Ficha para o professor
O carnaval está chegando!
E você, já escolheu sua fantasia?
Escolha sua fantasia favorita e venha brincar no bloquinho Escola Games.
JOGARNível de Ensino
Educação Infantil
Ensino Fundamental I
Componente curricular
Matemática
Tema
Série
2º Estágio - 1º Ano - 2º Ano - 3º Ano
Idade
04 a 08 anos
Objetivos para o aluno
Objetivos para o professor
Sugestão de abordagem para o professor
(Sugestão 1) Perguntar para os alunos:
O que é o carnaval?
O que fazemos no carnaval?
Existe carnaval em outros países?
Quando é o Carnaval?
(Sugestão 2) Pesquisar juntamente com os alunos a origem do Carnaval.
(Sugestão 3) Cantar e dançar músicas de carnaval (trabalho interdisciplinar com o professor de educação física)
(Sugestão 4) Fazer glitter ecológico e explicar os riscos que os glitters tradicionais proporcionam ao meio ambiente (trabalho interdisciplinar com o professor de ciências).
Receita do glitter ecológico: https://www.ecycle.com.br/glitter-ecologico/
(Sugestão 5) Criar e pintar máscaras de carnaval. (trabalho interdisciplinar com o professor de artes).
(Sugestão 6) Programar uma manhã ou tarde de carnaval para as crianças, com muita música, danças e fantasias.
(Sugestão 7) Pesquisar sobre as escolas de samba mais famosas em sua região.
(Sugestão 8) Sugestão de desenhos para colorir e atividades sobre carnaval.
Disponível em: https://atividadespedagogicas.net/carnaval
Acesso em: 16 de fevereiro de 2022
(Sugestão 9) Com os 3ºs anos utiliza problemas matemáticos envolvendo o assunto carnaval, por exemplo: valor de máscaras e fantasias, quantidade de glitter e confete, tamanho dos tecidos para fantasias etc.
Complementando o conteúdo
A História do Carnaval do Brasil é bastante intrigante e informativa. Os primeiros carnavais pré-Quaresma aconteceram na Itália. Carnaval veio da palavra Carne Vale que se traduz em 'Adeus à Carne'. Desde então, o termo carnaval foi usado para sinalizar o início de um período de abstinência de 40 dias conhecido como Quaresma.
Embora a prática dos carnavais tenha origem na Europa, a influência africana é evidente nos carnavais brasileiros que vemos hoje. A história do carnaval dita que isso começou quando o Brasil se tornou uma colônia de Portugal. Devido ao tráfico de escravos africanos, os carnavais adaptaram as práticas tribais que incluíam desfilar pela vila, o que na verdade era feito para afastar todos os maus espíritos da região. As pessoas começaram a usar fantasias e máscaras tribais durante as celebrações.
Fonte: https://www.riocarnaval.org/brazil-carnival/carnival-history
Acesso em: 16 de fevereiro de 2022
Objetivo de aprendizagem e desenvolvimento segundo a BNCC
EDUCAÇÃO INFANTIL
(EI03EO02) Agir de maneira independente, com confiança em suas capacidades, reconhecendo suas conquistas e limitações.
(EI03CG02) Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.
(EI03CG05) Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.
(EI03ET01) Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades.
(EI03ET05) Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças.
ENSINO FUNDAMENTAL 1
(EF01MA09) Organizar e ordenar objetos familiares ou representações por figuras, por meio de atributos, tais como cor, forma e medida.
(EF01MA10) Descrever, após o reconhecimento e a explicitação de um padrão (ou regularidade), os elementos ausentes em sequências recursivas de números naturais, objetos ou figuras.
(EF01MA11) Descrever a localização de pessoas e de objetos no espaço em relação à sua própria posição, utilizando termos como à direita, à esquerda, em frente, atrás.
Como acessar o jogo educativo
Jogue na internet, acessando: https://www.escolagames.com.br/jogos/carnaval/