Ficha para o professor
Hoje vamos fazer uma visita ao Zoológico, mas ao chegar lá precisamos encontrar os animais que estão perdidos. Eles são bem coloridos, possuem várias formas, mas estão todos embaralhados.
Concentre-se para encontrá-los, montando o quebra-cabeças o mais rápido que puder!
JOGARNível de Ensino
Educação Infantil
Ensino Fundamental I
Componente curricular
Matemática
Tema
Animais Puzzle
Série
2º Estágio - 1º Ano - 2º Ano - 3º Ano - 4º Ano
Idade
05 a 09 anos
Objetivos para o aluno
Objetivos para o professor
Sugestão de abordagem para o professor
(Sugestão 1) Solicitar que os alunos joguem em duplas, alternando a vez a cada animal.
(Sugestão 2) Imprimir vários desenhos e pedir que os alunos contornem estes utilizando barbante ou lã colorida.
(Sugestão 3) Montar um mosaico de animais com recortes de revista.
(Sugestão 4) Trabalhar jogo dos 7 erros.
(Sugestão 5) Trabalhar com a discriminação de figuras, como por exemplo, imprima em uma folha vários animais embaralhados, coloque alguns animais virados para a direita e alguns para a esquerda. Informe qual o gabarito correto, se é animais viradas para a direita ou esquerda. Em seguida, peça para que os alunos pintem os animais que estão incorretos.
(Sugestão 6) Imprima a figura de um animal em tamanho grande (folha A4) divida o animal em três parte e peças para que o aluno encontre a forma correta de encaixá-los.
(Sugestão 7) Levar cubo mágico para a sala de aula, contar a história de como surgiu e pedir para que os alunos tentem montar. Mostre a eles o porquê é tão complicado montar.
(Sugestão 8) Apresente aos alunos alguns jogos de tabuleiro, como dama, xadrez. Em seguida, divida os alunos em grupo para que eles possam jogar.
Complementando o conteúdo
O ensino de Matemática não pode centrar-se apenas no uso das atividades propostas nos livros didáticos, é preciso incorporar outras metodologias para contribuir de forma efetiva para o desenvolvimento do aluno. Uma metodologia que colabora para desenvolvimento do raciocínio lógico nas aulas Matemática é a utilização de jogos online com o intuito de desafiar e estimular a capacidade do aluno a resolver problemas.
O jogo de quebra-cabeça tem a intenção de estimular o raciocínio lógico, que é a capacidade do aluno estabelecer uma determinada conclusão ou resolver algum problema de forma coerente.
O emprego destes recursos permite ao aluno encontrar a solução ou uma explicação razoável para o resultado buscado. Além disso, ao se sentirem desafiados os alunos tendem a se motivar mais durante às aulas.
Objetivo de aprendizagem e desenvolvimento segundo a BNCC
EDUCAÇÃO INFANTIL
(EI03EO02) Agir de maneira independente, com confiança em suas capacidades, reconhecendo suas conquistas e limitações.
(EI03CG02) Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.
(EI03CG05) Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.
(EI03ET01) Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades.
(EI03ET05) Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças.
ENSINO FUNDAMENTAL 1
(EF01MA09) Organizar e ordenar objetos familiares ou representações por figuras, por meio de atributos, tais como cor, forma e medida.
(EF01MA10) Descrever, após o reconhecimento e a explicitação de um padrão (ou regularidade), os elementos ausentes em sequências recursivas de números naturais, objetos ou figuras.
Como acessar o jogo educativo
Jogue na internet, acessando: https://www.escolagames.com.br/jogos/animaisPuzzle/