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Ficha pedagógica

5 Sentidos

5 Sentidos

Você já ouviu falar nos 5 sentidos?

Eles são a forma que o nosso corpo descobriu de interagir e entender o mundo à nossa volta. Através dos olhos, do nariz, da pele e das mãos, da boca e dos ouvidos, nós somos capazes de decifrar o mundo! Saiba mais sobre os 5 sentidos com o monge do Escola Games e o ajude a meditar direitinho.

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BNCC - Educação Infantil
Campo de experiênciasFaixa etáriaObjetivos de aprendizagem e desenvolvimento
O eu, o outro e o nós
Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses)
(EI03EO05)

Demonstrar valorização das características de seu corpo e respeitar as características dos outros (crianças e adultos) com os quais convive.

BNCC - Ensino Fundamental
ComponenteAno / FaixaUnidades temáticasObjetos de conhecimentoHabilidades
Ciências
1º Ano
Vida e evolução

Corpo humano Respeito à diversidade

(EF01CI02)

Localizar, nomear e representar graficamente (por meio de desenhos) partes do corpo humano e explicar suas funções.

Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
personagem Escola Games

Dicas para o educador

Não há como capturar e perceber nossos arredores sem usar pelo menos um (ou mais) dos nossos cinco sentidos, seja a audição, a visão, o tato, paladar ou olfato. Eles são a porta de entrada para que qualquer mensagem, estímulo ou sensação chegue até nós. O jogo traz as principais informações sobre cada um dos cinco sentidos, além de uma brincadeira divertida de perguntas que testam os conhecimentos adquiridos sobre o conteúdo. Ideal para sistematizar o Projeto de Ciências sobre Órgãos dos Sentidos!

Objetivos para o aluno

Estimular e desenvolver os cinco sentidos;

Estimular e desenvolver a coordenação motora;

Aprimorar a interpretação cognitiva através do uso dos sentidos (como e quando usamos deles e para quê);

Trabalhar autoconhecimento;

Identificar e diferenciar os sentidos, aprendendo como cada um deles funciona e opera no corpo humano;

Identificar e classificar diferentes informações;

Conhecer os cinco sentidos e os órgãos responsáveis pela sua percepção;

Compreender a função de cada um dos sentidos;

Perceber a importância dos órgãos dos sentidos na vida cotidiana;

Fixar conhecimento adquirido em sala de aula;

Objetivos para o professor

Estimular o reconhecimento dos órgãos dos sentidos como determinantes da percepção que temos do mundo;

Desenvolver experiências sensoriais com os órgãos dos sentidos;

Apresentar os órgãos dos sentidos pelo enfoque lúdico das atividades planejadas;

Desenvolver com a criança atividade corporal de equilíbrio e coordenação motora; desenvolver coordenação motora na

manipulação do trabalho manual;

Oferecer o jogo como recurso didático para fixar o conteúdo trabalhado em sala de aula;

Ampliar conhecimentos dos alunos;

Sugestão de abordagem para o professor

(Sugestão 1) Divida a turma em duplas para este jogo. É importante ler com os alunos as informações que aparecem sobre cada sentido, deixando que as crianças comentem o que sabem, relatando o que aprenderam sobre o conteúdo.

Depois, cada dupla terá que responder às questões, sistematizando o conteúdo. Os alunos deverão se revezar para clicar nas respostas, mas deverão encontrá-las em conjunto, discutindo, trocando ideias.

Um registro poderá ser proposto: entregar Xerox de uma tabela com o desenho dos 5 órgãos dos sentidos. A cada jogada, as crianças deverão escrever na frente do órgão do sentido trabalhado, a palavra que se relaciona a ele.

O conteúdo “Órgãos dos sentidos” deverá ser trabalhado em um Projeto Interdisciplinar, onde propostas de escrita, leitura, brincadeiras, pesquisas, experiências e outras, devem ser levadas para a sala de aula.

Aqui, sugestões de atividades para compor este projeto:

(Sugestão 2) Levar saquinho com objetos dentro para o aluno colocar a mãozinha, pegar um objeto e tentar descobrir o que é, apenas usando o tato. Os olhos deverão estar vendados.

(Sugestão 3) Observar objetos com lupa. Explorar objetos usando este instrumento, descrevendo o maior número de detalhes possível. Exemplo: folha de árvore.

(Sugestão 4) Jogo da memória.

(Sugestão 5) Fazer pesquisas para descobrir informações sobre os órgãos dos sentidos. Exemplos: Por que temos dois olhos e não apenas um? / Para que servem os pelos do nariz e o muco?

