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Ficha para o professor

Ursinho a, e, i, o, u

Ursinho a, e, i, o, u

Olá amiguinho! O ursinho acordou e está ansioso para brincar com você!

Clique nos dados e descubra o som das vogais: A E I O U.

Brinque até conseguir abrir o baú, ele guarda uma grande surpresa!

Nível de Ensino

Educação Infantil

Componente curricular

Língua Portuguesa

Tema

Língua escrita: usos e formas

Oralidade

Alfabetização

Série

1º Estágio - 2º Estágio

Idade

4 a 6 anos

Objetivos para o aluno

  • Conhecer as vogais do nosso alfabeto;
  • Associar letra ao seu som;
  • Recitar a sequência das vogais;
  • Diferenciar vogal de consoante;
  • Identificar o fonema inicial das palavras;
  • Fixar conhecimento adquirido em sala de aula;

Objetivos para o professor

  • Fixar conteúdo trabalhado em sala de aula;
  • Oferecer proposta lúdica e prazerosa que possibilite ao aluno associar as letras à sua grafia e sons.

Sugestão de abordagem para o professor

Proponha o jogo em duplas e as crianças deverão se revezar durante os cliques nas vogais: ora um, ora o outro integrante da dupla.

Estimule os alunos a lerem a palavra que aparece, de acordo com o desenho e peça que copiem cada uma delas, em uma folha, separadas de acordo com a vogal inicial.

Em outro momento, usando este registro, proponha a leitura das palavras e logo em seguida a ilustração de cada uma delas. Se surgir dúvidas e dificuldades na leitura de algumas palavras, devolva a questão para a turma e peça a ajuda de todas as crianças para descobrir de qual palavra se trata.

Para complementar a proposta, distribua diversas revistas às crianças e peça que procurem palavras iniciadas com as vogais, recortem e colem em uma folha. Interagindo com todo o grupo, estimule a leitura de cada uma das palavras que encontraram.

Atenção! É importante que as revistas que ficarão à disposição das crianças não tenham conteúdo inadequado para a faixa etária.

Complementando o conteúdo

Um jogo poderá ser trabalhado para complementar o conteúdo deste game:

Trilha das vogais

Desenhe no chão, utilizando giz de quadro, uma trilha com 30 casas, numeradas de 1 a 30. Confeccione dois dados usando caixinhas de papelão, sendo um tradicional, com os números, e outro com as vogais.

Separe a turma em 2 equipes e cada equipe deverá eleger um aluno para ser a “pecinha” da trilha. A cada rodada o grupo tem que jogar os dois dados, um que representa os números da trilha e outro com as vogais.

Se a equipe jogou os dados e apareceram o número 3 e a vogal U, o aluno da trilha deverá andar 3 casas, mas antes terá dizer três palavras que comecem com a vogal U. A equipe poderá ajudar nas palavras.

E assim sucessivamente, até que uma das equipes vença o jogo.

Como acessar o jogo educativo

Jogue na internet, acessando www.escolagames.com.br/jogos/ursinhoaeiou.

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