logo Escola Games
Site em inglês
logo Escola Games

Ficha pedagógica

Mestre da tabuada

Mestre da tabuada

Aprender a tabuada com o jogo Mestre da Tabuada vai ser demais!

Venha treinar seus conhecimentos nesse joguinho super divertido e educativo. Selecione os números e a operação matemática que quer treinar e voe com a corujinha Mestre da Tabuada, desviando dos inimigos e resolvendo as equações. Vamos começar?

Acessar
BNCC - Ensino Fundamental
ComponenteAno / FaixaUnidades temáticasObjetos de conhecimentoHabilidades
Matemática
1º Ano
Números

Construção de fatos básicos da adição

(EF01MA06)

Construir fatos básicos da adição e utilizá-los em procedimentos de cálculo para resolver problemas.

Matemática
2º Ano
Números

Construção de fatos fundamentais da adição e da subtração

(EF02MA05)

Construir fatos básicos da adição e subtração e utilizá-los no cálculo mental ou escrito.

Matemática
3º Ano
Números

Construção de fatos fundamentais da adição, subtração e multiplicação

Reta numérica

(EF03MA03)

Construir e utilizar fatos básicos da adição e da multiplicação para o cálculo mental ou escrito.

Matemática
3º Ano
Números

Problemas envolvendo diferentes significados da multiplicação e da divisão: adição de parcelas iguais, configuração retangular, repartição em partes iguais e medida

(EF03MA07)

Resolver e elaborar problemas de multiplicação (por 2, 3, 4, 5 e 10) com os significados de adição de parcelas iguais e elementos apresentados em disposição retangular, utilizando diferentes estratégias de cálculo e registros.

Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
personagem Escola Games

Dicas para o educador

Inúmeras são as situações do dia a dia que exigem cálculos rápidos. A memorização da tabuada é um dos métodos que permite a resolução das quatro operações. Contudo essa memorização muitas vezes é realizada na escola por meio de repetições orais e escritas no caderno. Esse método muitas vezes deixam as crianças tristes e desestimuladas. Antes de apresentar as tabuadas às crianças com o intuito de que as memorizem, é necessário trabalhar o processo de construção delas, para que possam entender o significado do que estão falando. A noção de número, os cálculos, os fatos fundamentais e o sistema de numeração precisam ser construídos e entendidos. Só depois disso é que os alunos devem, aos poucos, memorizar os cálculos. Esse jogo promove o treino e resolução das quatro operações de forma lúdica e significativa. Propondo o trabalho em duplas ou grupos você tem a possibilidade de engajar ainda mais seus alunos.

Objetivos para o aluno

Memorizar a tabuada;

Exercitar o cálculo mental;

Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos;

Resolver problemas matemáticos envolvendo as quatro operações;

Reconhecer regularidades em sequências numéricas através da análise do resultado das operações;

Desenvolver o raciocínio lógico estabelecendo comparações entre as operações;

Conseguir perceber que a divisão é a operação inversa da multiplicação;

Estabelecer relação entre as operações de multiplicação e adição;

Fixar conhecimento adquirido na sala de aula;

Objetivos para o professor

Oferecer situações em que os alunos possam analisar, interpretar e propor as quatro operações básicas;

Estimular o gosto pela Matemática, através de atividades lúdicas e prazerosas;

Reforçar conteúdo trabalhado em sala de aula;

Estimular a troca de conhecimentos, a socialização e a interação entre os alunos;

Estimular o aluno a estudar a tabuada e a usar o cálculo em sala de aula;

Trabalhar questões do nosso dia-a-dia para despertar no aluno a busca das respostas;

Despertar os alunos para compreensão de conteúdos através de jogos;

Realizar atividades lúdicas e diferenciadas;

Sugestão de abordagem para o professor

(Sugestão 1) BINGO MATEMÁTICO

Dentro de uma caixa ou sacola coloque fichas com as operações que serão sorteadas. As crianças devem marcar na cartela o resultado. Por exemplo: Se você falar as operações 2 x 9, 9 x 2, 3 x 6 ou 6 x 3, aquelas que tiverem o número 18 deverão colocar o feijão no quadradinho desse número. Quem preencher toda a cartela primeiro ganha o bingo. Corrija a cartela para evitar erros e, caso considere interessante, premie os vencedores.

