Carnaval

Quem aí gosta de brincar de pular o Carnaval? É nessa festa super divertida que nos fantasiamos, brincamos e pulamos de montão. Vamos brincar de quebra-cabeça com as fantasias mais legais da festa! Venha brincar no bloquinho Escola Games.

BNCC - Educação Infantil
Campo de experiênciasFaixa etáriaObjetivos de aprendizagem e desenvolvimento
Corpo, gestos e movimentos
Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses)
(EI03CG05)

Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.

Álgebra

Padrões figurais e numéricos: investigação de regularidades ou padrões em sequências

Organizar e ordenar objetos familiares ou representações por figuras, por meio de atributos, tais como cor, forma e medida.

O carnaval muitas vezes é associado a coisas de adultos, porém o carnaval também pode ser muito divertido para as crianças. Elas aprendem sobre sua própria cultura local, sobre a cultura de outros países, além disso é um excelente momento para praticar atividades físicas como a dança, atividades artísticas como pintura e desenho e ao mesmo tempo aprender sobre história. Esse game aliado as propostas apresentadas nessa ficha irão promover um aprendizado lúdico, divertido e significativo para as crianças.

Conhecer sobre a cultura do país;

Compreender o que é o carnaval;

Estimular a aprendizagem;

Desenvolver a atenção e o pensamento lógico;

Desenvolver a coordenação motora;

Favorecer o desenvolvimento da atuação da memória;

Desenvolver diferentes habilidades do pensamento como: observar, comparar, analisar e sintetizar;

Analisar figuras e ampliar as noções de composição e decomposição a partir da fragmentação de uma imagem;

Perceber as diferentes posições de figuras fragmentadas de uma imagem;

Apresentar aos alunos a cultura do país;

Ensinar sobre o carnaval;

Oferecer o jogo como recurso didático para fixar o conteúdo trabalhado em sala de aula;

Trabalhar com os alunos as habilidades motoras, habilidades de concentração e raciocínio lógico;

Trabalhar a coordenação motora através do uso do mouse;

Possibilitar o desenvolvimento das diversas habilidades do pensamento, como a observação, a comparação, análise e a capacidade de sintetizar;

(Sugestão 1) Perguntar para os alunos:

O que é o carnaval?

O que fazemos no carnaval?

Existe carnaval em outros países?

Quando é o Carnaval?

(Sugestão 2) Pesquisar juntamente com os alunos a origem do Carnaval.

(Sugestão 3) Cantar e dançar músicas de carnaval (trabalho interdisciplinar com o professor de educação física)

(Sugestão 4) Fazer glitter ecológico e explicar os riscos que os glitters tradicionais proporcionam ao meio ambiente (trabalho interdisciplinar com o professor de ciências).

Receita do glitter ecológico: https://www.ecycle.com.br/glitter-ecologico/

(Sugestão 5) Criar e pintar máscaras de carnaval. (trabalho interdisciplinar com o professor de artes).

(Sugestão 6) Programar uma manhã ou tarde de carnaval para as crianças, com muita música, danças e fantasias.

(Sugestão 7) Pesquisar sobre as escolas de samba mais famosas em sua região.

(Sugestão 8) Sugestão de desenhos para colorir e atividades sobre carnaval.

Disponível em: https://atividadespedagogicas.net/carnaval

Acesso em: 16 de fevereiro de 2022

(Sugestão 9) Com os 3ºs anos utiliza problemas matemáticos envolvendo o assunto carnaval, por exemplo: valor de máscaras e fantasias, quantidade de glitter e confete, tamanho dos tecidos para fantasias etc.

A História do Carnaval do Brasil é bastante intrigante e informativa. Os primeiros carnavais pré-Quaresma aconteceram na Itália. Carnaval veio da palavra Carne Vale que se traduz em 'Adeus à Carne'. Desde então, o termo carnaval foi usado para sinalizar o início de um período de abstinência de 40 dias conhecido como Quaresma.

Embora a prática dos carnavais tenha origem na Europa, a influência africana é evidente nos carnavais brasileiros que vemos hoje. A história do carnaval dita que isso começou quando o Brasil se tornou uma colônia de Portugal. Devido ao tráfico de escravos africanos, os carnavais adaptaram as práticas tribais que incluíam desfilar pela vila, o que na verdade era feito para afastar todos os maus espíritos da região. As pessoas começaram a usar fantasias e máscaras tribais durante as celebrações.

Fonte: https://www.riocarnaval.org/brazil-carnival/carnival-history

Acesso em: 16 de fevereiro de 2022