Os três porquinhos

Quem tem medo do Lobo Mau? Lobo Mau? Lobo Mau?

O Lobo Mau está de volta e quer derrubar a casa dos três porquinhos. Será que ele vai conseguir?

A história dos três porquinhos fez parte da infância de todos nós. Afinal, quem nunca temeu o lobo mau? Trouxemos nessa história um final totalmente diferente para que as crianças possam se aventurar e entender que existem vários finais. Com essas histórias podemos ensinar coisas muito importantes como por exemplo, a importância de repensar suas atitudes a fim de tornar uma pessoa melhor.

Desenvolver a consciência fonêmica;

Construir memória e articulação;

Desenvolver a leitura e interpretação de texto;

Perceber a utilização do alfabeto na construção das palavras;

Ampliar o vocabulário;

Estimular a imaginação;

Estimular a criatividade;

Participar de diferentes momentos de leitura;

Desenvolver a escuta atenta para a compreensão de textos;

Desenvolver e aprimorar a linguagem oral e escrita;

Ler diferentes tipos de contos;

Trabalhar as habilidades de leitura e interpretação de texto;

Proporcionar, de maneira lúdica e criativa, o avanço no processo de leitura e escrita das crianças;

Ampliar o repertório de letras e palavras da turma;

Oferecer o jogo como recurso didático para fixar o conteúdo trabalhado em sala de aula;

Despertar o hábito de ouvir e de sentir prazer nas situações que envolvem a leitura;

Proporcionar o contato com textos de qualidade literária;

(Sugestão 1) Solicitar que os alunos leiam a história em voz alta.

(Sugestão 2) Perguntar para os alunos se eles já ouviram a história tradicional dos 3 porquinhos e se eles notaram alguma semelhança e diferença na história.

(Sugestão 3) Solicitar que os alunos criem uma nova versão para a história onde os porquinhos são os vilões.

(Sugestão 4) Solicitar que os alunos desenhem o trecho favorito da história.

(Sugestão 5) Solicitar que os alunos escrevam 5 palavras que aparecem na história e o com elas criar uma história totalmente diferente (escrita ou desenho).

Antes de iniciar a leitura do livro você pode apresentar para os alunos o filme dos 3 porquinhos e trabalhar com eles sobre a moral da história.

O conto de fadas "Três Porquinhos" entrou na cultura popular. Originalmente um conto escrito na Inglaterra, tornou-se extremamente popular nos Estados Unidos com a adaptação do conto de Walt Disney. A moral da história inspirou gerações a trabalhar duro para o sucesso, com a esperança de que o trabalho duro acabará por levar a resultados favoráveis.

A principal lição moral aprendida com "Os Três Porquinhos" é que o trabalho duro e a dedicação compensam. Enquanto os dois primeiros porcos construíam casas rapidamente e tinham mais tempo livre para brincar, o terceiro porco trabalhava na construção de sua casa de tijolos. Comparado com os outros dois porcos, o esforço extra do terceiro porco valeu a pena porque sua casa durou. A ideia de que dedicar tempo para realizar uma tarefa da maneira correta foi adotada por muitas organizações de trabalho e pregada por professores e pais de crianças por muitas gerações.

Em seguida faça o mesmo com o livro, apontando todos os pontos favoráveis do lobo e dos três porquinho, sempre exaltando aquilo que foi bom e precisa sem reproduzido.

Fonte: https://penandthepad.com/moral-lesson-three-little-pigs-6507543.html

Acesso em 05/05/2022