Back to Top icon+icon-facebookicon-fichaicon-fullscreenicon-kukagameslogo-safer icon-mobileicon-nucleoicon-printicon-seta-nexticon-seta-previcon-vire

Ficha para o professor

Missão Planeta Água

Missão Planeta Água

Imagine que você é um super herói e hoje a sua missão é acabar com o mau uso da água. Complete todas as fases e ajude a salvar o planeta!

Nível de Ensino

Ensino Fundamental I

Ensino Fundamental II

Componente curricular

Geografia

Ciências

Tema

Água

Série

5º Ano - 6º Ano - 7º Ano - 8º Ano

Idade

10 a 14 anos

Objetivos para o aluno

  • Conscientizar sobre o consumo de água e da necessidade de preservar esse bem;
  • Aprender como economizar água no dia a dia;
  • Analisar criticamente o uso deste recurso e verificar se ele é adequado ou indevido;
  • Avaliar a importância da água potável para o consumo humano;
  • Entender as propriedades da água;
  • Compreender os processos e etapas envolvidos no tratamento de água;
  • Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos.
  • Refletir sobre as causas da poluição das águas do mar;
  • Respeitar os cuidados necessários à preservação do ambiente aquático;

Objetivos para o professor

  • Produzir soluções sustentáveis de forma colaborativa;
  • Levar os alunos a entenderem que o equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água;
  • Conscientizar os alunos quanto ao uso sustentável e inteligente da água;
  • Promover discussões coletivas;
  • Sensibilizar os alunos acerca dos problemas ambientais;
  • Oferecer o jogo como recurso didático para fixar o conteúdo trabalhado em sala;

Sugestão de abordagem para o professor

(Sugestão 1) Promover uma roda de conversa e abordar as questões a seguir:

1. Você já imaginou como seria o planeta Terra sem água?

2. Como está a situação da água em nosso planeta?

3. A água pode ser encontrada em quais estados?

4. Como precisa estar a água que será consumida pelos seres humanos?

5. É possível consumir a água dos oceanos?

6. A água é importante? Por quê?

7. De onde vem a água?

8. A água pode acabar? O que aconteceria?

9. É preciso economizar água? De que forma?

(Sugestão 2) As turmas podem iniciar esta aula assistindo a um filme que fala sobre a importância da água. Veja abaixo algumas das nossas recomendações:

1. Acquaria (2013 – 1h43min)

2. Wall-e (2018 – 1h43min)

(Sugestão 3) Apresentar aos alunos a calculadora do consumo de água. Nele o aluno deverá apontar quanto gasta de água em cada atividade doméstica. Você pode solicitar que eles façam uma pesquisa prévia com os pais. A calculadora se encontra no link abaixo.

http://especiais.g1.globo.com/economia/crise-da-agua/calculadora-do-consumo/

(Sugestão 4) Trabalhar com os alunos poemas sobre a água, em seguida peça para eles construírem o seu poema. Segue algumas sugestões de poema.

1. A água – Manuel Maria Barbosa du Bocage

2. Os rios – João Cabral de Melo Neto

3. Lição sobre a água – António Gedeão

4. A falta d’água no mundo – João Batista Melo

(Sugestão 5) Trabalhar com os alunos as cartilhas a seguir. Peça para que os alunos façam uma leitura detalhada e posteriormente proponha desenhos e criação de narrativas sobre o documento.

https://plenarinho.leg.br/index.php/2019/06/uma-aventura-para-ajudar-o-planeta/

http://www.governocidadao.rn.gov.br/smiv3/site/conteudos/midias/b02c0f7b450a8bc529879a5e5c322e83.pdf

https://www.sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/UFs/AP/Anexos/Sebrae_Cartilha2ed_Gestao_Agua.pdf

http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/qualidade_agua_consumo_humano_cartilha_promocao.pdf

http://brasildasaguas.com.br/wp-content/uploads/sites/4/2013/05/CARTILHA-AGUA-CVRD.pdf

(Sugestão 6) Sugerir que os alunos construam materiais impressos propondo soluções para reaproveitamento da água. Peça para que eles divulguem o material produzido em toda a escola.

(Sugestão 7) Apresentar e discutir com os alunos o ciclo da água. Propor a montagem de um esquema ou maquete mostrando esse processo.

(Sugestão 8) No link abaixa estão presentes diversas atividades entre elas; jogos de tabuleiro, atividades de colorir, trilhas, entre outros.

https://www.caesb.df.gov.br/images/arquivos_pdf/projeto_uma_viagem_pelo_ciclo_do_saneamento.pdf

Complementando o conteúdo

Dados importantes sobre a água que podem ser usados em debates em sala de aula. Esses temas irão auxiliar na percepção sobre a utilização da água de forma prudente e racional.

- Um sexto da população mundial – mais de um bilhão de pessoas – não têm acesso a água potável;

- 40% dos habitantes do planeta (2.9 bilhões – a estimativa da população em 2013 foi de 7.3 bilhões) não têm acesso a serviços de saneamento básico;

- Cerca de 6 mil crianças morrem diariamente devido a doenças ligadas à água insalubre e a saneamento e higiene deficientes;

- Segundo a ONU, até 2025, se os atuais padrões de consumo se mantiverem, duas em cada três pessoas no mundo vão sofrer escassez moderada ou grave de água.

- A agricultura, incluindo irrigação, pecuária e aquicultura, consome 69% da retirada anual de água em todo o mundo, já a indústria 19% e as residências particulares 12%.

- Mais de 80% das águas residuais em todo o globo retornam ao meio ambiente sem tratamento. Por isso, diversas doenças relacionadas à água, sobretudo a cólera e a esquistossomose, permanecem sendo difundidas em muitos países em desenvolvimento.

Fonte: http://brasildasaguas.com.br/educacional/a-importancia-da-agua/

Acesso em: 04/03/2021

Sugerimos também como material de apoio o documento a seguir:

http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/cartilha_estudante.pdf

Como acessar o jogo educativo

Jogue na internet, acessando: http://www.escolagames.com.br/jogos/missaoPlanetaAgua.