logo Escola Games
Site em inglês
logo Escola Games

Ficha pedagógica

Brasil na copa

Brasil na copa

Se você ama futebol, esse jogo é para você!

Clique no play para conhecer a história da Seleção Brasileira nas Copas do Mundo FIFA. Você sabe quantas vezes o Brasil foi consagrado campeão do mundo? Ou quantos gols o Neymar já fez em jogos da Copa? Responda às perguntas para poder participar do campeonato e defender a camisa canarinho! Vamos começar o jogo?

Acessar
BNCC - Ensino Fundamental
ComponenteAno / FaixaUnidades temáticasObjetos de conhecimentoHabilidades
Educação Física
3º Ano
4º Ano
5º Ano
Brincadeiras e jogos

Brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo

Brincadeiras e jogos de matriz indígena e africana

(EF35EF03)

Descrever, por meio de múltiplas linguagens (corporal, oral, escrita, audiovisual), as brincadeiras e os jogos populares do Brasil e de matriz indígena e africana, explicando suas características e a importância desse patrimônio histórico cultural na preservação das diferentes culturas.

Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
personagem Escola Games

Dicas para o educador

O futebol é, sem dúvida, uma paixão nacional. Com certeza o primeiro esporte com o qual a criança tem contato, seja menino ou menina. Mais que um esporte, o futebol representa a cultura de nosso país. Oferecer um game cujo tema é o futebol e que envolve tantos assuntos interessantes, provavelmente, pode promover mais o interesse e aprendizagem dos alunos sobre a cultura brasileira. Nossa proposta pedagógica aborda temas interdisciplinares por se tratar de aspectos geográficos, culturais, históricos e relativos à Educação Física.

Objetivos para o aluno

Participar de aulas com atividades que levem à interação da turma e que deem ênfase à cultura brasileira, mas também reconhecendo a importância cultural de outros países;

Conhecer a história da Copa do Mundo através do jogo online sugerido e aulas de Geografia e História;

Revisar e estudar dados importantes sobre as Copas do Mundo que já aconteceram;

Ampliar os conhecimentos sobre a temática em estudo e contextualizá-los dentro do evento mais esperado dos últimos tempos: a COPA DE CATAR;

Fixar conhecimento adquirido no jogo online e em sala de aula para se embasar melhor sobre o universo do futebol;

Exercitar suas habilidades cognitivas através de atividades lúdicas que o façam perceber o quanto o esporte pode nos levar a uma vida mais saudável;

Envolver-se em projetos que levem à participação de jogos olímpicos ou de uma simples queimada.

Objetivos para o professor

Propiciar às crianças pesquisas sobre a história da Copa do Mundo e relacioná-la ao maior evento esportivo dos últimos tempos: a COPA DE CATAR;

Proporcionar aos alunos o estudo visando à cultura esportiva do Brasil e reconhecer a importância das culturas de vários países;

Motivar a turma para que identifique dados significativos sobre as Copas do Mundo já ocorridas;

Levar os alunos à ampliação dos conhecimentos sobre o tema, fazendo-os reconhecer o responsável pela popularização e profissionalização do futebol: a FIFA;

Possibilitar às crianças a aquisição de conhecimento sobre o futebol dentro de um contexto histórico, porém através de atividades dinâmicas e lúdicas, como por exemplo, a elaboração de um álbum seriado;

Realizar uma gincana com esportes olímpicos ou um simples jogo de queimada para movimentar a criançada;

Criar coreografias com os alunos que representem o evento da Copa de Catar.

Sugestão de abordagem para o professor

(Sugestão 1) Proponha o jogo online para ser realizado em duplas a fim de que um colega possa trocar ideias com o outro ao responderem às perguntas. Essa troca fará com que os alunos se interajam e curtam mais as descobertas que farão ao executar o jogo. O trabalho em grupo possibilita aos alunos a realização de tarefas que vão somar esforços para se atingir o objetivo proposto. Isso é muito motivador! O trabalho em grupo também favorece a comunicação e desenvolve muitas habilidades e competências.

(Sugestão 2) O tema deverá ser trabalhado com antecedência em sala de aula. Seria bom que os alunos pesquisassem sobre a temática e levassem imagens e textos sobre o assunto em estudo. Elabore um Projeto Interdisciplinar para que as crianças possam conhecer a história da Copa do Mundo, para que saibam quando começou, onde foi a 1ª Copa, o que é mascote, como é escolhido o país que sediará a Copa, quais países já foram campeões e quantas vezes, onde aconteceu a Copa de 2010, 2014, 2018 e em que lugar acontecerá a copa de 2022, quais as regras do futebol, quantos jogadores jogam em campo, quantos jogadores ficam no banco de reserva, quais jogadores foram destaques durante a história das Copas, qual a localização dos países citados na história da Copa, etc.