(Sugestão 6) Através de experiências, responder a questões como: Quais partes do corpo, além das mãos, permitem identificar os objetos – com olhos vendados? / Podemos identificar os materiais apenas pelo odor? / Podemos sentir mais de um odor ao mesmo tempo? / O que acontece quando comemos e nosso nariz está entupido? / Se taparmos um ouvido ouviremos? E se taparmos os dois? / Como podemos aumentar o som da nossa voz sem gritar?

(Sugestão 7) Analisar a anatomia da língua, descobrir o que são papilas gustativas.

(Sugestão 8) Analisar sons da escola: ouvidos de perto e depois de longe.

(Sugestão 9) Explorar sons que nosso corpo pode fazer: palmas, sons com a boca, sons com a batida dos pés, mão e pés, dedos e etc.

(Sugestão 10) Dado dos 5 sentidos. Construa um dado com cada lado representado por um sentido, o sexto lado deve representar todos. Cada aluno joga o dado e ao cair ele deve promover uma brincadeira com o colega provocando aquele sentido.

(Sugestão 11) Quadro de texturas. Monte um quadro ou cartaz com elementos de diferentes texturas, como por exemplo: Bucha (lado amarelo = macio, lado verde = áspero) (Cetim = mole) Couro = resistente) e etc.

(Sugestão 12) Coloque um prato com diversos alimentos de sabores e aromas diferentes, peça para os alunos explorarem. Leve sabores azedos, amargo, doces, salgados.

(Sugestão 13) Produza com os alunos massinhas do tipo Slime.

(Sugestão 14) Para o olfato, levar diferentes fragrâncias, identificar quais são os cheiros, classificá-los entre agradáveis e desagradáveis, usar da mesma brincadeira de adivinhar às cegas qual é o cheiro que estão sentindo, etc

(Sugestão 15) Para a visão, trabalhar através de brincadeiras, cartazes, recortes e colagens, vídeos e livros as diferenças entre as cores (e como percebemos elas), claro e escuro (luz e sombra), tamanho (pequeno e grande), comunicação gestual e etc;

(Sugestão 16) Brincar de cabra-cega.

Complementando o conteúdo

Além de explorar os 5 sentidos nas diversas atividades que propomos aqui, você também pode trabalhar conhecimentos teóricos envolvendo curiosidades sobre o assunto.

Visão – A retina do olho “vê” o mundo ao contrário

A função da visão é além de simplesmente focalizar raios de luz para formar a imagem que está diante de nossos olhos. O olho humano é formado por um conjunto de lentes, que convergem os feixes luminosos para projeção na retina. Por conta das características dessas lentes, é possível observar objetos à distância, mas a visão que chega ao nosso ponto focal está de “cabeça para baixo’. Então como nós não vemos tudo ao contrário? Simples: milhões de células fotorreceptoras da retina interpretam os sinais e invertem a imagem, ou seja, “revertendo” o que vemos.

Tato – A pele tem receptores diferentes para calor e frio

O tato nos dá diversas informações do ambiente que interagimos, incluindo as sensações de calor e frio. Os termorreceptores, presentes na derme, percebem o frio e o calor… dentro dos seus limites. Receptores de frio deixam de ser estimulados em temperaturas abaixo de 5 °C. Já os de calor, começam a ser substituídos por receptores de dor a partir de 45 °C, para evitar danos na nossa pele. Por isso começamos a sentir dores em temperaturas muito altas, como no fogo.

Audição – O ouvido possui os menores ossos do corpo humano

A percepção do som depende da percepção de ondas sonoras. Essas ondas passam pelo canal auricular, e são direcionados para o tímpano. O martelo, a bigorna e o estribo, que são ossos bem diminutos, convergem as ondas sonoras para a cóclea, e daí para os receptores sonoros. A título de curiosidade, o título de “menor dos menores” vai para o estribo, que pode medir de 4 a 7 mm. E a articulação entre estribo e bigorna é a menor de todo o corpo humano.

Paladar – O paladar é o único sentido necessário à vida

A percepção do sabor é mais importante do que imaginamos. A língua apresenta diferentes sensores de sabor, que são as papilas. Elas fornecem ao cérebro informações sobre se o que estamos ingerindo é passível de ingestão, como alimentos de paladar doce, ou de rejeição, quando sentimos um alimento amargo ou extremamente azedo. A grande questão é que, em casos de ausência de percepção do paladar, o humano deixa de se alimentar com frequência, sendo necessária intervenção médica.

Olfato – Não se sabe totalmente como funciona o olfato

O nariz percebe o olfato graças a receptores de odor, que após entrarem em contato com moléculas odoríferas, transmitem a informação do cheiro ao cérebro. Porém, não se sabe exatamente como funciona a percepção ao odor.

FONTE: BLOG RACHA CUCA

Disponível em: https://blog.rachacuca.com.br/curiosidades/curiosidades-sobre-os-cinco-sentidos-do-corpo-humano/

Acesso em: 10 de Abril de 2021.

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