Pesca letras

É hora de pescar uns peixinhos…ou seriam letrinhas?

Ajude o ursinho a pescar as letras para formar as palavras!

No jogo Pesca Letras você se diverte e aprende pescando cada letrinha. Forme a palavra de acordo com o desenho que aparecerá na tela. É hora de treinar o que você sabe!

Língua Portuguesa
Escrita (compartilhada e autônoma)

Correspondência fonema-grafema

(EF01LP02)

Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas.

Língua Portuguesa
Análise linguística/semiótica (Alfabetização)

Conhecimento do alfabeto do português do Brasil

(EF02LP06)

Perceber o princípio acrofônico que opera nos nomes das letras do alfabeto.

(EF01LP02)
A escrita espontânea deve acontecer a partir de textos (listas, trechos de parlendas etc.) desde o início do 1º ano, de modo permanente. Escrevendo e analisando suas produções, pensando como grafar determinadas palavras, tendo escritas convencionais como referência, os estudantes vão, progressivamente, utilizando as letras que representam os fonemas. É possível chegar à compreensão da base alfabética até o final do 2º ano.

(EF02LP06)
Trata-se de habilidade que se efetiva pelo contato com o material impresso e/ou digital, tanto pela prática de leitura do professor acompanhada pelo estudante, quanto pelo exercício de ler, ainda que sem saber, em interação com os colegas ou, ainda, nas atividades de escrita. A progressão da identificação das letras acontece, gradualmente, com reorganizações constantes até a produção de escritas ortográficas. O princípio acrofônico é compreendido em atividades de escrita, quando a escolha da letra e a sua nomeação o evidenciam.