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Ficha para o professor

Pega bolhas

Pega bolhas

Muitas bolhas vão aparecer na sua tela. Pule e pegue-as de acordo com a instrução: bolhas com os números pares ou ímpares.

Não perca a super velocidade! Fique atento ao tênis vermelho que irá aparecer e se prepare para pegar muitas estrelas.

Nível de Ensino

Ensino Fundamental I

Componente curricular

Matemática

Tema

Números e operações

Série

1º Ano - 2º Ano - 3º Ano

Idade

06 a 09 anos

Objetivos para o aluno

  • Estimular o raciocínio lógico matemático;
  • Desenvolver a capacidade cognitiva por meio de atividades lúdicas;
  • Ampliar a compreensão das características de elementos par ou ímpar;
  • Identificar números pares e ímpares;
  • Fixar a aprendizagem e sistematizar os conceitos de par e ímpar;
  • Sistematizar o conceito de par e ímpar;
  • Resolver situações problema com a temática proposta;

Objetivos para o professor

  • Trabalhar com o conceito de números pares e ímpares;
  • Oferecer situações em que os alunos possam analisar, identificar e diferenciar números pares e número ímpares;
  • Estimular o gosto pela Matemática, através de atividades lúdicas e prazerosas;
  • Reforçar conteúdo trabalhado em sala de aula;
  • Estimular a troca de conhecimentos, a socialização e a interação entre os alunos;

Sugestão de abordagem para o professor

(Sugestão 1) Instigar os alunos a contarem seus próprios objetos pessoais e anotando em seu caderno, como por exemplo: quantidade de cadernos, de lápis, de livros e etc. Na frente dos números oriente que os alunos escrevam se a quantidade é um número par ou ímpar.

(Sugestão 2) Contar a quantidade de objetos e pessoas presentes na sala de aula, em seguida separar em pares.

(Sugestão 3) Elaborar atividade de ligar pontos, identificando números pares ou ímpares correspondentes com o desenho.

(Sugestão 4) Elaborar problemas matemáticos onde os alunos deverão identificar números pares e números ímpares.

(Sugestão 5) Piquenique. Solicitar que os alunos levem algum tipo de alimento para a escola (bolo, bolacha, salgadinhos e etc.). Exponha aos alunos que todos devem comer a mesma quantidade e para isso a divisão deve ser igual para todos. Nessa atividade eles devem contar e identificar a quantidade correta a ser distribuída para cada coleguinha.

(Sugestão 6) Solicitar que os alunos identifiquem os números pares e ímpares no mês recorrente. Mostrar que alguns meses terminam com números pares e outros com números ímpares.

(Sugestão 7) Utilizar o jogo do mico.

(Sugestão 8) Promover o tradicional Jogo do Bingo, mas nesse bingo a sequência de números que ganha é a sequência de números pares ou impares conforme determinação do professor.

(Sugestão 9) Fazer cartazes ou ficha com números de 1 a 100. As fichas pares devem estar de uma cor e representada por desenhos específicos que correspondem ao número indicado. As fichas impares devem estar indicados de outra cor e também por desenhos que representem o numeral indicado. Esta atividade permitirá que a criança perceba que não ocorre repetição consecutiva de dois números ímpares ou dois números pares.

(Sugestão 10) Fazer com os alunos a Dança da cadeira.

(Sugestão 11) Brincadeira da amarelinha, onde a criança deve pular apenas nos números pares ou ímpares, de acordo com a posição numérica onde foi jogado o objeto.

(Sugestão 12) Colocar números de 0 100 a em ordem crescente e/ou decrescente separando-os em pares e ímpares.

(Sugestão 13) Construir trilha de números pares ou ímpares e usá-la para jogar em grupos. Nesta atividade, a criação de obstáculos também deverá ser incluída na proposta.

Complementando o conteúdo

Perante o aumento dos avanços tecnológicos das mídias e multimídias, é importante que os professores atualizem cada vez mais sua prática pedagógica. A cada dia os alunos têm em mãos computadores, jogos eletrônicos diversificados, aplicativos de som e imagem, entre outros. Esses aparatos tecnológicos já fazem parte do cotidiano dos alunos e caso os professores não estejam conectados com esses recursos o desinteresse em aprender pelos alunos será cada vez mais recorrente. Os jogos online quando bem trabalhados em sala de aula trazem em sua essência numerosos benefícios para o aprendizado dos alunos. Os games online oferecem um ambiente de aprendizagem matemática capaz de despertar no aluno interesse e motivação desvinculando a ideia que a aprendizagem matemática é complexa e maçante. Esses recursos promovem situações desafiadoras, no entanto agradáveis e de significativa aprendizagem.

Conheça outro jogo do ESCOLA GAME com objetivos e habilidades semelhantes.

- Par ou Impar

Como acessar o jogo educativo

Jogue na internet, acessando: http://www.escolagames.com.br/jogos/pegabolhas.