Back to Top icon+icon-facebookicon-fichaicon-fullscreenicon-kukagameslogo-safer icon-mobileicon-nucleoicon-printicon-seta-nexticon-seta-previcon-vire

Ficha para o professor

Bate bola

Bate bola

Atacante ou goleiro?

Mostre se você é melhor na defesa ou no ataque nesse jogo de futebol super divertido!

Nível de Ensino

Ensino Fundamental I

Educação Infantil

Componente curricular

Educação Física

Tema

Futebol

Série

2º Estágio - 1º Ano - 2º Ano - 3º Ano

Idade

05 a 08 anos

Objetivos para o aluno

  • Desenvolver a atenção e o pensamento lógico;
  • Desenvolver a coordenação motora;
  • Favorecer o desenvolvimento da atuação da memória;
  • Desenvolver a coordenação motora fina, direção, força, concentração, lateralidade e noção de espaço;

Objetivos para o professor

  • Trabalhar com os alunos as habilidades motoras, habilidades de concentração e raciocínio lógico;
  • Trabalhar a coordenação motora através do uso do mouse;
  • Estimular o desenvolvimento de habilidades de observação e ação;
  • Possibilitar o desenvolvimento das diversas habilidades do pensamento, como a observação, a comparação, análise e a capacidade de sintetizar;

Sugestão de abordagem para o professor

(Sugestão 1) Propor atividades de combinar: jogo da memória, ligar pontos, achar pares e unidades correspondentes.

(Sugestão 2) Para as séries iniciais (educação infantil) monte quebra-cabeça com o nome do aluno. O nome do aluno pode ser escrito em baixo da foto para tornar a atividade ainda mais prazerosa.

(Sugestão 3) Atividade de jogos de quebra-cabeça humano, cada aluno é uma peça do jogo, na qual será construída uma figura determinada pela professora ou pela turma.

(Sugestão 4) Trabalhar jogo dos 7 erros.

(Sugestão 5) Trabalhar com brinquedos de monta-monta (estilo LEGO). Promover a construção de objetos com estes brinquedos; casas, animais, carros e etc.

(Sugestão 6) Jogos de dominó. Pode ser utilizado o brinquedo tradicional ou pode substituir os pontos do dominó por outros desenhos e formas (triângulo, círculo, quadrado).

(Sugestão 7) Jogo de cartas: solicitar que os alunos levem dois baralhos para a aula. Peça para que eles reúnam as cartas de acordo com alguns critérios: símbolos, números, cores, e etc.

(Sugestão 8) Utilizar Jogos estilo Jenga (blocos empilhados de madeira).

(Sugestão 9) Para os alunos do 2º ano montar um diagrama com a imagem de um campo de futebol e as regras.

(Sugestão 10) Proponha atividades de pinturas, desenhos, contorno, liga-pontos.

(Sugestão 11) Proponha atividades que envolvam recortes de revistas e jornais, desenhos para colorir, argilas massinhas;

Complementando o conteúdo

Você sabe a diferença de coordenação motora fina e coordenação motora grossa?

Habilidades motoras são habilidades que permitem os movimentos e tarefas que fazemos todos os dias.

Habilidades motoras finas são aquelas que requerem um alto grau de controle e precisão nos pequenos músculos da mão (como usar um garfo).

Os componentes das habilidades motoras finas incluem a capacidade de agarrar e manipular objetos, usar ambas as mãos para uma tarefa e usar apenas o polegar e um dedo para pegar algo, em vez da mão inteira.

Você pode estimular bebês e crianças a melhorar suas habilidades motoras finas colocando-o sob uma brincadeira, usando chocalhos de pulso ou tornozelo, ou movendo um brinquedo colorido para que eles possam rastreá-lo visualmente. Para crianças pequenas, as atividades que podem melhorar as habilidades motoras finas incluem encorajá-las a pegar objetos com pinças, construir com blocos e fazer projetos de artesanato. Você também pode encorajar crianças em idade pré-escolar a brincar com massinha, esponjas, macarrão ou brinquedos aquáticos.

Habilidades motoras grossas são movimentos que envolvem grandes grupos de músculos e geralmente são mais amplos e enérgicos do que os movimentos motores finos. Esses movimentos incluem caminhar, chutar, pular e subir escadas. Alguns marcos para as habilidades motoras grossas também envolvem a coordenação olho-mão, como jogar ou pegar uma bola.

Você pode estimular bebês e crianças a trabalhar suas habilidades motoras grosseiras, fazendo muito tempo de barriga para baixo. Depois de dominar isso, incentive-os a alcançar (e mais tarde engatinhar) os brinquedos colocados à sua frente. Para incentivar seu bebê a andar, ajude-o a se levantar e dar passos segurando os braços. Com crianças pequenas e em idade pré-escolar, incentive-os a construir fortes, dançar canções como "Cabeça, Ombros, Joelhos e Dedos dos pés", brincar de fingir e puxar seus brinquedos em carrinhos.

Como acessar o jogo educativo

Jogue na internet, acessando: https://www.escolagames.com.br/jogos/bateBola/