(Sugestão 2) MENSAGEM SECRETA

Imprima vários cartões. Você deverá imprimir em dois blocos. O primeiro bloco com os sinais das operações (adição, subtração, divisão. multiplicação e igual). O segundo bloco deve conter números de 0 a 9. Em seguida, distribua vários cartões aos grupos e peça para que eles montem suas operações, mas sem o resultado. Cada grupo deverá tentar resolver as operações do grupo adversário. Para resolver as operações os grupos poderão utilizar o próprio lápis, para não correr o risco de faltar números. Os cartões impressos são apenas para formar as operações. Uma outra opção é deixar os cartões virados para baixo onde os alunos escolherão sem ver as número. Essa ultima opção pode ser feita dentro do próprio grupo, sem que haja a circulação de alunos.

(Sugestão 3) ESTOURA BALÕES

Providencie balões coloridos. Dentro de cada balão, coloque um papel escrito com a operação desejada. Organize os alunos em grupos. Peça para que um representante de cada grupo escolha seu balão e estoure. O aluno que estourou juntamente com o grupo dever dizer qual a operação encontrada no balão e seu respectivo resultado. A equipe que responder o maior número de operações corretas ganha a brincadeira.

(Sugestão 4) PESCARIA

Encha uma piscininha inflável ou bacia com água, coloque alguns peixes ou patinhos com operações escritas em seu interior. Use fita transparente para cobrir a operação para não correr o risco de sair a tinta da caneta. Improvise varinha com galhos secos. Peça para o aluno pescar o objeto e responder a operação.

Se você não conseguir esses objetos da pescaria você pode improvisar fazendo patos e peixes de EVA. Desenhe ondas no quadro e cole os desenhos de EVA com operações escondidas. Peça para os alunos escolherem por onde começar e desenvolva a atividade da mesma forma.

(Sugestão 5) ROLANDO DADOS

Produza dois dados ou leve-os prontos para a sala de aula. Role os dados e com os números que saíram escreva uma operação no quadro. Você pode por exemplo, dizer que vai começar com operações de adição, então os números que saírem serão somados. Em seguida você pode passar para as operações seguintes. As respostas podem ser escritas no caderno e conferidas depois, como é feito um ditado tradicional.

Complementando o conteúdo

O ensino da Matemática muitas vezes é reduzido à transmissão sistemática de fórmulas para realizar operações, com regras rígidas para obter resultados fixos. Isso provoca a falta de interesse por parte de muitos estudantes, o que tem dificultado o desenvolvimento das funções dos educadores. Essa falta de interesse muitas é resultado de metodologias de ensino que já não criam mais um cenário interessante, criativo e motivador. Vivemos numa era onde a tecnologia tem se desenvolvido rapidamente, mas o ato de ensinar se mantém quase sempre distante das novidades tecnológicas. Neste cenário, é necessário que os educadores busquem criar situações desafiadoras e criativas, para que os alunos se sintam interessados e conectados com o que está sendo proposto. Essa busca por novas metodologias permitirá também que seus alunos possam ir além daquilo que é ensinado e interliguem aquilo que aprendem na escola com situações do seu cotidiano.

Confira outro jogo do Escola Games que possui os mesmos objetivos

Tabuada do Dino

Músicas para trabalhar a tabuada.

https://www.youtube.com/watch?v=6r36jDmxt-A&ab_channel=YouCartoon

https://www.youtube.com/watch?v=he4QBuND1Yo&ab_channel=ProfessoraCleusaRefor%C3%A7oEscolar

Mais opções de atividades lúdicas para trabalhar a tabuada

http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2016/2016_pdp_edespecial_uepg_jussaraaparecidarentzignacio.pdf