidas e costumes de Minas Gerais que não apareceram no game: Ouro Preto, Serra da Canastra, Tiradentes... e e etc.
(Sugestão 6) Após o estudo dos patrimônios culturais, selecione várias fotos, imprima, exponha no chão da sala em cima de um lençol e numere. Em seguida reúna os alunos em grupos e peça que eles apontem em que cidade fica as imagens daquelas fotografias.
(Sugestão 7) Solicite que os estudantes façam um desenho do patrimônio histórico com o qual eles mais se identificaram, acompanhado de um pequeno texto justificando a escolha do mesmo.
(Sugestão 8) Promova uma tarde (ou manhã) com piquenique com as “delícias de Minas”.
Complementando o conteúdo
O patrimônio cultural é composto de muitas coisas grandes e pequenas. Podemos ver isso nos prédios, paisagens urbanas e até mesmo em vestígios arqueológicos. A cultura também pode ser percebida por meio de fontes naturais: a agricultura e as paisagens associadas a ela. É preservado por meio de livros, artefatos, objetos, imagens, fotografias, arte e tradição oral. A herança cultural está na comida que comemos, nas roupas que vestimos, nas religiões que seguimos e nas habilidades que aprendemos. Às vezes, podemos tocar e ver o que constitui uma cultura; outras vezes, é intangível.
Abaixo listamos 5 benefícios da importância dos patrimônios culturais nos espaços formais e não formais da educação.
Compreender significa apreciar:
Como seres humanos, quando entendemos algo, valorizamos essa coisa; e quando valorizamos algo, nós o protegeremos e nos esforçaremos para aprender ainda mais. É importante que os alunos aprendam sobre o patrimônio cultural porque, por meio de um entendimento adequado, o aluno será capaz de se conectar e apreciar o patrimônio cultural e aplicá-lo à sua própria vida.
Os alunos serão inspirados a se conectar com sua cultura:
Não há nada melhor do que saber que seus alunos estão inspirados e conectados com o que estão aprendendo e pesquisando. Quando os alunos se sentem emocionalmente conectados com o curso, muitas vezes eles se sentem mais inspirados para serem criativos e se esforçam muito para fazer o trabalho.
Nosso futuro se beneficiará com o ensino do patrimônio cultural: Se ensinarmos herança cultural aos alunos, eles imediatamente começarão a valorizar sua cultura e a cultura do mundo ao seu redor. Os alunos podem ter se surpreendido no passado pensando de onde todos viemos, como eram as pessoas antes de nós, o que comiam, o que faziam para se divertir? Esses tipos de perguntas orientam os alunos a olhar para dentro e também para frente.
Nós nos conectamos:
Quando os alunos aprendem que compartilham mais do que pensam que fazemos, geralmente se sentem menos sozinhos. É um momento assustador ser um adolescente no ensino médio e, como educador, é importante lembrar que os alunos querem se conectar conosco e com seus colegas. Pode ser difícil para alguns alunos encontrar um terreno comum com aqueles ao seu redor e, claro, isso leva ao bullying e outros problemas entre os grupos de adolescentes, mas por meio da educação pode haver um vínculo que aproxima os alunos.
Podemos trabalhar juntos para proteger o patrimônio cultural:
Infelizmente, é comum que o patrimônio cultural seja destruído. Embora existam leis em vigor para proteger o patrimônio cultural em muitas partes do mundo, nem sempre é seguro e protegido. É importante ensinar aos alunos que o patrimônio cultural está em perigo porque, como eles são o futuro, provavelmente sentirão que desejam ajudar a preservar o passado.
Objetivo de aprendizagem e desenvolvimento segundo a BNCC
(EI03EO02) Agir de maneira independente, com confiança em suas capacidades, reconhecendo suas conquistas e limitações.
(EI03EO06) Manifestar interesse e respeito por diferentes culturas e modos de vida.
(EI03CG02) Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.
(EI03ET01) Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades.
(EI03ET05) Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças
(EI03ET06) Relatar fatos importantes sobre seu nascimento e desenvolvimento, a história dos seus familiares e da sua comunidade.
ENSINO FUNDAMENTAL 1 - MATEMÁTICA
(EF01MA09) Organizar e ordenar objetos familiares ou representações por figuras, por meio de atributos, tais como cor, forma e medida.
(EF01MA10) Descrever, após o reconhecimento e a explicitação de um padrão (ou regularidade), os elementos ausentes em sequências recursivas de números naturais, objetos ou figuras.
(EF01MA11) Descrever a localização de pessoas e de objetos no espaço em relação à sua própria posição, utilizando termos como à direita, à esquerda, em frente, atrás.
(EF02MA12) Identificar e registrar, em linguagem verbal ou não verbal, a localização e os deslocamentos de pessoas e de objetos no espaço, considerando mais de um ponto de referência, e indicar as mudanças de direção e de sentido.
ENSINO FUNDAMENTAL 1 - HISTÓRIA
(EF01HI02) Identificar a relação entre as suas histórias e as histórias de sua família e de sua comunidade.
(EF02HI03) Selecionar situações cotidianas que remetam à percepção de mudança, pertencimento e memória.
(EF02HI04) Selecionar e compreender o significado de objetos e documentos pessoais como fontes de memórias e histórias nos âmbitos pessoal, familiar, escolar e comunitário.
(EF02HI08) Compilar histórias da família e/ou da comunidade registradas em diferentes fontes.
(EF02HI09) Identificar objetos e documentos pessoais que remetam à própria experiência no âmbito da família e/ou da comunidade, discutindo as razões pelas quais alguns objetos são preservados e outros são descartados.
(EF03HI01) Identificar os grupos populacionais que formam a cidade, o município e a região, as relações estabelecidas entre eles e os eventos que marcam a formação da cidade, como fenômenos migratórios (vida rural/vida urbana), desmatamentos, estabelecimento de grandes empresas etc.
(EF03HI02) Selecionar, por meio da consulta de fontes de diferentes naturezas, e registrar acontecimentos ocorridos ao longo do tempo na cidade ou região em que vive.
(EF03HI04) Identificar os patrimônios históricos e culturais de sua cidade ou região e discutir as razões culturais, sociais e políticas para que assim sejam considerados.
(EF03HI05) Identificar os marcos históricos do lugar em que vive e compreender seus significados.
(EF03HI06) Identificar os registros de memória na cidade (nomes de ruas, monumentos, edifícios etc.), discutindo os critérios que explicam a escolha desses nomes. A produção dos marcos da memória: formação cultural da população
(EF03HI07) Identificar semelhanças e diferenças existentes entre comunidades de sua cidade ou região, e descrever o papel dos diferentes grupos sociais que as formam.
Como acessar o jogo educativo
Jogue na internet, acessando: https://www.escolagames.com.br/jogos/circolandoMinasGerais/