Ficha para o professor
Você sabia que alguns animais podem viver fora do seu ambiente natural?
Esses animais são chamados de animais exóticos.
Deslize as faixas para montá-lo e conhecer um pouco mais sobre cada um deles!
JOGARNível de Ensino
Educação Infantil
Ensino Fundamental I
Componente curricular
Ciências
Tema
Animais exóticos
Série
1º Estágio - 2º Estágio - 1º Ano - 2º Ano
Idade
04 a 07 anos
Objetivos para o aluno
Objetivos para o professor
Sugestão de abordagem para o professor
(Sugestão 1) Propor o jogo em duplas, fazendo um revezamento entre as crianças, para montar os quebra-cabeças.
Para as crianças menores, propor o jogo primeiro no nível mais fácil, avançando para o nível difícil após várias jogadas, em dias alternados.
Para as crianças maiores, propor o jogo apenas no nível difícil, adequando a proposta ao interesse da faixa etária.
(Sugestão 2) Como registro, levar cópias de imagens destes animais e propor que as crianças escrevam legendas, de acordo com os textos que encontrarem, ao montar o quebra-cabeça de cada espécie. Os bichos que aparecem no game são: hipopótamo, tigre, rinoceronte, zebra, leão, girafa, elefante e gorila.
(Sugestão 3) Para enriquecer o PROJETO, levar para a sala de aula materiais de pesquisa e propor a produção de texto informativo sobre o que pesquisaram.
A pesquisa deverá seguir um roteiro para responder às seguintes questões sobre cada animal:
- Qual o seu Nome? (POPULAR E CIENTÍFICO)
- Como nasce?
- Como se comunica? (Faz algum som?)
- Do que se alimenta?
- Onde vive? (HABITAT)
- Como se locomove? (Ele anda, voa, nada?)
- Como é o seu corpo? (suas características)
(Sugestão 4) Solicitar um trabalho de pesquisa para os alunos onde eles deverão fazer o levantamento de animais exóticos que foram introduzidos no Brasil.
(Sugestão 5) Propor uma visita ao bosque ou zoológico de sua cidade. Solicitar que os alunos façam anotações sobre os animais, como:
- Nome popular
-Nome científico
-Alimentação
-Comportamento
- Habitat natural
(Sugestão 6) Promover brincadeiras de mímicas onde os alunos deverão imitar um animal doméstico para que os coleguinhas possam adivinhar.
(Sugestão 7) Solicitar que os alunos façam quadros ilustrando com fotografias a diferença entre os animais domésticos, animais domésticos de estimação, animais selvagens, animais exóticos...
(Sugestão 8) Montar um mural com diversos desenhos feitos pelos alunos sobre os animais exóticos.
(Sugestão 9) Apresentar aos alunos o filme “RIO” e trabalhar questões sobre o tráfico de animais e perda da biodiversidade.
(Sugestão 10) Construir junto com os alunos uma cartilha sobre o risco de espécies exóticas invasoras.
Complementando o conteúdo
Na sala de aula, antes de jogar, as crianças deverão ter conhecimento sobre o que são animais exóticos e o nome de algumas espécies destes animais. Ao contrário do que muitos pensam, animais exóticos não são aqueles animais curiosos e diferentes que encontramos na natureza. O animal é exótico em determinado lugar quando ele não faz parte da fauna original deste local. Na maioria das vezes, esses animais foram introduzidos por ação do homem.
Algumas espécies introduzidas no nosso ecossistema podem ser muito prejudiciais, elas são chamadas de espécies exóticas invasoras. Espécies exóticas invasoras são organismos (plantas, animais e microrganismos) que, uma vez introduzidos em um novo ambiente, do qual não fazem parte originalmente, se adaptam e passam a dominar, prejudicam causando impactos ecológicos, econômicos ou sociais negativos. Algumas dessas espécies podem ser introduzidas acidentalmente, mas outras são consequências da vontade do homem.
https://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/especies-exoticas-invasoras-organismos-prejudicam-a-biodiversidade.htm
Acesso em 24 de Abril de 2021.
Exemplos de animais exóticos no Brasil: hipopótamo, leão, urso, zebra, píton, etc. Conheça outros jogos do ESCOLA GAMES para trabalhar o tema Animais:
Objetivo de aprendizagem e desenvolvimento segundo a BNCC
EDUCAÇÃO INFANTIL
(EI03EO02) Agir de maneira independente, com confiança em suas capacidades, reconhecendo suas conquistas e limitações.
(EI03CG02) Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.
(EI03CG05) Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.
(EI03ET01) Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades.
(EI03ET05) Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças.
ENSINO FUNDAMENTAL 1
(EF01MA09) Organizar e ordenar objetos familiares ou representações por figuras, por meio de atributos, tais como cor, forma e medida.
(EF01MA10) Descrever, após o reconhecimento e a explicitação de um padrão (ou regularidade), os elementos ausentes em sequências recursivas de números naturais, objetos ou figuras.
(EF02CI04) Descrever características de plantas e animais (tamanho, forma, cor, fase da vida, local onde se desenvolvem etc.) que fazem parte de seu cotidiano e relacioná-las ao ambiente em que eles vivem.
(EF03CI04) Identificar características sobre o modo de vida (o que comem, como se reproduzem, como se deslocam etc.) dos animais mais comuns no ambiente próximo.
(EF03CI06) Comparar alguns animais e organizar grupos com base em características externas comuns (presença de penas, pelos, escamas, bico, garras, antenas, patas etc.).
Como acessar o jogo educativo
Jogue na internet, acessando: https://www.escolagames.com.br/jogos/animaisExoticos/