O sequestro do tatu

Um dia, passeando pelo parque, Malvina deu de cara com um tatu-bola. Logo ficaram amigos e foram brincar.

Malvina não satisfeita, sequestrou o animal e o levou para sua casa!

Qual será o destino do tatu-bola? Leia e descubra o que aconteceu!

Com o passar dos anos os animais exóticos e selvagens vem despertando o interesse das pessoas, sendo cada vez mais comum encontrá-los no mercado, em pet shops, criadouros, e até mesmo por intermédio do tráfico. Coloridos, diferentes, eles despertam atenção, mas adquirir animais exóticos podem trazer sérias consequências. Esses animais curiosos não devem viver fora de seu habitat natural, além disso eles podem ser perigosos. Trabalhar esse assunto com as crianças é de extrema importância para que elas disseminem essa informação.

Entender a diferença entre animais selvagens e animais domésticos;

Desenvolver a escuta atenta para a compreensão de textos;

Desenvolver e aprimorar a linguagem oral e escrita;

Ler diferentes tipos de contos;

(Sugestão 1) Solicitar que as crianças façam um desenho sobre o livro.

(Sugestão 2) Solicitar que as crianças escrevam o nome de todos os animais que aparecem no livro e em seguida façam um desenho.

(Sugestão 3) Pedir para as crianças jogarem os jogos Escola Games a seguir:

• Animais selvagens

• Animais domésticos

• Animais exóticos

(Sugestão 4) Pedir para os alunos procurarem em revistas e livros usados imagens de animais e solicitar que eles classifiquem em animais domésticos, animais selvagens e animais exóticos.

(Sugestão 5) Perguntar para as crianças se elas possuem alguém animalzinho em casa. Em seguida, diga para elas contarem e desenharem uma história sobre seu animalzinho. Caso a criança não possua nenhuma animal ela deverá criar sobre qualquer um.

(Sugestão 6) Programar uma visita guiada ao bosque ou zoológico da cidade.

Diferença entre animais exóticos, silvestres e domésticos.

Animais domesticados nasceram e foram criados por muitas gerações para viver ao lado dos humanos, enquanto os animais selvagens não viveram e ainda vivem na natureza, ou em seus habitats naturais.

Os animais selvagens nunca foram alterados pela criação dirigida pelo homem. Seus comportamentos, instintos e composição genética foram moldados pela necessidade de sobreviver em seu ambiente natural.

Animal exótico é todo aquele que não ocorre naturalmente numa determinada região geográfica e que foi trazido acidental ou intencionalmente pelo homem.

Riscos dos animais exóticos

Animais exóticos são aqueles introduzidos em outra localidade, eles oferecem riscos a outras espécies, mas também podem não se adaptar e morrer. A ausência de inimigos naturais, de alimentos podem desequilibrar todo o ecossistema. A prática de comercialização desses animais não deve ser incentivada.