Back to Top icon+icon-facebookicon-fichaicon-fullscreenicon-kukagameslogo-safer icon-mobileicon-nucleoicon-printicon-seta-nexticon-seta-previcon-vire

Ficha para o professor

5 Sentidos

5 Sentidos

Venha para o monastério Escola Games estudar os 5 sentidos: visão, olfato, tato, paladar e audição. Após conhecer esses sentidos, você irá ajudar o monge a meditar!

Nível de Ensino

Educação Infantil

Componente curricular

Ciências

Tema

Sentidos humano.

Série

1º Estágio - 2º Estágio

Idade

04 a 06 anos

Objetivos para o aluno

  • Estimular e desenvolver os cinco sentidos;
  • Estimular e desenvolver a coordenação motora;
  • Aprimorar a interpretação cognitiva através do uso dos sentidos (como e quando usamos deles e para quê);
  • Trabalhar autoconhecimento;
  • Identificar e diferenciar os sentidos, aprendendo como cada um deles funciona e opera no corpo humano;
  • Identificar e classificar diferentes informações;
  • Conhecer os cinco sentidos e os órgãos responsáveis pela sua percepção;
  • Compreender a função de cada um dos sentidos;
  • Perceber a importância dos órgãos dos sentidos na vida cotidiana;
  • Fixar conhecimento adquirido em sala de aula;

Objetivos para o professor

  • Estimular o reconhecimento dos órgãos dos sentidos como determinantes da percepção que temos do mundo;
  • Desenvolver experiências sensoriais com os órgãos dos sentidos;
  • Apresentar os órgãos dos sentidos pelo enfoque lúdico das atividades planejadas;
  • Desenvolver com a criança atividade corporal de equilíbrio e coordenação motora; desenvolver coordenação motora na
  • manipulação do trabalho manual;
  • Oferecer o jogo como recurso didático para fixar o conteúdo trabalhado em sala de aula;
  • Ampliar conhecimentos dos alunos;

Sugestão de abordagem para o professor

(Sugestão 1) Divida a turma em duplas para este jogo. É importante ler com os alunos as informações que aparecem sobre cada sentido, deixando que as crianças comentem o que sabem, relatando o que aprenderam sobre o conteúdo.

Depois, cada dupla terá que responder às questões, sistematizando o conteúdo. Os alunos deverão se revezar para clicar nas respostas, mas deverão encontrá-las em conjunto, discutindo, trocando ideias.

Um registro poderá ser proposto: entregar Xerox de uma tabela com o desenho dos 5 órgãos dos sentidos. A cada jogada, as crianças deverão escrever na frente do órgão do sentido trabalhado, a palavra que se relaciona a ele.

O conteúdo “Órgãos dos sentidos” deverá ser trabalhado em um Projeto Interdisciplinar, onde propostas de escrita, leitura, brincadeiras, pesquisas, experiências e outras, devem ser levadas para a sala de aula.

Aqui, sugestões de atividades para compor este projeto:

(Sugestão 2) Levar saquinho com objetos dentro para o aluno colocar a mãozinha, pegar um objeto e tentar descobrir o que é, apenas usando o tato. Os olhos deverão estar vendados.

(Sugestão 3) Observar objetos com lupa. Explorar objetos usando este instrumento, descrevendo o maior número de detalhes possível. Exemplo: folha de árvore.

(Sugestão 4) Jogo da memória.

(Sugestão 5) Fazer pesquisas para descobrir informações sobre os órgãos dos sentidos. Exemplos: Por que temos dois olhos e não apenas um? / Para que servem os pelos do nariz e o muco?

(Sugestão 6) Através de experiências, responder a questões como: Quais partes do corpo, além das mãos, permitem identificar os objetos – com olhos vendados? / Podemos identificar os materiais apenas pelo odor? / Podemos sentir mais de um odor ao mesmo tempo? / O que acontece quando comemos e nosso nariz está entupido? / Se taparmos um ouvido ouviremos? E se taparmos os dois? / Como podemos aumentar o som da nossa voz sem gritar?

(Sugestão 7) Analisar a anatomia da língua, descobrir o que são papilas gustativas.

(Sugestão 8) Analisar sons da escola: ouvidos de perto e depois de longe.

(Sugestão 9) Explorar sons que nosso corpo pode fazer: palmas, sons com a boca, sons com a batida dos pés, mão e pés, dedos e etc.

