logo Escola Games
Site em inglês
logo Escola Games

Ficha pedagógica

Tabuada do Dino

Tabuada do Dino

O Dino veio convidar você para brincar com os números e as tabuadas de somar, subtrair, multiplicar e dividir. Complete a tabuada e libere um novo jogo de plataforma! Chegou a hora de brincar de montão. Venha com ele nessa super aventura e teste seus conhecimentos matemáticos!

Acessar
BNCC - Ensino Fundamental
ComponenteAno / FaixaUnidades temáticasObjetos de conhecimentoHabilidades
Matemática
1º Ano
Números

Construção de fatos básicos da adição

(EF01MA06)

Construir fatos básicos da adição e utilizá-los em procedimentos de cálculo para resolver problemas.

Matemática
2º Ano
Números

Construção de fatos fundamentais da adição e da subtração

(EF02MA05)

Construir fatos básicos da adição e subtração e utilizá-los no cálculo mental ou escrito.

Matemática
3º Ano
Números

Construção de fatos fundamentais da adição, subtração e multiplicação

Reta numérica

(EF03MA03)

Construir e utilizar fatos básicos da adição e da multiplicação para o cálculo mental ou escrito.

Matemática
3º Ano
Números

Problemas envolvendo diferentes significados da multiplicação e da divisão: adição de parcelas iguais, configuração retangular, repartição em partes iguais e medida

(EF03MA07)

Resolver e elaborar problemas de multiplicação (por 2, 3, 4, 5 e 10) com os significados de adição de parcelas iguais e elementos apresentados em disposição retangular, utilizando diferentes estratégias de cálculo e registros.

Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
personagem Escola Games

Dicas para o educador

Muitas crianças têm dificuldade de aprender a tabuada. Como professor você tem o papel de contribuir para que esse aprendizado seja prazeroso e efetivo. Afinal, saber multiplicar rapidamente e de cabeça é uma habilidade que será exigida em todas as etapas da escola e do cotidiano. Você precisará de tempo, estratégia, paciência e dedicação para que seu aluno desenvolva gosto pelo conteúdo. Pensando nisso, a TABUADA DO DINO foi criada, para que você possa trabalhar de forma lúdica e eficiente esse conteúdo tão importante. O Jogo online oferece 2 níveis de dificuldade envolvendo as 4 operações. Esses níveis de dificuldade são importantes e essenciais para acompanhar o desenvolvimento dos alunos.

Objetivos para o aluno

Memorizar a tabuada;

Exercitar o cálculo mental;

Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos;

Resolver problemas matemáticos envolvendo as quatro operações;

Analisar regularidades que envolvem a multiplicação divisão, subtração e adição;

Desenvolver o raciocínio lógico estabelecendo comparações entre as operações;

Conseguir perceber que a divisão é a operação inversa da multiplicação;

Estabelecer relação entre as operações de multiplicação e adição;

Fixar conhecimento adquirido na sala de aula;

Objetivos para o professor

Oferecer situações em que os alunos possam analisar, interpretar e propor as quatro operações básicas;

Criar estratégias de cálculo mental da multiplicação, divisão, subtração e adição;

Estimular o gosto pela Matemática, através de atividades lúdicas e prazerosas;

Reforçar conteúdo trabalhado em sala de aula;

Estimular a troca de conhecimentos, a socialização e a interação entre os alunos;

Estimular o aluno a estudar a tabuada e a usar o cálculo em sala de aula;

Trabalhar questões do nosso dia-a-dia para despertar no aluno a busca das respostas;

Despertar os alunos para compreensão de conteúdos através de jogos;

Realizar atividades lúdicas e diferenciadas;

Sugestão de abordagem para o professor

(Sugestão 1) Este jogo poderá ser proposto individualmente, em duplas ou trios. Os alunos deverão ser divididos de forma adequada, de acordo com os objetivos do professor.

É importante colocar em evidência o que cada aluno domina e o que precisa aprender, para dividir a turma em grupos produtivos. Alunos com habilidades próximas, mas distintas, podem encontrar nessa proposta a chance de ampliar seus conhecimentos, individualmente, e crescer juntos.

