Animais Puzzle

Será que você conhece todos os animais desse jogo? Vamos brincar de quebra-cabeça para descobrir os animais do Zoológico! Cada um tem um formato e uma cor diferente e você precisa descobrir qual é! Monte o quebra-cabeça e descubra qual é o animal da vez.

BNCC - Educação Infantil
Campo de experiênciasFaixa etáriaObjetivos de aprendizagem e desenvolvimento
Corpo, gestos e movimentos
Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses)
(EI03CG05)

Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.

Álgebra

Padrões figurais e numéricos: investigação de regularidades ou padrões em sequências

Organizar e ordenar objetos familiares ou representações por figuras, por meio de atributos, tais como cor, forma e medida.

O ensino de Matemática, na atualidade, demanda que o professor estabeleça uma prática diferenciada, evitando a reprodução repetida de fórmulas, cópias no caderno ou resoluções de exercícios do livro.

O quebra-cabeça é uma excelente atividade, pois além de exercitar a memória visual e estimular a coordenação motora, ele também contribui no desenvolvimento da capacidade de resolução de problemas por meio do raciocínio lógico.

Este jogo é bem colorido e divertido, ele conta com 18 puzzles diferentes que vão trabalhar com o imaginário e raciocínio das crianças.

Desenvolver o raciocínio lógico;

Desenvolver a autoconfiança na resolução de problemas;

Analisar figuras e ampliar as noções de composição e decomposição a partir da fragmentação de uma imagem;

Perceber as diferentes posições de figuras fragmentadas de uma imagem;

Estimular a cooperação entre os colegas por meio da promoção de atividades em duplas ou grupos;

Oferecer o jogo como recurso didático para fixar o conteúdo trabalhado em sala de aula;

Ampliar conhecimentos dos alunos;

Trabalhar com os alunos as habilidades motoras, habilidades de concentração e raciocínio lógico;

Trabalhar a atenção, concentração e o pensamento lógico;

Trabalhar a coordenação motora através do uso do mouse;

Possibilitar o desenvolvimento das diversas habilidades do pensamento, como a observação, a comparação, análise e a capacidade de sintetizar;

(Sugestão 1) Solicitar que os alunos joguem em duplas, alternando a vez a cada animal.

(Sugestão 2) Imprimir vários desenhos e pedir que os alunos contornem estes utilizando barbante ou lã colorida.

(Sugestão 3) Montar um mosaico de animais com recortes de revista.

(Sugestão 4) Trabalhar jogo dos 7 erros.

(Sugestão 5) Trabalhar com a discriminação de figuras, como por exemplo, imprima em uma folha vários animais embaralhados, coloque alguns animais virados para a direita e alguns para a esquerda. Informe qual o gabarito correto, se é animais viradas para a direita ou esquerda. Em seguida, peça para que os alunos pintem os animais que estão incorretos.

(Sugestão 6) Imprima a figura de um animal em tamanho grande (folha A4) divida o animal em três parte e peças para que o aluno encontre a forma correta de encaixá-los.

(Sugestão 7) Levar cubo mágico para a sala de aula, contar a história de como surgiu e pedir para que os alunos tentem montar. Mostre a eles o porquê é tão complicado montar.

(Sugestão 8) Apresente aos alunos alguns jogos de tabuleiro, como dama, xadrez. Em seguida, divida os alunos em grupo para que eles possam jogar.

O ensino de Matemática não pode centrar-se apenas no uso das atividades propostas nos livros didáticos, é preciso incorporar outras metodologias para contribuir de forma efetiva para o desenvolvimento do aluno. Uma metodologia que colabora para desenvolvimento do raciocínio lógico nas aulas Matemática é a utilização de jogos online com o intuito de desafiar e estimular a capacidade do aluno a resolver problemas.

O jogo de quebra-cabeça tem a intenção de estimular o raciocínio lógico, que é a capacidade do aluno estabelecer uma determinada conclusão ou resolver algum problema de forma coerente.

O emprego destes recursos permite ao aluno encontrar a solução ou uma explicação razoável para o resultado buscado. Além disso, ao se sentirem desafiados os alunos tendem a se motivar mais durante às aulas.