Back to Top icon+icon-facebookicon-fichaicon-fullscreenicon-kukagameslogo-safer icon-mobileicon-nucleoicon-printicon-seta-nexticon-seta-previcon-vire

Ficha para o professor

Sonho de bailarina

Sonho de bailarina

Clara sempre sonha que é uma bailarina, mas no dia seguinte não se lembra de nada.

Complete as palavras e ajude Clara a se lembrar de seus lindos sonhos!

Jogo educativo de português com o uso das letras: R, RR, S, SS, L, U, M e N.

Nível de Ensino

Ensino Fundamental I

Componente curricular

Língua Portuguesa

Tema

- Língua escrita: usos e formas;

- Ortografia;

Série

1º Ano - 2º Ano - 3º Ano

Idade

6 a 9 anos

Objetivos para o aluno

  • Realizar atividades que facilitem a compreensão das regras ortográficas;
  • Dominar as regras ortográficas do uso de: M antes de B e P, R ou RR, SS, S entre vogais e L ou U no final de palavras;
  • Aprimorar a leitura e escrita;
  • Memorizar a escrita convencional das palavras;
  • Perceber as diferenças entre a pronúncia e a grafia convencional das palavras;
  • Fixar conhecimento adquirido em sala de aula;

Objetivos para o professor

  • Oferecer atividade significativa para o trabalho das regras ortográficas;
  • Propiciar a reflexão e a socialização de algumas regras ortográficas;
  • Fixar conteúdo trabalhado em sala de aula;
  • Ampliar conhecimentos dos alunos;

Sugestão de abordagem para o professor

- Grande parte da ortografia, mesmo sendo regida por regras, pode e deve ser compreendida através de exercícios de reflexão! Quando este trabalho é feito em duplas (ou pequenos grupos) ele se torna ainda mais significativo, pois os alunos precisam conversar, trocar ideias e refletir para decidirem qual a letra usar em cada palavra.

- Primeiro, as crianças deverão ser convidadas a lembrar algumas regras aprendidas na sala de aula:

. Uso do M antes de B e P;

. Uso do R e RR;

. Som do S entre vogais;

. Uso do SS;

. Uso do L ou U no final de palavras;

- Depois, propor que joguem “Um sonho de bailarina”! Os integrantes das duplas, ou grupos, deverão participar ativamente sugerindo a letra que completará cada palavra. É importante jogar mais de uma vez, pois as palavras são diferentes a cada rodada.

- Durante o jogo, variar as propostas de registro:

. Listar outras palavras que pertencem a cada regra.

. Anotar os erros que cometeram e usar estas palavras para outras atividades em sala de aula.

. Escrever mais estrofes para compor a poesia, utilizando outras palavras que ilustram as regras.

Complementando o conteúdo

- As dúvidas ortográficas nas séries iniciais são muito comuns e é sempre um desafio aos professores. Como ajudar os alunos de forma eficiente?

Uma sugestão para este trabalho, é o VARAL ORTOGRÁFICO! Veja como ele funciona:

Durante o ano, diante de exercícios e produções de textos feitas pelas crianças, analise os erros mais comuns e vá trabalhando um a um. A partir das descobertas feitas, faça um varal com pequenos cartazes descrevendo cada uma delas. Por exemplo: ao descobrirem que o “S” entre vogais tem o som de “Z”, escreva com a ajuda da turma, a regra no cartaz e exponha no varal.

Diante disso, as crianças serão desafiadas a não errarem mais. O varal sempre cresce, pois as regras novas serão acrescentadas.

Esta proposta só será significativa se houver discussão, análise e elaboração juntamente com os alunos!

Como acessar o jogo educativo

Jogue na internet, acessando www.escolagames.com.br/jogos/sonhoDeBailarina.

Google Play

Instale o aplicativo no seu dispositivo Android

App Store

Instale o aplicativo no seu iPad / iPhone