Vida de príncipe

Olá, amigo! Meu nome é Henrique, sou um príncipe encantado.

Minha profissão não é nada fácil! Todo príncipe enfrenta grandes perigos, florestas cheias de mistérios e desafios.

Hoje vou te contar as aventuras vividas por príncipes corajosos. Quem sabe amanhã você não será um deles?

Contos de fada muitas vezes são taxados como história de meninas, não é mesmo?! Mas você já procurou saber o que há através dos vestidos, sapatinhos de cristal e meninas indefesas? Há meninos corajosos que enfrentam todas as adversidades para salvar o dia e a princesa. Olhando por este lado lembram muito as histórias de super-heróis que os meninos tanto amam e admiram

Que tal enfatizar esse lado da história, para que os meninos também se sintam motivados a ler e recontar essas histórias?

Essas leituras não têm a intenção de segregar as crianças e sim de incluí-las nas mesmas atividades.

Desenvolver a consciência fonêmica;

Construir memória e articulação;

Desenvolver a leitura e interpretação de texto;

Perceber a utilização do alfabeto na construção das palavras;

Ampliar o vocabulário;

Estimular a imaginação;

Estimular a criatividade;

Participar de diferentes momentos de leitura;

Desenvolver a escuta atenta para a compreensão de textos;

Desenvolver e aprimorar a linguagem oral e escrita;

Ler diferentes tipos de contos;

Trabalhar as habilidades de leitura e interpretação de texto;

Proporcionar, de maneira lúdica e criativa, o avanço no processo de leitura e escrita das crianças;

Ampliar o repertório de letras e palavras da turma;

Oferecer o jogo como recurso didático para fixar o conteúdo trabalhado em sala de aula;

Despertar o hábito de ouvir e de sentir prazer nas situações que envolvem a leitura;

Proporcionar o contato com textos de qualidade literária;

(Sugestão 1) Solicitar que as crianças façam um desenho sobre o livro.

(Sugestão 2) Pedir para os alunos desenharem sua história infantil favorita

(Sugestão 3) Solicitar que os alunos recontem a história incluindo um de seus super-heróis favoritos.

(Sugestão 4) Solicitar que os alunos copiem todas as palavras do texto colocando-as em ordem alfabética.

(Sugestão 5) Solicitar que os alunos desenhem todos os personagens do sexo masculino que eles conseguem se lembrar.

(Sugestão 6) Produzir um teatro de fantoches e recontar a história.

Algumas dicas para professores e pais incentivarem o hábito de leitura nas crianças:

São dicas simples e que valem para todas as faixas etárias:

• É muito importante ter ao alcance das crianças (seja em casa ou na escola) diversos livros e revistas adequados à idade. Livros de literatura infantil, revistinhas tipo gibi, revistas educativas, suplemento infantil de jornais etc.

• Para criar crianças leitoras, é importante que sejamos adultos leitores. Tenham sempre o momento da leitura, onde o adulto também pegará seu livro para ler.

• Ler para as crianças deve ser um hábito da rotina de vocês. Ler um variado repertório de livros: contos, poesias, charadas, músicas etc.

• Quando as crianças assistem a algum desenho ou filme e ficam atentas à TV, é sinal de que gostaram do que estão assistindo. Que tal verificar nas livrarias se há algum livro que tenha o mesmo tema?

• Também é legal pedir para recontarem o que acabaram de assistir, estimulando a oralidade.

• Fiquem atentos aos interesses das crianças. O que gosta de ler, assistir, ouvir... Assim fica mais fácil oferecer leituras que deixarão as crianças motivas e interessadas.

• A partir de experiências vividas na escola, ou em casa, as crianças podem “passar para o papel” estas vivências. Primeiro, construindo o texto oralmente, como numa história. Depois, estruturando o texto no papel.

• Visitem bibliotecas e deixem as crianças escolherem o livro que gostariam de ler.

• Aproveitem os momentos em que estão navegando pela internet e ofereçam sites com histórias variadas. O ESCOLA GAMES possui contos muito interessantes e adequado às diferentes faixas etárias.