Back to Top icon+icon-facebookicon-fichaicon-fullscreenicon-kukagameslogo-safer icon-mobileicon-nucleoicon-printicon-seta-nexticon-seta-previcon-vire

Ficha para o professor

O mistério no galinheiro

O mistério no galinheiro

Gabriel era um galo muito vaidoso.

Dono de um galinheiro de dar inveja a qualquer fazendeiro, tinha mais de 50 galinhas.

Viviam em um ambiente sossegado e feliz! Mas um dia, tudo isso mudou!

Leia essa história misteriosa e conheça Gabriel, seu amigo Tião e a raposa malvada.

Nível de Ensino

Educação Infantil

Ensino Fundamental I

Componente curricular

Língua Portuguesa

Tema

Língua escrita: usos e formas;

Leitura e escrita;

Alfabetização;

Série

2º Estágio - 1º Ano - 2º Ano - 3º Ano

Idade

5 a 8 anos

Objetivos para o aluno

  • Participar de diferentes momentos de leitura;
  • Desenvolver a escuta atenta para a compreensão de textos;
  • Desenvolver o hábito de leitura;
  • Desenvolver e aprimorar a linguagem oral e escrita;
  • Ler diferentes tipos de contos, de forma autônoma ou com a juda;

Objetivos para o professor

  • Despertar o interesse dos alunos pela leitura;
  • Despertar o hábito de ouvir e de sentir prazer nas situações que envolvem a leitura;
  • Proporcionar o contato com textos de qualidade literária;
  • Proporcionar, de maneira lúdica e criativa, o avanço no processo de leitura e escrita das crianças;

Sugestão de abordagem para o professor

Antes de levar os alunos para ouvirem/lerem as histórias do nosso site, é importante instigar a curiosidade e estimular a imaginação da turma. Faça suspense, conte do que se trata a história, pergunte o que eles acham que vai acontecer? Deixe que todas as crianças participem, se quiserem, dando sugestões de partes da história.

Depois, divida a turma em duplas ou pequenos grupos de 3 alunos. De acordo com os objetivos da aula, há a opção de ouvir a história (que será lida por um locutor) ou de ler a história.

Propondo a leitura, peça que a dupla ou grupo, se reveze em cada página ou parágrafo.

A opção de ouvir a leitura da história, trabalha também a forma adequada de ler, entonação e pontuação. Esta etapa é importante para a análise das crianças, que deverão ler da mesma forma, respeitando cada pontuação.

Algumas atividades que podem ser propostas durante ou após o trabalho com as histórias:

1. Recontar a história para outro grupo de alunos.

2. Apresentar a história usando a dramatização.

3. Mudar o final da história (oralmente ou escrevendo).

4. Mudar o início da história (é mais difícil do que mudar o final).

5. Reescrever a história durante uma atividade de produção de texto na sala de aula.

6. Ilustrar parte(s) da história que mais achou interessante.

7. Enriquecer as histórias, descrevendo partes que não foram detalhadas. Exemplo: como era a torre onde Rapunzel vivia?

8. Descrever, com riqueza de detalhes, o ambiente onde acontece a história (atividade oral ou escrita.

9. Comparar a história real com a transgressão contada no site: semelhanças, diferenças.

10. Parar a história em uma determinada parte e pedir que os alunos continuem, contando o que acham que vai acontecer. Depois voltar no conto e terminar de ouvi-lo.

11. Passar endereço do site para tarefa de casa: ler a história e reescrevê-la com suas palavras, de forma resumida.

Complementando o conteúdo

Algumas dicas para professores e pais incentivarem o hábito de leitura nas crianças:

São dicas simples e que valem para todas as faixas etárias:

- É muito importante ter ao alcance das crianças (seja em casa ou na escola) diversos livros e revistas adequados à idade. Livros de literatura infantil, revistinhas tipo gibi, revistas educativas, suplemento infantil de jornais, etc.

- Para criar crianças leitoras, é importante que sejamos adultos leitores. Tenham sempre o momento da leitura, onde o adulto também pegará seu livro para ler.

- Ler para as crianças deve ser um hábito da rotina de vocês. Ler um variado repertório de livros: contos, poesias, charadas, músicas, etc.

- Quando as crianças assistem a algum desenho ou filme e ficam atentas à TV, é sinal de que gostaram do que estão assistindo. Que tal verificar nas livrarias se há algum livro que tenha o mesmo tema?

- Também é legal pedir para recontarem o que acabaram de assistir, estimulando a oralidade.

- Fiquem atentos aos interesses das crianças. O que gosta de ler, assistir, ouvir... Assim fica mais fácil oferecer leituras que deixarão as crianças motivas e interessadas.

- A partir de experiências vividas na escola, ou em casa, as crianças podem “passar para o papel” estas vivências. Primeiro, construindo o texto oralmente, como numa história. Depois, estruturando o texto no papel.

- Visitem bibliotecas e deixem as crianças escolherem o livro que gostariam de ler.

- Aproveitem os momentos em que estão navegando pela internet e ofereçam sites com histórias variadas. O ESCOLA GAMES possui contos muito interessantes e adequado às diferentes faixas etárias.

Como acessar o jogo educativo

Jogue na internet, acessando: http://www.escolagames.com.br/livros/oMisterioNoGalinheiro.

Google Play

Instale o aplicativo no seu dispositivo Android

App Store

Instale o aplicativo no seu iPad / iPhone