Back to Top icon+icon-facebookicon-fichaicon-fullscreenicon-kukagameslogo-safer icon-mobileicon-nucleoicon-printicon-seta-nexticon-seta-previcon-vire

Ficha para o professor

Corpo humano - Aprendendo inglês

Corpo humano - Aprendendo inglês

João e Maria estão na praia e precisam aprender o nome de todas as partes do corpo humano. Ajude-os a compreender todas essas palavras lendo-as em voz alta.

Nível de Ensino

Ensino Fundamental I

Componente curricular

Inglês

Tema

Língua Inglesa: Vocabulário de PARTES DO CORPO

Série

1º Ano - 2º Ano - 3º Ano

Idade

06 a 08 anos

Objetivos para o aluno

  • Despertar o interesse por culturas diferentes;
  • Desenvolver linguagem oral;
  • Apropriar-se do vocabulário de animais na Língua Inglesa;
  • Construir conhecimentos em Língua Inglesa;
  • Memorizar escrita do corpo humano em inglês;
  • Fixar conhecimento adquirido em sala de aula;

Objetivos para o professor

  • Estimular o aprendizado da Língua Inglesa;
  • Despertar nos alunos o interesse em aprender a Língua Inglesa através de atividades pedagógicas lúdicas;
  • Promover o desenvolvimento de habilidades na língua inglesa para leitura e de palavras;
  • Desenvolver habilidades de compreensão escrita para outro idioma;
  • Trabalhar o tema “corpo humano” através do estímulo visual que o jogo oferece;
  • Trabalhar pronúncia correta dos animais em inglês;
  • Fixar conhecimento adquirido em sala de aula;

Sugestão de abordagem para o professor

(Sugestão 1) Este jogo pode ser proposto individualmente ou em duplas. Como registro, a cada jogada, o aluno deverá escrever o nome do animal na folha. Depois, cada aluno fará a leitura dos nomes que escreveu e a ilustração das partes do corpo respectivas.

(Sugestão 2) O jogo também pode ser explorado como atividade de tarefa, para casa, usando o registro no caderno. Uma sugestão para complementar o conteúdo do jogo, é a construção de um jogo da memória onde o aluno deve encontrar os pares: nomes das partes do corpo humano escritos em inglês e a imagem correspondente.

(Sugestão 3) Trabalhar com músicas em inglês. Selecione músicas do cotidiano das crianças que permitam a identificação de palavras já trabalhadas em sala de aula. Para compor a atividade você pode imprimir a letra e solicitar que os alunos a acompanhe. Em seguida, oriente os alunos que circulem as palavras que eles não conhecem o significado. Posteriormente, solicite que os alunos procurem as palavras no dicionário e escreva o significado em seu caderno.

(Sugestão 4) Mural de palavras em inglês. Peça para cada aluno desenhar e escrever 3 palavras em inglês (determine um tema apenas), em seguida oriente na construção de um mural coletivo com os desenhos e palavras levantadas.

(Sugestão 5) Elaboração de CARDS (são cartões com informações diretas e ilustradas sobre o conteúdo, onde você coloca a imagem e a palavra da imagem correspondente).

(Sugestão 6) Utilize caça-palavras.

(Sugestão 7) Para os alunos do 2º ano solicite que elaborem histórias em quadrinhos. Mesmo que seja com poucas palavras incentive a construir e escrever as palavras que já conhecem.

(Sugestão 8) Utilize palavras cruzadas.

(Sugestão 9) Jogo da forca.

(Sugestão 10) Faça ditados.

(Sugestão 11) Brincadeira de mímicas. Nessa atividade os alunos deverão se dispor em roda, onde apenas um aluno por vez irá se levantar e fazer mímicas em que os alunos adivinhem. Os alunos que adivinharem devem falar a resposta apenas em inglês. Escolha apenas um tema para guiar adequadamente a brincadeira.

(Sugestão 12) Trabalhar com músicas em inglês. Selecione músicas do cotidiano das crianças que permitam a identificação de palavras já trabalhadas em sala de aula. Para compor a atividade você pode imprimir a letra e solicitar que os alunos a acompanhe. Em seguida, oriente os alunos que circulem as palavras que eles não conhecem o significado. Posteriormente, solicite que os alunos procurem as palavras no dicionário e escreva o significado em seu caderno.

(Sugestão 13) Utilizar o aplicativo Duolingo como recurso complementar para o aprendizado da Língua Inglesa.

(Sugestão 14) Promover atividades de completar a frase, inserindo no final da frase duas palavras, sendo uma correta, outra não).

Complementando o conteúdo

Músicas são sempre bem-vindas e as crianças conseguem assimilar ainda mais o conteúdo. Leve para a sala de aula aquela canção “Cabeça, ombro, joelho e pé”, mas na versão em inglês. As crianças vão adorar e aprenderão brincando:

Música: Head, Shoulders, Knees and Toes

Head, shoulders, knees and toes,

Knees and toes.

Head, shoulders, knees and toes,

Knees and toes.

And eyes, and ears, and mouth,

And nose.

Head, shoulders, knees and toes,

Knees and toes.

Outra canção muito utilizada nas aulas de Inglês, que tem o mesmo ritmo da música “Polegares”, pode ser baixada da internet. Grave a faixa em um CD e leve para a sala de aula. Cante com os alunos, fazendo os gestos.

Veja a letra da música:

Head and shoulders x2

Knees and toes x 2

Head shoulders x2

Knees and toes x 2

Eyes and ears x2

Nose and mouth x2

Eyes and ears x2

Nose and mouth x2

Enquanto cantam, as crianças vão apontando para a parte do corpo cantada!

Lista de partes do corpo em inglês com tradução, para consulta:

Arm – braço

Bone – osso

Calf – panturrilha

Chest – peito

Belly – barriga

Belly Button – umbigo

Elbow – cotovelo

Eye – Olho

Eyebrow – sobrancelha

Eyelash – cílio

Eyelid – pálpebra

Finger – dedo

Foot – pé

Gum - gengiva

Hair – cabelo

Hand - mão

Head – cabeça

Heart – coração

Knee – joelho

Leg – perna

Mouth – boca

Neck – pescoço

Nose – nariz

Shoulder – ombro

Toe – dedo do pé

Tongue – língua

Throat – garganta

Trunk – tronco

Waist – cintura

Confira outros jogos ESCOLA GAMES que trabalham a mesma temática.

ANIMAIS INGLÊS

APRENDENDO INGLÊS

CORES DA MODA INGLÊS

CORES EM INGLÊS

Como acessar o jogo educativo

Jogue na internet, acessando: https://www.escolagames.com.br/jogos/aprendendoInglesCorpoHumano/

Jogue a versão em inglês do jogo, acessando http://www.bestschoolgames.com/educational-games/the-human-body/.