Segredos do Egito

O Egito tem uma cultura muito rica e cheia de mistérios! Suas histórias são muito famosas e geram curiosidade em todo mundo. Venha conhecer mais sobre essas lendas super legais! No jogo “Segredos do Egito”, você irá se divertir e saber mais sobre essa mitologia muito interessante.

Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social

O que forma um povo: do nomadismo aos primeiros povos sedentarizados

(EF05HI01)

Identificar os processos de formação das culturas e dos povos, relacionando-os com o espaço geográfico ocupado.

Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social

O papel das religiões e da cultura para a formação dos povos antigos

(EF05HI03)

Analisar o papel das culturas e das religiões na composição identitária dos povos antigos.

O que são Hieróglifos? Quem foi Cleópatra? Como se chamava o Deus do Sol? Estas e outras informações sobre a cultura do Egito Antigo estão nessa proposta, em formato de jogo da memória. A cada acerto, informações importantes sobre cada aspecto dessa civilização.

Conhecer alguns aspectos culturais do Egito;

Desenvolver leitura e interpretação de textos e imagens sobre o Egito antigo;

Estudar sobre a importância dos faraós para o povo egípcio e o que eles representavam para seu povo;

Conhecer a religião e costumes dos egípcios e o que as divindades representavam para a população;

Fixar conhecimento adquirido em sala de aula;

Desenvolver atenção, concentração e o raciocínio lógico;

Desenvolver a autoconfiança na resolução de problemas;

Promover o estudo de outras culturas;

Conhecer personagens e histórias do Antigo Egito;

Oferecer o jogo como recurso didático para fixar o conteúdo trabalhado em sala de aula;

Trabalhar conteúdos relacionados ao Egito Antigo: deuses, papiro, múmias, pirâmides, Esfinge, Rio Nilo, Faraós, Hieróglifos entre outros;

Ampliar conhecimentos iniciais dos alunos sobre a Civilização Egípcia Antiga;

Trabalhar com os alunos as habilidades motoras, habilidades de concentração e raciocínio lógico;

Apresentar aos alunos diferentes culturas;

Possibilitar a observação da forma como a sociedade se organizava nos primórdios;

(Sugestão 1) O jogo pode ser proposto individualmente ou em duplas. A cada jogada, ao aparecer a informação sobre o par formado, peça ao aluno que faça um registro com as palavras principais, em tópicos. Este tipo de registro propicia uma melhor interpretação e entendimento do texto lido.

Um exemplo:

• Rio Nilo

• Rio Sagrado

• Agricultura

• Transporte

• Irrigação

• Energia Elétrica

A partir dessas palavras, em sala de aula, o aluno deverá compor um pequeno texto sobre o RIO NILO, com suas principais informações.

(Sugestão 2) Para trabalhar este conteúdo, é importante elaborar um Projeto específico e aspectos sobre a História do Egito Antigo devem ser explorados em diversas etapas, em atividades variadas.

• Aprender a procurar e localizar no globo terrestre o país em estudo: EGITO;

• Entender que o Rio Nilo foi importante para a subsistência do povo do Egito antigo;

• Observar como era a vida em volta do Rio Nilo;

• Saber o que os Faraós representavam, o modo como se vestiam, os adereços que usavam (roupas, joias, perucas, etc), qual a importância dos Faraós para o povo Egípcio;

• Conhecer o tipo de vestimenta dos egípcios antigos;

• Como eram as mulheres egípcias, como se vestiam, enfeitavam e como era a sua personalidade;

• Por que as pirâmides foram construídas e como;

• Onde ficam as pirâmides;

• Saber o que é mumificação e para que era utilizada;

• Conhecer os hieróglifos egípcios e entender como era a escrita desse povo;

(Sugestão 3) Elaborar um teatro sobre o Egito.

(Sugestão 4) Pintar o rosto das crianças retratando as maquiagens feitas no antigo Egito.

(Sugestão 5) Para o 4º ano - Assistir ao vídeo “A história do Antigo Egito” disponível em:

Acesso em 22 de Abril de 2021.

(Sugestão 6) Promover trabalho interdisciplinar com os professores de Geografia para construir mapas da região do Antigo Egito.

(Sugestão 7) Promover um trabalho interdisciplinar com os professores de Ciências e geografia na construção de uma maquete que simula o sistema agrícola/irrigação dos Egípcios.

(Sugestão 8) Solicitar que os alunos construam histórias em quadrinhos sobre o tema.

(Sugestão 9) Elaborar um mural com pinturas de Hieróglifos (os alunos podem inventar a sua).

(Sugestão 10) Assistir o vídeo “Antigo Egito - 5 coisas que você deveria saber - História para crianças” . Em seguida solicitar que os alunos construam um texto e desenho sobre o assunto.

Acesso em 22 de Abril de 2021.

• Utilizar o site a seguir como consulta sobre o tema:

Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/historia/piramides-egito

acesso em 22 de Abril de 2021

• Vídeo complementar: “Como construíram as pirâmides? | Nerdologia

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?time_continue=34&v=q7zyyX7PK9E&feature=emb_logo&ab_channel=Nerdologia

Acesso em 22 de Abril de 2021

• Site com 25 curiosidades sobre o Egito