logo Escola Games
Site em inglês
logo Escola Games
logo escolagames

Escola Games | Jogos Educativos

https://www.escolagames.com.br

Ficha pedagógica

Patrimônios Culturais e Históricos de Uberaba

Patrimônios Culturais e Históricos de Uberaba

Esse joguinho traz muita história! Conheça os patrimônios culturais e históricos da cidade de Uberaba-MG. Além de conhecer, você também poderá se divertir de montão com os quebra-cabeças de cada patrimônio. Entre eles estão Peirópolis, que tem um Museu de Dinossauros e o Parque Fernando Costa, sede da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu.

Acessar
BNCC - Ensino Fundamental
ComponenteAno / FaixaUnidades temáticasObjetos de conhecimentoHabilidades
Matemática
1º Ano
Álgebra

Padrões figurais e numéricos: investigação de regularidades ou padrões em sequências

(EF01MA09)

Organizar e ordenar objetos familiares ou representações por figuras, por meio de atributos, tais como cor, forma e medida.

História
3º Ano
As pessoas e os grupos que compõem a cidade e o município

O “Eu”, o “Outro” e os diferentes grupos sociais e étnicos que compõem a cidade e os municípios: os desafios sociais, culturais e ambientais do lugar onde vive

(EF03HI02)

Selecionar, por meio da consulta de fontes de diferentes naturezas, e registrar acontecimentos ocorridos ao longo do tempo na cidade ou região em que vive.

Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
personagem Escola Games

Dicas para o educador

Um jogo desafiador, que trabalha habilidades essenciais para o desenvolvimento do raciocínio lógico dos alunos. São cinco cenários que trazem a opção do nível mais difícil com uma proposta ousada para as crianças “quebrarem a cabeça”, literalmente!

Objetivos para o aluno

Desenvolver o raciocínio lógico;

Desenvolver a autoconfiança na resolução de problemas;

Analisar figuras e ampliar as noções de composição e decomposição a partir da fragmentação de uma imagem;

Perceber as diferentes posições de figuras fragmentadas de uma imagem;

Aprender sobre patrimônios culturais e históricos de Uberaba;

Desenvolver empatia com a cidade;

Desenvolver a sensação de pertencimento na comunidade;

Objetivos para o professor

Trabalhar a atenção, concentração e o pensamento lógico;

Trabalhar a coordenação motora através do uso do mouse;

Evidenciar a discriminação e a percepção visual, através da análise das peças e suas posições no quebra-cabeça;

Possibilitar o desenvolvimento das diversas habilidades do pensamento, como a observação, a comparação, análise e a capacidade de sintetizar;

Permitir que os alunos entendam sobre a história da cidade;

Sugestão de abordagem para o professor

(Sugestão 1) Realizar excursão com os alunos para visitar os patrimônios históricos da cidade.

Solicite que eles façam um registro em um diário de bordo. Os alunos menores podem fazer o registro em forma de desenho ou pintura. Os alunos a partir do 2º ano pode registrar com pequenos textos.

(Sugestão 2) Elaborar um mural coletivo com fotos e explicações sobre os monumentos e personagens históricos da cidade.

(Sugestão 3) Construir uma linha do tempo com eventos marcantes na história da cidade.

(Sugestão 4) Desenvolver trabalho interdisciplinar com os professores de português e ciências sobre Peirópolis. Neste trabalho os alunos deverão visitar o museu e fazer registros (como fotos, vídeos e textos). Em seguida apresentar para a escola o trabalho desenvolvido.

(Sugestão 5) Elaborar um teatro sobre algum fato histórico relevante na cidade.

(Sugestão 6) Montar um calendário com datas significativas para cidade: aniversário, exposições, eleições e etc.

(Sugestão 7) Visita a prefeitura da cidade. É interessante que a visita seja guiada por um profissional do local, pois ele entenderá e explicará detalhes sobre a história da cidade que não são fáceis de serem encontradas na internet.

Complementando o conteúdo

As propostas com quebra-cabeças podem ser feitas desde as crianças na idade Maternal. Comece o trabalho com as propostas do nível fácil. Primeiro cada aluno deverá escolher o cenário que quer montar. São cinco opções com diversos temas.

Para os alunos menores, de três e quatro anos, é interessante que no início os quebra-cabeças tenham poucas peças, que vão aumentando conforme eles ganham facilidade na montagem. Neste início as peças devem ser bem grandes.

É importante ir aumentando gradativamente o nível de dificuldade, pois assim é estimulado o progresso das crianças em todas as áreas trabalhadas.

Proponha também jogadas em duplas, em que um colega ajuda o outro durante a montagem. Ora um colega coordena o mouse, ora o outro colega da dupla.

Ao perceber que as crianças já conseguem dominar bem as propostas do nível fácil, lance o desafio do quebra-cabeça em outro nível. Assim, o trabalho segue uma sequência didática coerente e parceira no desenvolvimento das crianças.

Ao trabalhar com propostas de quebra-cabeças, são estimuladas habilidades cognitivas, motoras, visuais e sociais.

logo escolagames

Escola Games | Jogos Educativos

https://www.escolagames.com.br