(Sugestão 10) Dado dos 5 sentidos. Construa um dado com cada lado representado por um sentido, o sexto lado deve representar todos. Cada aluno joga o dado e ao cair ele deve promover uma brincadeira com o colega provocando aquele sentido.

(Sugestão 11) Quadro de texturas. Monte um quadro ou cartaz com elementos de diferentes texturas, como por exemplo: Bucha (lado amarelo = macio, lado verde = áspero) (Cetim = mole) Couro = resistente) e etc.

(Sugestão 12) Coloque um prato com diversos alimentos de sabores e aromas diferentes, peça para os alunos explorarem. Leve sabores azedos, amargo, doces, salgados.

(Sugestão 13) Produza com os alunos massinhas do tipo Slime.

(Sugestão 14) Para o olfato, levar diferentes fragrâncias, identificar quais são os cheiros, classificá-los entre agradáveis e desagradáveis, usar da mesma brincadeira de adivinhar às cegas qual é o cheiro que estão sentindo, etc

(Sugestão 15) Para a visão, trabalhar através de brincadeiras, cartazes, recortes e colagens, vídeos e livros as diferenças entre as cores (e como percebemos elas), claro e escuro (luz e sombra), tamanho (pequeno e grande), comunicação gestual e etc;

(Sugestão 16) Brincar de cabra-cega.

Complementando o conteúdo

Além de explorar os 5 sentidos nas diversas atividades que propomos aqui, você também pode trabalhar conhecimentos teóricos envolvendo curiosidades sobre o assunto.

Visão – A retina do olho “vê” o mundo ao contrário

A função da visão é além de simplesmente focalizar raios de luz para formar a imagem que está diante de nossos olhos. O olho humano é formado por um conjunto de lentes, que convergem os feixes luminosos para projeção na retina. Por conta das características dessas lentes, é possível observar objetos à distância, mas a visão que chega ao nosso ponto focal está de “cabeça para baixo’. Então como nós não vemos tudo ao contrário? Simples: milhões de células fotorreceptoras da retina interpretam os sinais e invertem a imagem, ou seja, “revertendo” o que vemos.

Tato – A pele tem receptores diferentes para calor e frio

O tato nos dá diversas informações do ambiente que interagimos, incluindo as sensações de calor e frio. Os termorreceptores, presentes na derme, percebem o frio e o calor… dentro dos seus limites. Receptores de frio deixam de ser estimulados em temperaturas abaixo de 5 °C. Já os de calor, começam a ser substituídos por receptores de dor a partir de 45 °C, para evitar danos na nossa pele. Por isso começamos a sentir dores em temperaturas muito altas, como no fogo.

Audição – O ouvido possui os menores ossos do corpo humano

A percepção do som depende da percepção de ondas sonoras. Essas ondas passam pelo canal auricular, e são direcionados para o tímpano. O martelo, a bigorna e o estribo, que são ossos bem diminutos, convergem as ondas sonoras para a cóclea, e daí para os receptores sonoros. A título de curiosidade, o título de “menor dos menores” vai para o estribo, que pode medir de 4 a 7 mm. E a articulação entre estribo e bigorna é a menor de todo o corpo humano.

Paladar – O paladar é o único sentido necessário à vida

A percepção do sabor é mais importante do que imaginamos. A língua apresenta diferentes sensores de sabor, que são as papilas. Elas fornecem ao cérebro informações sobre se o que estamos ingerindo é passível de ingestão, como alimentos de paladar doce, ou de rejeição, quando sentimos um alimento amargo ou extremamente azedo. A grande questão é que, em casos de ausência de percepção do paladar, o humano deixa de se alimentar com frequência, sendo necessária intervenção médica.

Olfato – Não se sabe totalmente como funciona o olfato

O nariz percebe o olfato graças a receptores de odor, que após entrarem em contato com moléculas odoríferas, transmitem a informação do cheiro ao cérebro. Porém, não se sabe exatamente como funciona a percepção ao odor.

FONTE: BLOG RACHA CUCA

Disponível em: https://blog.rachacuca.com.br/curiosidades/curiosidades-sobre-os-cinco-sentidos-do-corpo-humano/

Acesso em: 10 de Abril de 2021.

Como acessar o jogo educativo

Jogue na internet, acessando: https://www.escolagames.com.br/jogos/cincoSentidos/

Jogue a versão em inglês do jogo, acessando http://www.bestschoolgames.com/educational-games/five-senses/.