(Sugestão 3) Para enriquecer esta proposta, deixe à disposição das crianças o mapa-múndi para que possam localizar cada um dos países envolvidos nas questões que aparecem no jogo. Apresente às crianças a importância do mapa-múndi: nele estão contidas as representações cartográficas de uma dada área do espaço geográfico. Sua função é representar em um plano o espaço geográfico analisado, podendo representar um ou vários aspectos representados.

(Sugestão 4) Ainda se utilizando do mapa-múndi, solicite que os alunos pesquisem dados sobre a localização de cada país, o seu idioma oficial, a sua moeda e os seus símbolos pátrios. Seria muito interessante realizar um álbum seriado para apresentar aos alunos novidades dos países em estudo. Esse recurso faz com que os alunos tenham uma visão mais ampla do tema de uma forma mais dinâmica. O álbum seriado é um recurso didático que auxilia o professor numa perspectiva de uma aula bem organizada, é uma coleção de folhas organizadas com gravuras, textos, gráficos, etc.

(Sugestão 5) Para enriquecer o Projeto, daremos aqui três ótimas sugestões para pesquisa do professor e dos alunos:

Livro: "A História da Copa do Mundo". Fifa Official Licensed Product.

  • Livro: "Histórias da Copa". Coleção Show da Copa. Editora Ciranda Cultural.

  • DVD Fifa Fever - O melhor da história do futebol. Narração Orlando Duarte. NTSC - Sonopress.

(Sugestão 6) Objetivando um trabalho interdisciplinar, durante as aulas de Ciências e também de Português, peça para os alunos pesquisarem sobre os animais endêmicos de cada país da Copa. O que são? Como contribuem para a fauna? Contextualizando, por ter uma fauna riquíssima, seria bom que os alunos pesquisassem sobre espécies de animais endêmicos da Amazônia. Logo após, montariam um mural com material correspondente ao assunto. Animais endêmicos seria um assunto excelente para ser abordado também na aula de Redação. O professor pode sugerir uma produção de texto poético. Cada aluno falaria de um animal com o qual se identificou, registrando em versos suas características.

(Sugestão 7) Solicitar que os alunos desenhem a bandeira do Brasil e pesquisem sobre o que cada cor representa. Eles também podem criar uma bandeira com material reciclável. Essa atividade deverá ser realizada em equipe. Professor, antes da aula propriamente dita, sugira aos alunos que coletem material sucata. Encontre um espaço favorável para criarem a bandeira. Leve para o lugar material de suporte: cartolina, pincel, revistas antigas, tinta, tesoura, cola, enfim, tudo que é necessário para uma oficina de arte.

(Sugestão 8) Quebra-cabeça da copa do mundo. Disponível em: https://www.smartkids.com.br/atividade/copa-do-mundo-memoria

Acesso em 26 de Agosto de 2021.

(Sugestão 9) Solicite que os alunos façam uma pesquisa sobre curiosidades das Copas do Mundo passadas. Essa atividade será uma viagem pelo túnel do tempo. Os pais podem participar dessa atividade ajudando seus filhos com relação à pesquisa.

(Sugestão 10) Se possível, promova uma gincana com alguns esportes olímpicos. Dentre os mais comuns, o basquete poderá ser uma boa opção ou handebol. Um futebol com meninos e meninas seria bem animador. Caso não seja viável, pode ser um jogo de queimada. O jogo de “queimada ou queimado” é praticado por dois times, cujo objetivo é eliminar o adversário, atingindo-o com a bola. As crianças adoram! Basta uma bola e dividir os alunos em dois times. Será necessário equilibrar ao escolher quem fará parte de cada grupo. No caso da queimada, o campo é dividido com uma linha central. Atrás da área de cada time fica o espaço reservado para os jogadores "queimados" ou "prisioneiros", mas caso uma quadra polivalente esteja disponível, costuma-se utilizar as marcas do campo de vôlei. Professor, a queimada será mais fácil de organizar e é garantia de diversão, mas cabe a você escolher a modalidade que mais agradará seus alunos.

Complementando o conteúdo

Professor, não fique preso apenas à temática “Futebol”, amplie a atividade para outras modalidades. Solicite que os alunos pesquisem sobre as olimpíadas, paraolimpíadas, curiosidades, modalidades, países que mais ganharam medalhas, etc. Promova momentos de socialização e descontração para que os alunos possam demonstrar qualquer habilidade artística que eles possuam, mesmo que essas habilidades envolvam outros assuntos além dos esportes, como música, dança (coreografia), pintura e outras.

É importante que os alunos aprendam a se expressar, revelando seus desejos, suas habilidades e competências, mas, principalmente, sua criatividade. Auxiliar os alunos na elaboração de um dia voltado para essas atividades é uma proposta que vale a pena tentar. No caso, seria um sábado letivo em que os professores realizariam um projeto com a Comunidade Educativa. Que tal um jogo de futebol com pais de turmas diferentes? Um jogo de queimada com as mães? Uma apresentação artística de alunos com coreografias que representem a Copa?