Quebra-cabeça

Vamos brincar de quebra-cabeça? Os personagens dos nossos jogos se reuniram nesse super quebra-cabeça pra gente se divertir de montão juntos! Venha com o Dino, o Elfo e muitos outros personagens montar as peças e descobrir imagens incríveis. Você ainda pode escolher o nível de dificuldade do joguinho. Vamos nessa?

BNCC - Educação Infantil
Campo de experiênciasFaixa etáriaObjetivos de aprendizagem e desenvolvimento
Corpo, gestos e movimentos
Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses)
(EI03CG05)

Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.

Álgebra

Padrões figurais e numéricos: investigação de regularidades ou padrões em sequências

Organizar e ordenar objetos familiares ou representações por figuras, por meio de atributos, tais como cor, forma e medida.

O desenvolvimento do raciocínio lógico é fundamental para as crianças. Essa habilidade faz com que a criança saiba resolver seus problemas, refletir e tomar boas decisões. Este é um game desafiador, que trabalha habilidades essenciais para o desenvolvimento do raciocínio lógico dos alunos. São mais de dez cenários que trazem a opção do nível mais difícil com uma proposta ousada para as crianças “quebrarem a cabeça”, literalmente!

Estimular a aprendizagem;

Estimular habilidades de estratégias na resolução de problemas;

Desenvolver a atenção e o pensamento lógico;

Desenvolver a coordenação motora;

Promover exercício da memória;

Desenvolver diferentes habilidades do pensamento como: observar, comparar, analisar e sintetizar;

Analisar figuras e ampliar as noções de composição e decomposição a partir da fragmentação de uma imagem;

Perceber as diferentes posições de figuras fragmentadas de uma imagem;

Perceber as diferentes posições de figuras fragmentadas de uma imagem;

Estimular a cooperação entre os colegas por meio da promoção de atividades em duplas ou grupos;

Oferecer jogos didática para o desenvolvimento motor e cognitivo das crianças;

Oferecer o jogo como recurso didático para fixar o conteúdo trabalhado em sala de aula;

Ampliar os conhecimentos dos alunos;

Trabalhar com os alunos habilidades de concentração e raciocínio lógico;

Trabalhar a atenção e concentração;

Possibilitar o desenvolvimento das diversas habilidades do pensamento, como a observação, a comparação, análise e a capacidade de sintetizar;

(Sugestão 1) Comece o trabalho com as propostas do nível fácil. Primeiro cada aluno deverá escolher o cenário que quer montar. São mais de dez opções com diversos temas. Depois do quebra-cabeça pronto, peça que anotem o tempo que gastaram nessa primeira montagem. Será instigante a proposta de montar o mesmo cenário, mas em um tempo menor.

(Sugestão 2) Proponha também jogadas em duplas, em que um colega ajuda o outro durante a montagem. Ora um colega coordena o mouse, ora o outro colega da dupla.

(Sugestão 3) Ao perceber que as crianças já conseguem dominar bem as propostas do nível fácil, lance o desafio do quebra-cabeça em outro nível. Assim, o trabalho segue uma sequência didática coerente e parceira no desenvolvimento das crianças. (Sugestão 1) Construir brinquedos de monte e remonte com objetos reutilizáveis como: caixas de sapato, tampinhas de garrafa, caixas de leite, copinhos plásticos e etc.

(Sugestão 4) Atividade para 2º ano: CAÇA NÚMERO: imprima uma cartela com diversos números (mais ou menos 5), esses números serão o resultado das operações matemáticas que você irá colocar no quadro. As cartelas devem ser iguais. Escreva no quadro as operações e os alunos devem colorir rapidamente o resultado. É uma atividade semelhante a um Bingo.

(Sugestão 5) Elaborar um quebra cabeça usando palitos de picolé. Peça para os alunos escolherem um desenho para pintar, em seguida os alunos deverão escrever a palavra correspondente ao desenho. Para isso é necessário que os palitos de picolé estejam colados atrás com uma fita adesiva. Após a escrita e desenho separe e embaralhe os palitos. Por último solicite que os alunos façam a união correta. Essa é uma atividade interdisciplinar com a disciplina de língua portuguesa.

(Sugestão 6) Propomos a mesma atividade acima, porém utilizando operações matemáticas no lugar das palavras e desenhos.

(Sugestão 7) Acessar o link abaixo e escolher um dos Jogos de estratégia. São jogos simples e com matérias de baixo custo. Vale a pena conferir.

(Sugestão 8) Utilizar jogo de dominó.

(Sugestão 9) Elabora fichas com sequências lógicas com assuntos interdisciplinares. Exemplo: metamorfose da borboleta, chuva, preparo do bolo etc...

1. A importância dos jogos eletrônicos do desenvolvimento motor e cognitivo das crianças

Aos poucos os jogos eletrônicos estão deixando de ser apenas passatempos e se tornando meios de aprendizagem. O uso de games online é um excelente recurso que estimula o raciocínio lógico e coordenação motora das crianças e adolescentes. Quando explorados do jeito certo, esses jogos fazem o usuário pensar de uma forma estratégica, e diversas habilidades cognitivas estão envolvidas no ato de jogar. Os jogos possuem muitos benefícios para o desenvolvimento das crianças, entre eles podemos citar:

• Desenvolvimento de boa memória;

• Coordenação motora;

• Pensamento rápido;

• Atitude para tomar decisões;

• Concentração;

• Percepção de padrões;

• Inteligência emocional.

1. Jogos em família para desenvolvimento de estratégia e resolução de problemas.
  • Jogo da velha

• Xadrez

• Dominó

• Uno

• Monopoly

• Damas

1. Conheça outros Jogos do ESCOLA GAMES que trabalham as mesmas habilidades.
  • Animais Puzzle

• Monstros Puzzle