Ficha para o professor
Atacante ou goleiro?
Mostre se você é melhor na defesa ou no ataque nesse jogo de futebol super divertido!
JOGARNível de Ensino
Educação Infantil
Ensino Fundamental I
Componente curricular
Educação Física
Tema
Futebol
Série
2º Estágio - 1º Ano - 2º Ano - 3º Ano
Idade
05 a 08 anos
Objetivos para o aluno
Objetivos para o professor
Sugestão de abordagem para o professor
(Sugestão 1) Propor atividades de combinar: jogo da memória, ligar pontos, achar pares e unidades correspondentes.
(Sugestão 2) Para as séries iniciais (educação infantil) monte quebra-cabeça com o nome do aluno. O nome do aluno pode ser escrito em baixo da foto para tornar a atividade ainda mais prazerosa.
(Sugestão 3) Atividade de jogos de quebra-cabeça humano, cada aluno é uma peça do jogo, na qual será construída uma figura determinada pela professora ou pela turma.
(Sugestão 4) Trabalhar jogo dos 7 erros.
(Sugestão 5) Trabalhar com brinquedos de monta-monta (estilo LEGO). Promover a construção de objetos com estes brinquedos; casas, animais, carros e etc.
(Sugestão 6) Jogos de dominó. Pode ser utilizado o brinquedo tradicional ou pode substituir os pontos do dominó por outros desenhos e formas (triângulo, círculo, quadrado).
(Sugestão 7) Jogo de cartas: solicitar que os alunos levem dois baralhos para a aula. Peça para que eles reúnam as cartas de acordo com alguns critérios: símbolos, números, cores, e etc.
(Sugestão 8) Utilizar Jogos estilo Jenga (blocos empilhados de madeira).
(Sugestão 9) Para os alunos do 2º ano montar um diagrama com a imagem de um campo de futebol e as regras.
(Sugestão 10) Proponha atividades de pinturas, desenhos, contorno, liga-pontos.
(Sugestão 11) Proponha atividades que envolvam recortes de revistas e jornais, desenhos para colorir, argilas massinhas;
Complementando o conteúdo
Você sabe a diferença de coordenação motora fina e coordenação motora grossa?
Habilidades motoras são habilidades que permitem os movimentos e tarefas que fazemos todos os dias.
Habilidades motoras finas são aquelas que requerem um alto grau de controle e precisão nos pequenos músculos da mão (como usar um garfo).
Os componentes das habilidades motoras finas incluem a capacidade de agarrar e manipular objetos, usar ambas as mãos para uma tarefa e usar apenas o polegar e um dedo para pegar algo, em vez da mão inteira.
Você pode estimular bebês e crianças a melhorar suas habilidades motoras finas colocando-o sob uma brincadeira, usando chocalhos de pulso ou tornozelo, ou movendo um brinquedo colorido para que eles possam rastreá-lo visualmente. Para crianças pequenas, as atividades que podem melhorar as habilidades motoras finas incluem encorajá-las a pegar objetos com pinças, construir com blocos e fazer projetos de artesanato. Você também pode encorajar crianças em idade pré-escolar a brincar com massinha, esponjas, macarrão ou brinquedos aquáticos.
Habilidades motoras grossas são movimentos que envolvem grandes grupos de músculos e geralmente são mais amplos e enérgicos do que os movimentos motores finos. Esses movimentos incluem caminhar, chutar, pular e subir escadas. Alguns marcos para as habilidades motoras grossas também envolvem a coordenação olho-mão, como jogar ou pegar uma bola.
Você pode estimular bebês e crianças a trabalhar suas habilidades motoras grosseiras, fazendo muito tempo de barriga para baixo. Depois de dominar isso, incentive-os a alcançar (e mais tarde engatinhar) os brinquedos colocados à sua frente. Para incentivar seu bebê a andar, ajude-o a se levantar e dar passos segurando os braços. Com crianças pequenas e em idade pré-escolar, incentive-os a construir fortes, dançar canções como "Cabeça, Ombros, Joelhos e Dedos dos pés", brincar de fingir e puxar seus brinquedos em carrinhos.
Objetivo de aprendizagem e desenvolvimento segundo a BNCC
EDUCAÇÃO INFANTIL
(EI03EO02) Agir de maneira independente, com confiança em suas capacidades, reconhecendo suas conquistas e limitações.
(EI03CG02) Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.
(EI03CG05) Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.
ENSINO FUNDAMENTAL 1
(EF35EF02) Planejar e utilizar estratégias para possibilitar a participação segura de todos os alunos em brincadeiras e jogos populares do Brasil e de matriz indígena e africana
(EF35EF04) Recriar, individual e coletivamente, e experimentar, na escola e fora dela, brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo, incluindo aqueles de matriz indígena e africana, e demais práticas corporais tematizadas na escola, adequando-as aos espaços públicos disponíveis.
(EF35EF06) Diferenciar os conceitos de jogo e esporte, identificando as características que os constituem na contemporaneidade e suas manifestações (profissional e comunitária/lazer).
Como acessar o jogo educativo
Jogue na internet, acessando: https://www.escolagames.com.br/jogos/bateBola/