O mistério no galinheiro

Gabriel era um galo muito vaidoso.

Dono de um galinheiro de dar inveja a qualquer fazendeiro, tinha mais de 50 galinhas.

Viviam em um ambiente sossegado e feliz! Mas um dia, tudo isso mudou!

Leia essa história misteriosa e conheça Gabriel, seu amigo Tião e a raposa malvada.

Todo bom livro abre novas dimensões de pensamentos para o leitor. Quando você lê um livro, de alguma forma tenta conectar os eventos, emoções, experiências e personagens dos livros com você mesmo. Isso não apenas o mantém absorvido no livro, mas também o faz perceber como você se sentiria e reagiria às situações que ainda não ocorreram em sua vida. Isso ajuda você a ampliar suas dimensões de mundo, inclusive aprender princípios por meio deles.

Desenvolver a leitura e interpretação de texto;

Perceber a utilização do alfabeto na construção das palavras;

Ampliar o vocabulário;

Estimular a imaginação;

Estimular a criatividade;

Participar de diferentes momentos de leitura;

Desenvolver a escuta atenta para a compreensão de textos;

Desenvolver e aprimorar a linguagem oral e escrita;

Ler diferentes tipos de contos;

Trabalhar as habilidades de leitura e interpretação de texto;

Proporcionar, de maneira lúdica e criativa, o avanço no processo de leitura e escrita das crianças;

Ampliar o repertório de letras e palavras da turma;

Trabalhar princípios;

Oferecer o jogo como recurso didático para fixar o conteúdo trabalhado em sala de aula;

Despertar o hábito de ouvir e de sentir prazer nas situações que envolvem a leitura;

Proporcionar o contato com textos de qualidade literária;

Passo 1: Ouvir o livro.

Passo 2: Selecionar a opção “Eu mesmo leio”.

Passo 3: Anotar as palavras desconhecidas.

Passo 4: Perguntar aos alunos qual a moral da história, direcionando a discussão para ensinar moral e bons costumes;

Passo 5: Solicitar que os alunos procurem no dicionário o significado e anotar no caderno.

Passo 6: Reunir as palavras de toda a turma e propor que as separem de acordo com critérios diversos: palavras com o mesmo número de letras, que iniciam com a mesma letra, que terminam com a mesma letra, etc;

Passo 7: Solicitar que os alunos façam desenho ou frases com as palavras desconhecidas.

Passo 8: Promova as atividades de montar e desmontar palavras com o alfabeto móvel.

Passo 9: Proponha um ditado ilustrado.

Importância da leitura para melhorar seu pensamento crítico e analítico

Usamos habilidades de pensamento crítico todos os dias. Eles nos ajudam a tomar boas decisões, entender as consequências de nossas ações e resolver problemas. Essas habilidades incrivelmente importantes são usadas em tudo, desde montar quebra-cabeças até mapear a melhor rota para o trabalho. É o processo de usar o foco e o autocontrole para resolver problemas e definir e seguir metas. Ele utiliza outras habilidades importantes para a vida, como fazer conexões, ter perspectiva e se comunicar. Basicamente, o pensamento crítico nos ajuda a tomar decisões acertadas e sensatas.

Durante a leitura, muitas informações são processadas em nosso cérebro simultaneamente. Ele abre muitas perspectivas diferentes para seu cérebro compreender.

Se você está lendo um livro de mistério ou suspense, seu cérebro tenta constantemente adivinhar certos resultados e eventos. Ele também deve relacionar um evento ao outro para fazer sentido na história.

Tudo isso, por sua vez, aguça nossas mentes e aprimora nossas habilidades de pensamento crítico e analítico.

Fonte: RYMANOWICZ.Kylie. The importance of critical thinking for young children, Michigan State University Extension - May 3, 2016

Disponível em: https://www.canr.msu.edu/news/the_importance_of_critical_thinking_for_young_children

Acesso em: 17 de setembro 2021.