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Ficha para o professor

Zebuzim

Zebuzim

Deslize as faixas para montar o Zebuzim e conheça as principais raças zebuínas.

Você vai adorar brincar com essa turma!

Nível de Ensino

Ensino Fundamental I

Componente curricular

Matemática

Tema

Quebra-cabeça

Série

1º Ano - 2º Ano - 3º Ano

Idade

6 a 9 anos

Objetivos para o aluno

  • Desenvolver o raciocínio lógico;
  • Analisar figuras e ampliar as noções de composição e decomposição a partir da fragmentação de uma imagem;
  • Desenvolver a discriminação e a percepção visual;

Objetivos para o professor

  • Trabalhar o raciocino lógico, a observação, análise crítica e reflexiva;
  • Evidenciar a discriminação e a percepção visual, através da análise das peças e suas posições no quebra-cabeça;
  • Possibilitar o desenvolvimento das diversas habilidades do pensamento, como a observação, a comparação, análise e a capacidade de sintetizar;

Sugestão de abordagem para o professor

O jogo traz dois níveis de dificuldade. Comece o trabalho clicando no nível fácil, onde o fundo das imagens possui cores diferentes para cada raça de zebuíno. Assim, as crianças conseguirão formar mais facilmente cada uma das raças.

Ao montar a cabeça do boi, peça às crianças que cliquem no canto inferior da direita. Aparecerá um pequeno texto com as informações da raça que a criança acabou de montar. Peça que o aluno leia sobre a raça.

Para as crianças maiores, um registro poderá ser proposto: anotar as principais informações sobre a raça, usando pequenas informações. Por exemplo: GUZERÁ – produção de carne e leite / resistente / chifres grandes e escuros / orelhas médias de pontas redondas.

Ao perceber que as crianças já conseguem dominar bem as propostas do nível fácil, lance o desafio do quebra-cabeça no nível difícil, em que o fundo de todas as imagens estão em uma só cor.

Complementando o conteúdo

Outras propostas de quebra-cabeça podem ser facilmente desenvolvidas em sala de aula. Providencie imagens de revistas, calendários, etc. e cole em um papel mais grosso. Risque, recortando em seguida, transformando a imagem em um quebra-cabeça.

- Este jogo sugere um trabalho interdisciplinar. O desenvolvimento da leitura, escrita e interpretação também estão presentes nesta proposta.

Como acessar o jogo educativo

Jogue na internet, acessando: http://www.escolagames.com.br/jogos/zebuzim.

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