Animais exóticos

Os animais exóticos são bichinhos muito especiais, que podem viver fora do seu habitat natural mas exigem cuidado especial para se adaptarem às novas condições. Vamos descobrir um pouco mais sobre os principais animais dessa categoria e brincar de deslizar as faixas para descobrir qual é o animal! Dê o play e vamos nos divertir!

Álgebra

Padrões figurais e numéricos: investigação de regularidades ou padrões em sequências

Organizar e ordenar objetos familiares ou representações por figuras, por meio de atributos, tais como cor, forma e medida.

Ciências
Vida e evolução

Seres vivos no ambiente

Plantas

(EF02CI04)

Descrever características de plantas e animais (tamanho, forma, cor, fase da vida, local onde se desenvolvem etc.) que fazem parte de seu cotidiano e relacioná-las ao ambiente em que eles vivem.

Os animais estão sempre presentes na vida das crianças. Seja na imaginação, nas histórias ou programas de TV, chamam a atenção e despertam curiosidade. Neste game um desafio! Montar ANIMAIS EXÓTICOS e descobrir informações importantes sobre eles. Uma proposta que alia conhecimento ao desenvolvimento de diversas habilidades!

Desenvolver habilidades motoras;

Desenvolver o raciocínio lógico;

Analisar figuras e ampliar as noções de composição e decomposição a partir da fragmentação de uma imagem;

Desenvolver a discriminação e a percepção visual;

Saber o que são animais exóticos;

Conhecer algumas espécies de animais exóticos e suas características principais;

Reconhecer os riscos da introdução de espécies exóticas no ambiente;

Trabalhar o raciocínio lógico, a observação, análise crítica e reflexiva;

Evidenciar a discriminação e a percepção visual, através da análise das peças e suas posições no quebra-cabeça;

Possibilitar o desenvolvimento das diversas habilidades do pensamento, como a observação, a comparação, análise e a capacidade de sintetizar;

Complementar o estudo sobre os animais exóticos;

Oferecer o jogo como recurso didático para fixar o conteúdo trabalhado em sala de aula;

Ampliar conhecimentos dos alunos;

Trabalhar com os alunos as habilidades motoras

Trabalhar a atenção, concentração;

(Sugestão 1) Propor o jogo em duplas, fazendo um revezamento entre as crianças, para montar os quebra-cabeças.

Para as crianças menores, propor o jogo primeiro no nível mais fácil, avançando para o nível difícil após várias jogadas, em dias alternados.

Para as crianças maiores, propor o jogo apenas no nível difícil, adequando a proposta ao interesse da faixa etária.

(Sugestão 2) Como registro, levar cópias de imagens destes animais e propor que as crianças escrevam legendas, de acordo com os textos que encontrarem, ao montar o quebra-cabeça de cada espécie. Os bichos que aparecem no game são: hipopótamo, tigre, rinoceronte, zebra, leão, girafa, elefante e gorila.

(Sugestão 3) Para enriquecer o PROJETO, levar para a sala de aula materiais de pesquisa e propor a produção de texto informativo sobre o que pesquisaram.

A pesquisa deverá seguir um roteiro para responder às seguintes questões sobre cada animal:

• Qual o seu Nome? (POPULAR E CIENTÍFICO)

• Como nasce?

• Como se comunica? (Faz algum som?)

• Do que se alimenta?

• Onde vive? (HABITAT)

• Como se locomove? (Ele anda, voa, nada?)

• Como é o seu corpo? (suas características)

(Sugestão 4) Solicitar um trabalho de pesquisa para os alunos onde eles deverão fazer o levantamento de animais exóticos que foram introduzidos no Brasil.

(Sugestão 5) Propor uma visita ao bosque ou zoológico de sua cidade. Solicitar que os alunos façam anotações sobre os animais, como:

• Nome popular

-Nome científico

-Alimentação

-Comportamento

• Habitat natural

(Sugestão 6) Promover brincadeiras de mímicas onde os alunos deverão imitar um animal doméstico para que os coleguinhas possam adivinhar.

(Sugestão 7) Solicitar que os alunos façam quadros ilustrando com fotografias a diferença entre os animais domésticos, animais domésticos de estimação, animais selvagens, animais exóticos...

(Sugestão 8) Montar um mural com diversos desenhos feitos pelos alunos sobre os animais exóticos.

(Sugestão 9) Apresentar aos alunos o filme “RIO” e trabalhar questões sobre o tráfico de animais e perda da biodiversidade.

(Sugestão 10) Construir junto com os alunos uma cartilha sobre o risco de espécies exóticas invasoras.

Na sala de aula, antes de jogar, as crianças deverão ter conhecimento sobre o que são animais exóticos e o nome de algumas espécies destes animais. Ao contrário do que muitos pensam, animais exóticos não são aqueles animais curiosos e diferentes que encontramos na natureza. O animal é exótico em determinado lugar quando ele não faz parte da fauna original deste local. Na maioria das vezes, esses animais foram introduzidos por ação do homem.

Algumas espécies introduzidas no nosso ecossistema podem ser muito prejudiciais, elas são chamadas de espécies exóticas invasoras. Espécies exóticas invasoras são organismos (plantas, animais e microrganismos) que, uma vez introduzidos em um novo ambiente, do qual não fazem parte originalmente, se adaptam e passam a dominar, prejudicam causando impactos ecológicos, econômicos ou sociais negativos. Algumas dessas espécies podem ser introduzidas acidentalmente, mas outras são consequências da vontade do homem.

Acesso em 24 de Abril de 2021.

Exemplos de animais exóticos no Brasil: hipopótamo, leão, urso, zebra, píton, etc. Conheça outros jogos do ESCOLA GAMES para trabalhar o tema Animais:

• Animais domésticos

• Animais silvestres