Separe as sílabas

Pronto(a) para aprender e brincar? Separe as sílabas das palavras que o jogo te mostrar para acessar o super labirinto! Lá você vai encontrar um grande desafio e temos certeza que você vai se divertir de montão!

Língua Portuguesa
Análise linguística/semiótica (Alfabetização)

Construção do sistema alfabético e da ortografia

(EF02LP02)

Segmentar palavras em sílabas e remover e substituir sílabas iniciais, mediais ou finais para criar novas palavras.

Língua Portuguesa
Análise linguística/semiótica (Ortografização)

Segmentação de palavras/Classificação de palavras por número de sílabas

(EF03LP05)

Identificar o número de sílabas de palavras, classificando-as em monossílabas, dissílabas, trissílabas e polissílabas.

Os jogos pedagógicos são fortes aliados do professor no processo de alfabetização. Cada jogo requer planejamento a partir de objetivos bem definidos que contribuirão no desenvolvimento do aluno. Este game é uma excelente atividade o para reforçar a aprendizagem dos alunos sobre a separação de sílabas.

Sistematizar a separação de palavras em sílabas;

Construir os conceitos de letra e de sílaba;

Identificar e memorizar diferentes formações silábicas;

Aprimorar a leitura e escrita;

Memorizar a escrita convencional das palavras;

Automatizar a ortografia de palavras mais comuns, utilizando a separação de sílabas;

Fixar conhecimento adquirido em sala de aula;

Perceber a utilização do alfabeto na construção das palavras;

Compreender o processo de estrutura das palavras;

Desenvolver a capacidade de juntar sílabas para formar palavras;

Desenvolver atenção e concentração;

Desenvolver a coordenação motora;

Desenvolver a atenção e concentração;

Fixar conteúdo trabalhado em sala de aula;

Proporcionar, de maneira lúdica e criativa, o avanço no processo de leitura e escrita das crianças;

Promover o processo de compreensão da estrutura das palavras;

Ampliar o repertório de letras e palavras da turma;

Ensinar o processo de formação das palavras por meio das junções silábicas;

Favorecer a compreensão do processo de construção das palavras por meio das letras;

(Sugestão 1) Este jogo poderá ser proposto individualmente, em duplas ou pequenos grupos de 3 ou 4 alunos. As crianças deverão se revezar nas jogadas e um colega deverá ajudar o outro, trocar ideias e conhecimentos.

(Sugestão 2) Propor que as crianças, durante todo o jogo, anotem as palavras que aparecerem. Depois, usar este registro para trabalhar com classificação de palavras quanto ao número de sílabas e quanto à tonicidade.

(Sugestão 3) Promover as atividades de montar e desmontar palavras com o alfabeto móvel, com letras feitas de papel, de plástico ou de madeira, permitem ao aprendiz vivenciar, de modo bastante rico, uma série de decisões sobre como escrever.

(Sugestão 4) Uso de ditados.

(Sugestão 5) Trabalhar com caça-palavras.

(Sugestão 6) Trabalhar com cruzadinhas.

(Sugestão 7) Cantar a música ADOLETÁ, em seguida orientar a separação de sílabas da música.

(Sugestão 8) Bingo das sílabas: atividade é desenvolvida como um bingo tradicional, mas onde estariam número estarão letras. Ao sortear e finalizar a cartela oriente os alunos que eles formem palavras com as sílabas de sua cartela. Ao final promova a socialização das atividades.

(Sugestão 9) Nuvem de palavras: escreva várias sílabas no quadro circuladas em formato de nuvem, em seguida oriente que os alunos formem palavras com as sílabas indicadas.

(Sugestão 10) Completar a palavra. Escreva no quadro palavras com sílabas faltantes. Oriente que os alunos as completem-nas e em seguida façam uma ilustração.

(Sugestão 11) Promova brincadeira como jogo da forca.

(Sugestão 12) Neste link são encontradas diversas atividades imprimíveis para trabalhar a separação de sílabas.

Acesso em 14 de Abril de 2021.

(Sugestão 13) Trabalhar com alfabeto móvel na construção de palavras e separação de sílabas.

• Para a classificação quanto ao número de sílabas, usamos:

Monossílaba: é quando a palavra não permite a separação de nenhuma sílaba.

Dissílaba: a palavra é formada por duas sílabas.

Trissílaba: formada por três sílabas.

Polissílaba: é quando na palavra há mais de três sílabas.

• Para classificação quanto à sílaba tônica, usamos:

Oxítonas: a sílaba tônica é a última.

Paroxítonas: a sílaba tônica é a penúltima.

Proparoxítonas: a sílaba tônica é a antepenúltima.

Todas as proparoxítonas são acentuadas.

Quando trabalhamos sobre este assunto com os alunos, é muito importante conhecer sobre o caso dos monossílabos, que como sabemos, são palavras que possuem uma única sílaba.

Eles são classificados em átonos e tônicos. Os monossílabos átonos são aqueles pronunciados de maneira fraca, pois eles não têm acentuação própria. Os tônicos são pronunciados com mais força e possuem acentuação própria.