Patrimônios Culturais e Históricos de Uberaba

Esse joguinho traz muita história! Conheça os patrimônios culturais e históricos da cidade de Uberaba-MG. Além de conhecer, você também poderá se divertir de montão com os quebra-cabeças de cada patrimônio. Entre eles estão Peirópolis, que tem um Museu de Dinossauros e o Parque Fernando Costa, sede da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu.

Matemática
Álgebra

Padrões figurais e numéricos: investigação de regularidades ou padrões em sequências

(EF01MA09)

Organizar e ordenar objetos familiares ou representações por figuras, por meio de atributos, tais como cor, forma e medida.

As pessoas e os grupos que compõem a cidade e o município

O “Eu”, o “Outro” e os diferentes grupos sociais e étnicos que compõem a cidade e os municípios: os desafios sociais, culturais e ambientais do lugar onde vive

(EF03HI02)

Selecionar, por meio da consulta de fontes de diferentes naturezas, e registrar acontecimentos ocorridos ao longo do tempo na cidade ou região em que vive.

(EF01MA09)
Organizar e ordenar objetos se relaciona com observar um conjunto de objetos do cotidiano, identificar um padrão (forma, cor, tamanho etc.) e aplicar o padrão observado na organização de sequências.

(EF03HI02)
Esta habilidade consiste em escolher fatos coletados de diferentes fontes (relatos orais, fotografias antigas, documentos, objetos etc.) que dizem respeito à história da cidade ou da região. Depois, deve-se registrar essas informações, em seu caderno, por exemplo. Isso exige do aluno sistematizar e organizar a informação, dando-lhe um sentido inteligível. Consultar fontes e selecionar informações são habilidades específicas da História que o aluno começou a desenvolver no 2º ano (nas habilidades EF02HI04, EF02HI05 e EF02HI09) e que, aqui, no 3º ano, aprofundam-se com a habilidade de registrar.