Back to Top icon+icon-facebookicon-fichaicon-fullscreenicon-kukagameslogo-safer icon-mobileicon-nucleoicon-printicon-seta-nexticon-seta-previcon-vire

Ficha para o professor

Pega bolhas

Pega bolhas

Pule e pegue as bolhas com os números pares ou ímpares, de acordo com cada fase.

Não perca o superpulo! Fique atento à plataforma vermelha que irá aparecer e pule até as nuvens para pegar as estrelas.

Nível de Ensino

Ensino Fundamental I

Componente curricular

Matemática

Tema

Números e operações

Série

1º Ano - 2º Ano - 3º Ano

Idade

6 a 9 anos

Objetivos para o aluno

  • Sistematizar o conceito de par e ímpar;
  • Ampliar a compreensão do sistema de numeração decimal por meio do estudo de uma característica de seus elementos: par ou ímpar;
  • Fixar a aprendizagem e sistematizar os conceitos de par e ímpar;

Objetivos para o professor

  • Trabalhar com o conceito de números pares e ímpares;
  • Estimular o gosto pela Matemática, através de atividades lúdicas e prazerosas;
  • Reforçar conteúdo trabalhado em sala de aula;
  • Estimular a troca de conhecimentos, a socialização e a interação entre os alunos;

Sugestão de abordagem para o professor

Para realizar esta atividade, é importante que as crianças já tenham noção do conceito de números pares e ímpares. Também precisam conhecer o sistema de numeração decimal.

Os alunos deverão ser separados em duplas e cada jogador desempenhará uma função: enquanto um joga e outro registra. Na próxima jogada as posições serão invertidas.

Para o registro, anotar dentro de um retângulo todos os números que o colega conseguir marcar 1 ponto positivo. Cada registro estará separado em um retângulo diferente.

Na sala de aula, cada dupla vai trabalhar com sua folha de registros. Primeiro, deverão conferir as anotações e verificar se não há nenhum número “intruso”, ou seja, número par numa sequência de números ímpares, ou vice-versa.

Depois, as crianças deverão colocar cada sequência em ordem crescente (ou decrescente, conforme objetivos do professor).

Os registros poderão ser usados para outras propostas. Algumas sugestões:

- Ditado de números pares ou ímpares;

- Confecção de cartelas para bingo de números pares ou ímpares;

- Confecção de trilha de números pares ou ímpares. Nesta atividade, a criação de obstáculos também deverá ser incluída na proposta.

- Ao conduzir o processo de aprendizagem, propicie atividades que permitam à criança perceber que, ao dividir um número natural por dois (2) e a divisão for exata, o número é par; e quando sobrar resto, o número é ímpar.

Complementando o conteúdo

Proponha também o jogo - Par ou Impar para completar o conteúdo.

Como acessar o jogo educativo

Jogue na internet, acessando: http://www.escolagames.com.br/jogos/pegabolhas.