Um aspecto importante que merece destaque, é a observação das regularidades em cada proposta. As intervenções do professor devem, portanto, contribuir para que a criança avance cada vez mais no sentido de se apropriar da notação convencional e para compreender como se organiza o sistema de numeração decimal.

(Sugestão 2) BINGO MATEMÁTICO. Insira no quadro operações onde o resultado encontrado pelo aluno deve ser inserido na cartela do bingo. O aluno que preencher primeiro e corretamente ganha a brincadeira.

(Sugestão 3) ESTOURA BALÃO. Coloque dentro de cada balão uma operação e peça para cada aluno estourar um balão e realizar a operação do quadro.

(Sugestão 4) EMBARALHANDO A TABUADA.

  • Distribua os círculos sobre a mesa, com as faces (numeradas) voltadas para baixo.

  • O primeiro jogador, que deverá ser determinado por sorteio, escolhe dois círculos e faz a multiplicação dos números, um pelo outro. Caso efetue a multiplicação corretamente pega os círculos pra si, se errar coloque-os novamente sobre a mesa, virados para baixo, assim é preciso que os embaralhe novamente.

  • Assim segue o jogo que só terá fim quando todos os círculos acabarem e vencerá o jogador que ao final tiver a maior quantidade de peças.

(Sugestão 5) ROLANDO DADOS. Produza dois dados ou leve-os prontos para a sala de aula. Role os dados e com os números que saíram escreva uma operação no quadro. Você pode por exemplo, dizer que vai começar com operações de adição, então os números que saírem serão somados. Em seguida você pode passar para as operações seguintes. As respostas podem ser escritas no caderno e conferidas depois, como é feito um ditado tradicional.

(Sugestão 6) JOGO DA VELHA DA TABUADA. Cada jogador, na sua vez, deverá escolher dois números, dispostos em uma linha (abaixo a tabela), e dizer em voz alta o produto entre eles. Se o resultado estiver correto, o jogador fará um X ou O sobre o número anunciado. Dessa forma o jogo vai prosseguindo, com os jogadores alternando a vez de jogar. Ganha aquele que conseguir alinhar na horizontal, vertical ou diagonal, quatro números no tabuleiro

(Sugestão 7) FLASH CARDS. Corte vários pedaços de papel na forma de cartõezinhos. De um lado, escreva o problema, como 4x9, por exemplo. No outro lado, escreva a resposta para esse problema, ou seja, 36. Só o ato de escrever os múltiplos já é uma prática da tabuada. Cronometre quantos cartõezinhos seu filho consegue fazer em cinco minutos, por exemplo. Será que no dia seguinte ele consegue ultrapassar esse número? Incentive-o a superar os próprios limites de forma divertida.

(Sugestão 8) Convidar os alunos a enfeitarem a sala com a tabuada.

Complementando o conteúdo

Como auxiliar no aprendizado da criança:

  • Incentive-o: Guarde as melhores recompensas para depois das provas. Se as crianças conseguirem se sair bem mesmo sob pressão, é porque você desempenhou muito bem o papel de professor.

  • Elogie-o: Caso seu aluno esteja indo mais devagar do que você esperava, relaxe. Se você ficar ansioso e decepcionado, a criança vai pegar desgosto pelos estudos. Ao invés de reagir com raiva e demonstrando decepção, incentive a criança a não desistir e continuar persistindo. E respeite o desempenho e o ritmo individual dela, sem ficar cobrando ou comparando com outras crianças.

  • Faça intervalos. Nenhuma criança consegue aprender por horas seguidas. Quando perceber que ela está começando a ficar cansada, faça uma pausa. Será bom para você também. Após um intervalo, revise o que vocês estavam fazendo antes de seguir em frente

  • Utilize materiais on-line. Depois de dominar a tabuada com lápis e papel, é hora de usar a internet com os milhares de materiais disponíveis para a prática da tabuada. Assim você pode conferir o quanto seu filho aprendeu.

FONTE: https://pt.wikihow.com/Ensinar-a-Tabuada-de-Multiplicar-para-Seus-Filhos

Acesso em: 10 de Abril de 2021.

Confira abaixo outros jogos no site “Escola Games” auxiliam no Projeto de Aprendizagem das quatro operações:

Operação Páscoa;

Robô Lógico;

Batalha dos Números;

Pega Bolhas;

Mestre da Tabuada;