Back to Top icon+icon-facebookicon-fichaicon-fullscreenicon-kukagameslogo-safer icon-mobileicon-nucleoicon-printicon-seta-nexticon-seta-previcon-vire

Ficha para o professor

Patrimônios Culturais e Históricos de Uberaba

Patrimônios Culturais e Históricos de Uberaba

Venha brincar com o quebra-cabeça e descobrir detalhes dos patrimônios culturais e históricos de Uberaba.

Escolha o nível de dificuldade e mostre que você consegue montar o quebra cabeça, em poucos minutos.

Nível de Ensino

Educação Infantil

Ensino Fundamental I

Componente curricular

Matemática

História

Tema

Espaço e forma

Série

1º Estágio - 2º Estágio - 1º Ano - 2º Ano - 3º Ano - 4º Ano

Idade

05 a 10 anos

Objetivos para o aluno

  • Desenvolver o raciocínio lógico;
  • Desenvolver a auto-confiança na resolução de problemas;
  • Analisar figuras e ampliar as noções de composição e decomposição a partir da fragmentação de uma imagem;
  • Perceber as diferentes posições de figuras fragmentadas de uma imagem;
  • Aprender sobre patrimônios culturais e históricos de Uberaba;

Objetivos para o professor

  • Trabalhar a atenção, concentração e o pensamento lógico;
  • Trabalhar a coordenação motora através do uso do mouse;
  • Evidenciar a discriminação e a percepção visual, através da análise das peças e suas posições no quebra-cabeça;
  • Possibilitar o desenvolvimento das diversas habilidades do pensamento, como a observação, a comparação, análise e a capacidade de sintetizar;

Sugestão de abordagem para o professor

Comece o trabalho com as propostas do nível fácil. Primeiro cada aluno deverá escolher o cenário que quer montar. São cinco opções com diversos temas.

- Proponha também jogadas em duplas, em que um colega ajuda o outro durante a montagem. Ora um colega coordena o mouse, ora o outro colega da dupla.

- Ao perceber que as crianças já conseguem dominar bem as propostas do nível fácil, lance o desafio do quebra-cabeça em outro nível. Assim, o trabalho segue uma sequência didática coerente e parceira no desenvolvimento das crianças.

Complementando o conteúdo

As propostas com quebra-cabeças podem ser feitas desde as crianças na idade Maternal. Para os alunos menores, de três e quatro anos, é interessante que no início os quebra-cabeças tenham poucas peças, que vão aumentando conforme eles ganham facilidade na montagem. Neste início as peças devem ser bem grandes.

É importante ir aumentando gradativamente o nível de dificuldade, pois assim é estimulado o progresso das crianças em todas as áreas trabalhadas.

Ao trabalhar com propostas de quebra-cabeças, são estimuladas habilidades cognitivas, motoras, visuais e sociais.

Como acessar o jogo educativo

Jogue na internet, acessando: http://www.escolagames.com.br/jogos/patrimoniosDeUberaba.