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Ficha para o professor

Robô lógico

Robô lógico

A missão não será fácil, mas você consegue! Controle o Robô Lógico e pegue todos os parafusos que estão espalhados pela fábrica. Para garantir vidas extras, acesse os computadores e responda às operações apresentadas.

Nível de Ensino

Ensino Fundamental I

Componente curricular

Matemática

Tema

Números e operações

Série

2º Ano - 3º Ano - 4º Ano

Idade

10 a 9 anos

Objetivos para o aluno

  • Resolver problemas matemáticos envolvendo as quatro operações;
  • Desenvolver o raciocínio lógico-matemático;
  • Exercitar o raciocínio lógico, encontrando o resultado das operações;
  • Fixar conhecimento adquirido na sala de aula;
  • Desenvolver habilidades motoras, controlando o Robô através do teclado;

Objetivos para o professor

  • Estimular o gosto pela Matemática, através de atividades lúdicas e prazerosas;
  • Reforçar conteúdo trabalhado em sala de aula;
  • Trabalhar e desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos;
  • Trabalhar habilidades motoras (controlar o Robô utilizando o teclado);

Sugestão de abordagem para o professor

Em duplas, as crianças deverão ser desafiadas a resolver diversas operações, levando o Robô até o computador. É importante estipular um número mínimo de questões para que as crianças resolvam a cada tempo marcado pelo professor.

Toda vez que aparecer uma operação, a dupla deverá registrá-la em uma folha e, se for necessário, usar esta mesma folha para fazer os cálculos e encontrar a resposta. Anotar a resposta também é importante.

Orientar as crianças para que troquem ideias e discutam sobre a operação e seu resultado, antes de digitar a resposta. Se não acertarem, terão nova chance.

Na sala de aula, usar estes registros para a proposta de outras atividades. Uma delas, muito interessante, é escrever todos os números que anotaram, em cartões individuais. Depois, escrever os sinais gráficos das 4 operações em outros cartões, também individuais. As crianças deverão formar outras operações usando os cartões e depois resolvê-las em duplas, trios ou grupos.

Complementando o conteúdo

Uma dica de jogo para complementar o trabalho do game ROBÔ LÓGICO:

BARALHO INTELIGENTE

MATERIAL:

Fazer 288 cartas de 4 cm x 7 cm , contendo 144 com operações desejadas e 144 com os resultados;

Dividir a turma em grupos de 3 ou 4 alunos e distribuir 48 cartas para cada grupo.

Cada grupo receberá 48 cartas: 24 com as operações desejadas e 24 com os resultados. Para as séries iniciais, as operações serão de adição e de subtração. Dependendo do conteúdo ou do nível dos alunos, as cartas poderão conter operações de multiplicação e divisão, mais simples ou mais complexas.

DESENVOLVIMENTO DO JOGO:

No centro da mesa, colocam-se as 24 cartas, viradas para baixo, formando um montinho contendo os resultados.

As outras 24 cartas, contendo as operações, serão divididas entre os participantes.

Cada aluno desvira uma carta da mesa, na sua vez. Ao desvirar a carta, o jogador deverá verificar se a operação para aquela resposta está em sua mão, formando com ela um par e ganhando um ponto. Se a resposta não corresponder a nenhuma das operações contidas em suas cartas, recoloca a carta no centro da mesa, com o resultado para baixo, reiniciando, desse modo, um segundo monte, e passa a vez para o companheiro.

Se o aluno comprar a carta com o resultado 8, por exemplo, e formar um conjunto com a carta 11 – 4, o resultado estará errado e ele perderá um ponto.

A conferência dos resultados e a marcação dos pontos serão feitos numa ficha, pelos próprios alunos do grupo.

Como acessar o jogo educativo

Jogue na internet, acessando: http://www.escolagames.com.br/jogos/roboLogico.