Robô pega letras

O Robô Pega Letras precisa de ajuda para coletar as letrinhas das palavras que aparecem na tela. Mas atenção: você precisa coletar as letras certas, senão volta para o começo do jogo. Vamos treinar seu conhecimento das letras e esquivar dos perigos, como as empilhadeiras e prensas. Vamos jogar?

Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)

Decodificação/Fluência de leitura

(EF12LP01)

Ler palavras novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização.

O aprendizado da identificação das letras do alfabeto é fundamental para posterior formação de palavras. É um dos conteúdos curriculares da disciplina de língua portuguesa, trabalhado principalmente nos anos iniciais do ensino fundamental. Para promover esse aprendizado entende-se que há necessidade de relacioná-lo com atividades lúdicas. Com esse game, as crianças serão capazes de ampliar seu vocabulário, desenvolver o comportamento leitor, para que estas se comuniquem bem e produzam conhecimentos, bem como, conseguir acesso a informações de forma autônoma, consciente e divertida.

Conhecer as letras do alfabeto;

Perceber a utilização do alfabeto na construção das palavras;

Diferenciar vogal de consoante;

Fixar conhecimento adquirido em sala de aula;

Conhecer e identificar as sílabas;

Desenvolver habilidades de leitura, lendo sílabas simples;

Desenvolver atenção e concentração;

Desenvolver a coordenação motora;

Possibilitar ao aluno identificar o alfabeto como um conjunto estável de símbolos que representa, graficamente, a nossa fala;

Proporcionar, de maneira lúdica e criativa, o avanço no processo de leitura e escrita das crianças;

Ampliar o repertório de letras e palavras da turma;

Oferecer proposta lúdica e prazerosa que possibilite ao aluno associar as letras à sua grafia;

Oferecer o jogo como recurso didático para fixar o conteúdo trabalhado em sala de aula;

Favorecer a compreensão do processo de construção das palavras por meio das letras;

Utilize este jogo como um aliado ao trabalho de alfabetização. É importante que joguem em duplas ou trios, para que a troca de conhecimentos aconteça e favoreça ainda mais o desenvolvimento dos alunos.

(Sugestão 1) Peça aos alunos que registrem todas as palavras que aparecerem no jogo. Na sala de aula, compor um dicionário com este repertório, fixar na parede para fonte de consulta em outros momentos de escrita da turma.

(Sugestão 2) Completar a palavra. Escreva no quadro palavras com sílabas faltantes. Oriente que os alunos as completem-nas e em seguida façam uma ilustração.

(Sugestão 3) Imprimir as vogais e pedir para que os alunos usem a imaginação para colori-las. Utilize giz de cera, canetinhas, tinta guache, lápis de colorir.

(Sugestão 4) Desenhar no chão o jogo da Amarelinha com as vogais. Ao percorrer a Amarelinha pedir para as crianças falarem o nome das vogais em voz alta.

(Sugestão 5) Escrever palavras que tenham a mesma inicial.

(Sugestão 6) Procurar significado da palavra no dicionário.

(Sugestão 7) No quadro ou em folha impressa escreva diversas sílabas e peça para que os alunos formem palavras a partir delas.

(Sugestão 8) Trabalhar com poemas e rimas.

(Sugestão 9) Desembaralhar as letras para formar a palavra correta. Em uma folha ou no quadro escreva diversas palavras embaralhadas, podem ser embaralhadas, mas separadas por sílabas no caso das séries iniciais, para os alunos do 3º ano a palavra pode estar completamente embaralhada.

(Sugestão 10) Promover ditado de palavras.

(Sugestão 11) Utilizar canetinhas coloridas para escrever o alfabeto com letra cursiva e letra de forma. Para cada letra peça para os alunos fazerem um desenho correspondente com a inicial.

(Sugestão 12) Formar sílabas com palitos de fósforo, palitos de picolé ou barbantes.

(Sugestão 13) Construa um jogo da memória. No lado 1 coloque a figura de um animal ou objeto, no lado 2 coloque o a primeira letra correspondente ao objeto.

(Sugestão 14) Peça para os alunos que juntem tampinhas de garrafas PET, em seguida, recorte e cole cada letra do alfabeto dentro das tampinhas, distribua para os alunos e peça para eles formarem palavras e em seguida frases.

(Sugestão 15) Trabalhar com o jogo da forca.

Os jogos que levam os alunos a refletirem sobre as letras que deverão usar para formarem as palavras, oportunizam a apropriação das correspondências de forma mais prazerosa, sem que seja necessário ficar treinando os padrões silábicos de forma mecânica.

Ao mesmo tempo, começam a exercitar um tipo de reflexão ortográfica, quando discutem com os colegas (ou têm que decidir sozinhos) quais letras vão usar para notar a pauta sonora da palavra que querem escrever. São esses tipos de jogos que o ESCOLA GAMES oferece a você, professor.

Não se esqueça de que é necessário discutir com os alunos sobre cada jogo, antes de iniciá-lo, orientando-os sobre o que estão aprendendo, pois é importante também que saibam que, por meio de jogos também se aprende.

Conheça abaixo atividades que ajudam no processo de alfabetização

• Contar histórias e ler para as crianças

• Deixar livros à disposição

• Utilizar atividades bem ilustradas