Back to Top icon+icon-facebookicon-fichaicon-fullscreenicon-kukagameslogo-safer icon-mobileicon-nucleoicon-printicon-seta-nexticon-seta-previcon-vire

Ficha para o professor

Tabuada do Dino

Tabuada do Dino

O Dino quer brincar no mundo mágico e para isso precisa de sua ajuda com a tabuada.

Escolha uma tabuada e responda às questões para começar uma grande aventura!

Nível de Ensino

Ensino Fundamental I

Componente curricular

Matemática

Tema

Números e Operações

Série

2º Ano - 3º Ano - 4º Ano

Idade

10 a 9 anos

Objetivos para o aluno

  • Resolver problemas matemáticos envolvendo as quatro operações;
  • Reconhecer regularidades em sequências numéricas através da análise do resultado das operações;
  • Desenvolver o raciocínio lógico estabelecendo comparações entre as operações;
  • Conseguir perceber que a divisão é a operação inversa da multiplicação;
  • Estabelecer relação entre as operações de multiplicação e adição;

Objetivos para o professor

  • Reforçar conteúdo trabalhado em sala de aula;
  • Trabalhar dificuldades apresentadas pelos alunos em relação às quatro operações;
  • Compor um ambiente facilitador e prazeroso para aprender Matemática, trabalhando as quatro operações;
  • Estimular a troca de conhecimentos, a socialização e a interação entre os alunos;

Sugestão de abordagem para o professor

Este jogo poderá ser proposto individualmente, em duplas ou trios. Os alunos deverão ser divididos de forma adequada, de acordo com os objetivos do professor.

É importante colocar em evidência o que cada aluno domina e o que precisa aprender, para dividir a turma em grupos produtivos. Alunos com habilidades próximas, mas distintas, podem encontrar nessa proposta a chance de ampliar seus conhecimentos, individualmente, e crescer juntos.

Um aspecto importante que merece destaque, é a observação das regularidades em cada proposta. As intervenções do professor devem, portanto, contribuir para que a criança avance cada vez mais no sentido de se apropriar da notação convencional e para compreender como se organiza o sistema de numeração decimal.

Com a intervenção do professor, a criança aprende as várias regularidades do sistema numérico. Veja alguns exemplos:

- Na sequência de operações de multiplicação com o número 2. Os resultados formam uma sequência numérica de 2 em 2.

- Nas operações de adição, os resultados de uma operação para outra, somam 1, pois os números somados seguem também a sequência: 1 + 9, 2 + 9, 3 + 9, 4 + 9...

A observação e análise dessas regularidades devem ser orientadas e guiadas pelo professor e se tornam bases para a compreensão de nosso sistema de numeração.

Complementando o conteúdo

Outros jogos no site “Escola Games” auxiliam no Projeto de Aprendizagem das quatro operações:

Operação Páscoa;

Robô Lógico;

Batalha dos Números;

Pega Bolhas;

Como acessar o jogo educativo

Jogue na internet, acessando www.escolagames.com.br/jogos/tabuadaDino.