Back to Top icon+icon-facebookicon-fichaicon-fullscreenicon-kukagameslogo-safer icon-mobileicon-nucleoicon-printicon-seta-nexticon-seta-previcon-vire

Ficha para o professor

Monstro come fruta

Monstro come fruta

Você gosta de frutas fresquinhas? Conhece os benefícios que elas podem trazer para sua saúde?

Alimente o monstrinho e saiba mais sobre as frutas. Quanto mais ele come, mais informações você tem!

Nível de Ensino

Ensino Fundamental I

Componente curricular

Ciências

Língua Portuguesa

Tema

Ser Humano e Saúde

Alfabetização

Ortografia

Série

1º Ano - 2º Ano

Idade

6 a 8 anos

Objetivos para o aluno

  • Reconhecer a importância das frutas para os seres humanos;
  • Motivar a criança a ter bons hábitos alimentares com a ingestão de frutas;
  • Conhecer os benefícios que cada uma das frutas traz para nossa saúde;
  • Desenvolver a capacidade de ler, interpretar e compreender pequenos textos;
  • Conhecer os diversos tipos de frutas e associar seus nomes às imagens;
  • Fixar conhecimento adquirido em sala de aula;

Objetivos para o professor

  • Estimular o reconhecimento das frutas como fonte de saúde e alimentação saudável;
  • Possibilitar o contato com a leitura, a partir de pequenos textos com informações nutricionais sobre as frutas;
  • Oferecer o jogo como recurso didático para fixar o conteúdo trabalhado em sala de aula;
  • Ampliar conhecimentos dos alunos;

Sugestão de abordagem para o professor

Antes de propor este jogo, converse com os alunos sobre a alimentação deles. O que costumam comer? Quantas refeições fazem por dia? Quais alimentos acham que são saudáveis? Acham importante ingerir alimentos saudáveis? A alimentação deles é saudável? Por quê? Precisamos ingerir frutas? Por quê? Em que momento do dia é melhor comer as frutas? Podemos comer frutas em todas as refeições? Quais as frutas mais gostam? E que menos gostam?

À medida que as crianças forem falando, vá anotando os nomes das frutas no quadro. Depois, pergunte a elas se sabem onde nasce cada uma delas, qual é o nome da árvore e se todas nascem em árvores. É importante ter conhecimento sobre todas as frutas para orientar e responder às crianças.

Para este jogo é necessário que o aluno esteja no nível silábico alfabético da escrita e tenha habilidades básicas de leitura e de escrita, pois serão propostas situações as quais terá necessidade de interpretá-las.

Divida a turma em duplas. É importante incentivar os alunos a lerem cada uma das informações que aparecem sobre cada fruta. Os alunos deverão se revezar para descobrir cada uma das frutas. Na etapa da leitura, um colega também deverá ajudar o outro.

Complementando o conteúdo

As frutas são muito importantes, mas nem sempre elas fazem parte da alimentação das crianças e suas famílias. Instigue seus alunos e crie um Projeto para trabalhar este tema interdisciplinar.

Sugestões de atividades para o Projeto Pedagógico:

- Fazer uma excursão ao mercado de frutas e levar dinheiro. Cada um compra uma fruta para, na escola, fazer salada de frutas ou outra receita.

- Fazer observação e análise de frutas, de sua polpa e semente. Conversar com as crianças e propor que escrevam sobre cada fruta: qual a cor, como é seu cheiro, o sabor, a casca, a(s) semente(s). Depois, completar as anotações com as informações encontradas no jogo “Monstro come fruta”.

- Convidar uma nutricionista ou pediatra para conversar com as crianças sobre a importância das frutas. Preparar esta entrevista com os alunos, explicando como deve ser feita, o que vão perguntar, como se comportar, etc..

- Fotografar cada uma das atividades deste projeto e imprimir algumas fotos para as crianças elaborarem a legenda.

- Montar gráfico com as frutas preferidas das crianças. Poderão entrevistar outras turmas para esta atividade.

- Pesquisar em qual região é cultivada cada uma das frutas e qual a época do plantio.

- Contar a “História das frutas” de Auta Leal.

- Depois da história, pedir para ilustrarem cada uma das frutas que apareceram no texto.

- Escrever os nomes das frutas, colocar em ordem alfabética, escolher três frutas e criar uma frase com cada uma.

- Separar os nomes das frutas em sílabas.

- Elaborar cruzadinha com os nomes das frutas.

- Jogo da memória de frutas. Os pares serão formados por: desenho da fruta e pequenos textos com seus nutrientes, assim como o jogo “Monstro come frutas”.

Como acessar o jogo educativo

Jogue na internet, acessando www.escolagames.com.br/jogos/monstroComeFruta.

Google Play

Instale o aplicativo no seu dispositivo Android

App Store

Instale o aplicativo no seu iPad / iPhone