Back to Top icon+icon-facebookicon-fichaicon-fullscreenicon-kukagameslogo-safer icon-mobileicon-nucleoicon-printicon-seta-nexticon-seta-previcon-vire

Ficha para o professor

Carnaval

Carnaval

O carnaval está chegando!

E você, já escolheu sua fantasia?

Escolha sua fantasia favorita e venha brincar no bloquinho Escola Games.

JOGAR

Nível de Ensino

Educação Infantil

Ensino Fundamental I

Componente curricular

Matemática

Tema

Série

2º Estágio - 1º Ano - 2º Ano - 3º Ano

Idade

04 a 08 anos

Objetivos para o aluno

  • Conhecer sobre a cultura do país;
  • Compreender o que é o carnaval;
  • Estimular a aprendizagem;
  • Desenvolver a atenção e o pensamento lógico;
  • Desenvolver a coordenação motora;
  • Favorecer o desenvolvimento da atuação da memória;
  • Desenvolver diferentes habilidades do pensamento como: observar, comparar, analisar e sintetizar;
  • Analisar figuras e ampliar as noções de composição e decomposição a partir da fragmentação de uma imagem;
  • Perceber as diferentes posições de figuras fragmentadas de uma imagem;

Objetivos para o professor

  • Apresentar aos alunos a cultura do país;
  • Ensinar sobre o carnaval;
  • Oferecer o jogo como recurso didático para fixar o conteúdo trabalhado em sala de aula;
  • Trabalhar com os alunos as habilidades motoras, habilidades de concentração e raciocínio lógico;
  • Trabalhar a coordenação motora através do uso do mouse;
  • Possibilitar o desenvolvimento das diversas habilidades do pensamento, como a observação, a comparação, análise e a capacidade de sintetizar;

Sugestão de abordagem para o professor

(Sugestão 1) Perguntar para os alunos:

O que é o carnaval?

O que fazemos no carnaval?

Existe carnaval em outros países?

Quando é o Carnaval?

(Sugestão 2) Pesquisar juntamente com os alunos a origem do Carnaval.

(Sugestão 3) Cantar e dançar músicas de carnaval (trabalho interdisciplinar com o professor de educação física)

(Sugestão 4) Fazer glitter ecológico e explicar os riscos que os glitters tradicionais proporcionam ao meio ambiente (trabalho interdisciplinar com o professor de ciências).

Receita do glitter ecológico: https://www.ecycle.com.br/glitter-ecologico/

(Sugestão 5) Criar e pintar máscaras de carnaval. (trabalho interdisciplinar com o professor de artes).

(Sugestão 6) Programar uma manhã ou tarde de carnaval para as crianças, com muita música, danças e fantasias.

(Sugestão 7) Pesquisar sobre as escolas de samba mais famosas em sua região.

(Sugestão 8) Sugestão de desenhos para colorir e atividades sobre carnaval.

Disponível em: https://atividadespedagogicas.net/carnaval

Acesso em: 16 de fevereiro de 2022

(Sugestão 9) Com os 3ºs anos utiliza problemas matemáticos envolvendo o assunto carnaval, por exemplo: valor de máscaras e fantasias, quantidade de glitter e confete, tamanho dos tecidos para fantasias etc.

Complementando o conteúdo

A História do Carnaval do Brasil é bastante intrigante e informativa. Os primeiros carnavais pré-Quaresma aconteceram na Itália. Carnaval veio da palavra Carne Vale que se traduz em 'Adeus à Carne'. Desde então, o termo carnaval foi usado para sinalizar o início de um período de abstinência de 40 dias conhecido como Quaresma.

Embora a prática dos carnavais tenha origem na Europa, a influência africana é evidente nos carnavais brasileiros que vemos hoje. A história do carnaval dita que isso começou quando o Brasil se tornou uma colônia de Portugal. Devido ao tráfico de escravos africanos, os carnavais adaptaram as práticas tribais que incluíam desfilar pela vila, o que na verdade era feito para afastar todos os maus espíritos da região. As pessoas começaram a usar fantasias e máscaras tribais durante as celebrações.

Fonte: https://www.riocarnaval.org/brazil-carnival/carnival-history

Acesso em: 16 de fevereiro de 2022

Objetivo de aprendizagem e desenvolvimento segundo a BNCC

EDUCAÇÃO INFANTIL

(EI03EO02) Agir de maneira independente, com confiança em suas capacidades, reconhecendo suas conquistas e limitações.

(EI03CG02) Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.

(EI03CG05) Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.

(EI03ET01) Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades.

(EI03ET05) Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças.

ENSINO FUNDAMENTAL 1

(EF01MA09) Organizar e ordenar objetos familiares ou representações por figuras, por meio de atributos, tais como cor, forma e medida.

(EF01MA10) Descrever, após o reconhecimento e a explicitação de um padrão (ou regularidade), os elementos ausentes em sequências recursivas de números naturais, objetos ou figuras.

(EF01MA11) Descrever a localização de pessoas e de objetos no espaço em relação à sua própria posição, utilizando termos como à direita, à esquerda, em frente, atrás.

Como acessar o jogo educativo

Jogue na internet, acessando: https://www.escolagames.com.br/jogos/carnaval/