O planeta dos Pirralhos

Olá pessoal, hoje vamos conhecer um lugar diferente! O planeta dos Pirralhos.

Um planeta habitado por crianças que nunca crescem.

Qualquer pessoa que já tentou alimentar uma criança com algo diferente de salgadinhos, chocolate ou sorvete sabe que ela nem sempre come o que você quer. É tarefa quase impossível fazê-las entender sobre a importância de uma alimentação saudável e balanceada. Uma das formas de fazê-las entender é por meio de história e relatos de outras crianças. Crianças sentem-se sensibilizadas quando elas falam de igual para igual e pensando nisso trouxemos essa história lúdica para trabalhar o assunto sobre alimentação.

Desenvolver a leitura e interpretação de texto;

Perceber a utilização do alfabeto na construção das palavras;

Ampliar o vocabulário;

Compreender a importância da alimentação saudável;

Compreender que uma má alimentação pode provocar riscos ao seu desenvolvimento;

Diferenciar alimentos saudáveis de alimentos não saudáveis;

Desenvolver hábitos saudáveis;

Fixar conhecimento adquirido em sala de aula;

Trabalhar as habilidades de leitura e interpretação de texto;

Proporcionar, de maneira lúdica e criativa, o avanço no processo de leitura e escrita das crianças;

Ampliar o repertório de letras e palavras da turma;

Trabalhar a importância da alimentação saudável.

Estimular a mudança de hábitos alimentares;

Oferecer o jogo como recurso didático para fixar o conteúdo trabalhado em sala de aula;

Ampliar conhecimentos dos alunos;

Passo 1: Leitura do Livro Escola Games “Planeta do Pirralhos”

Passo 2: Solicitar que os alunos façam o desenho do seu prato de comida (alimentos que eles comem com mais frequência).

Passo 3 Após a leitura do livro você pode fazer uma roda com os alunos e abordar as questões norteadoras a seguir:

1. Como é a sua alimentação?

2. Do que você mais gosta de comer?

3. O que você não gosta de comer?

4. Como é um prato saudável?

5. Quais cores um prato deve conter?

6. Porque o excesso de doces e frituras podem fazer mal a saúde?

Passo 4: Solicitar que os alunos juntem embalagens dos alimentos mais consumidos no recreio da escola.

Passo 5: Construir com os alunos uma pirâmide alimentar gigante de acrílico (se possível ou materiais alternativos). Expor a pirâmide em local visível na escola, como a entrada.

Passo 6: Somar as calorias desses alimentos explicando sobre a quantidade máxima de calorias que podem ser ingeridas por uma criança diariamente.

Passo 7: promover um pique nique com frutas e sanduíches naturais, apresentando aos alunos possibilidades de uma alimentação saudável e saborosa.

Construindo uma dieta saudável e balanceada

Comer uma variedade de alimentos mantém nossas refeições interessantes e saborosas. É também a chave para uma dieta saudável e balanceada porque cada alimento tem uma mistura única de nutrientes - tanto macronutrientes (carboidratos , proteínas e gordura) quanto micronutrientes (vitaminas e minerais). O prato de alimentação saudável para crianças fornece um plano para nos ajudar a fazer as melhores escolhas alimentares.

Além de preencher metade do nosso prato com vegetais e frutas coloridas (e escolhê-los como lanches), divida a outra metade entre grãos inteiros e proteínas saudáveis:

1. Quanto mais vegetais - e quanto maior a variedade - melhor.

Batatas e batatas fritas não contam como vegetais por causa de seu impacto negativo sobre o açúcar no sangue.

1. Escolha frutas inteiras ou frutas fatiadas (em vez de sucos de frutas; limite o suco de frutas a um copo pequeno por dia).

2. Opte por grãos inteiros ou alimentos feitos com grãos inteiros minimamente processados. Quanto menos processados os grãos, melhor.

3. Escolha feijões e ervilhas, nozes, sementes e outras opções de proteínas saudáveis baseadas em plantas, bem como peixes, ovos e aves.

4. Também é importante lembrar que a gordura é uma parte necessária da nossa dieta e o que mais importa é o tipo de gordura que comemos . Devemos escolher regularmente alimentos com gorduras insaturadas saudáveis (como peixes, nozes, sementes e óleos vegetais saudáveis ), limitar os alimentos ricos em gordura saturada (especialmente carne vermelha) e evitar gorduras trans prejudiciais (de óleos parcialmente hidrogenados):

5. Use óleos saudáveis de plantas como azeite virgem extra, canola, milho, girassol e óleo de amendoim na cozinha, em saladas e vegetais e na mesa.

6. Alimentos lácteos são necessários em quantidades menores do que outros alimentos em nosso prato:

7. A água deve ser a bebida de escolha em todas as refeições e lanches, bem como quando somos ativos. A água é a melhor escolha para matar a sede. Também não contém açúcar e é tão fácil de encontrar quanto a torneira mais próxima. Limite o suco - que pode ter tanto açúcar quanto refrigerante - a um pequeno copo por dia e evite bebidas açucaradas como refrigerantes, sucos de frutas e bebidas esportivas, que fornecem muitas calorias e praticamente nenhum outro nutriente.

8. Finalmente, assim como escolher os alimentos certos, incorporar a atividade física em nossos dias, mantendo-se ativo, faz parte da receita para se manter saudável:

Fonte: https://www.hsph.harvard.edu/nutritionsource/kids-healthy-eating-plate/ (traduzido). Acesso em 18 de Agosto de 2021