Back to Top icon+icon-facebookicon-fichaicon-fullscreenicon-kukagameslogo-safer icon-mobileicon-nucleoicon-printicon-seta-nexticon-seta-previcon-vire

Ficha para o professor

Memória animal

Memória animal

Vamos conferir se você tem uma memória animal? Encontre a figura idêntica de bichos como a girafa, o leão, a onça pintada, a raposa, o rinoceronte, o tigre, a zebra e muitos outros. Em seguida, comprove que nenhum animal é igual ao outro lendo os textos que informam suas diferenças, tanto físicas quanto históricas.

Nível de Ensino

Ensino Fundamental I

Componente curricular

Língua Portuguesa

Geografia

História

Ciências

Tema

Características dos animais – aspectos constitutivos e modos de vida.

Série

1º Ano - 2º Ano - 3º Ano

Idade

6 a 9 anos

Objetivos para o aluno

  • Identificar semelhanças e contrastes por meio da análise visual (tamanho, forma, cor) entre os animais;
  • Utilizar estratégias de análise para comparar os animais e diferenciar um dos outros;
  • Exercitar a memória e a concentração no processo de identificação e comparação entre as imagens dos animais;
  • Realizar a leitura de textos curtos informativos e explicativos, identificando elementos relevantes em cada texto.
  • Descrever características dos animais obtidas após a leitura dos textos referentes a tamanho, forma, cor, fase da vida, local onde se desenvolvem etc., de acordo com cada texto.

Objetivos para o professor

  • Oferecer, de maneira lúdica e dinâmica, recursos que instiguem as crianças à percepção de similaridade e de diferença;
  • Possibilitar a integração entre diferentes áreas de conhecimento;
  • Possibilitar o desenvolvimento de diferentes estratégias de abordagem da realidade seja por meio de comparação, de cotejo, de tentativa e erro assim como pela descoberta de informações específicas, a partir da leitura e compreensão do texto.

Sugestão de abordagem para o professor

Solicite oralmente que os alunos deem exemplos de animais conhecidos em voz alta. Escreva os nomes evocados no quadro de forma concentrada e, em seguida, tomando-os um a um solicite aos alunos que reportem as características físicas e de uso de cada animal. Esse passo enfatiza que a atividade diz respeito à caracterização da particularidade de cada ser para o contraste posterior com os outros evocados.

Feita essa etapa, convide os alunos ao jogo propriamente dito, destacando que os eles devem atentar precisamente para a busca pelo igual e a comparação entre as diferenças dos animais. Separe as crianças em grupos de 3 e inicie o jogo. A cada par encontrado pelos alunos, uma criança deve ler em voz alta o texto com as informações que dizem respeito aos animais. Posteriormente, solicite que as informações mais interessantes, do ponto de vista das crianças, sejam apresentadas para a turma toda, reforçando que cada animal possui tanto diferentes características e capacidades em relação aos outros quanto em relação a seu uso durante a história humana. Para concluir a atividade, peça que seja feita mais uma vez uma comparação entre os animais evocados inicialmente pelos alunos e os encontrados no jogo – a fim de que confiram se todos os que evocaram estavam presentes na atividade – e, principalmente, para avaliar o quanto sabiam antes do jogo a respeito de cada animal e o que sabem após a realização do jogo.

Complementando o conteúdo

O Escola Games sempre preza pelo desenvolvimento de jogos que estimulam o conhecimento e as mais diversas competências das crianças. Por esse motivo, muitas das vezes um jogo apenas pode ser utilizado em vários componentes curriculares, como é o caso de Memória Animal: Ciências, Geografia, História e Língua Portuguesa são contemplados aqui. O jogo se enquadra em vários objetos de conhecimento e habilidades propostos pela Base Nacional Curricular Comum do Ensino Fundamental, como lemos a seguir:

CIÊNCIAS: É objeto de conhecimento da disciplina Ciências, no 2º. ano: “Seres vivos no ambiente”, cuja habilidade é “Descrever características de plantas e animais (tamanho, forma, cor, fase da vida, local onde se desenvolvem etc.) que fazem parte de seu cotidiano e relacioná-las ao ambiente em que eles vivem.” (p. 332-333).

No 3º. ano, ainda em Ciências, são objeto de conhecimento as “características e desenvolvimento dos animais”, cujas habilidades são divididas em “identificar características sobre o modo de vida (o que comem, como se reproduzem, como se deslocam etc.) dos animais mais comuns no ambiente próximo”, “descrever e comunicar as alterações que ocorrem desde o nascimento em animais de diferentes meios terrestres ou aquáticos, inclusive o homem.”, além de “comparar alguns animais e organizar grupos com base em características externas comuns (presença de penas, pelos, escamas, bico, garras, antenas, patas etc.)”. (p. 335).

GEOGRAFIA: Conforme texto de apresentação da Base Nacional Curricular Comum, lê-se o seguinte: “No Ensino Fundamental – Anos Iniciais, destacam-se as noções relativas à percepção do meio físico natural e de seus recursos. Com isso, os alunos podem reconhecer de que forma as diferentes comunidades transformam a natureza, tanto em relação às inúmeras possibilidades de uso ao transformá-la em recursos quanto aos impactos socioambientais delas provenientes.”(p. 362). Vê-se que o jogo tem uma incursão por essas questões.

HISTÓRIA: A Base Nacional Curricular Comum define como objeto de conhecimento do 4º ano: a “ação das pessoas, grupos sociais e comunidades no tempo e no espaço: nomadismo, agricultura” e “o passado e o presente: a noção de permanência e as lentas transformações sociais e culturais” (p. 410), cujas habilidades dizem respeito a “reconhecer a história como resultado da ação do ser humano no tempo e no espaço, com base na identificação de mudanças e permanências ao longo do tempo.” e a “identificar mudanças e permanências ao longo do tempo, discutindo os sentidos dos grandes marcos da história da humanidade (nomadismo, desenvolvimento da agricultura e do pastoreio, criação da indústria etc.).” (p.411).

Também é objeto de conhecimento da disciplina para o 4º. ano a “A circulação de pessoas e as transformações no meio natural”, cujas habilidades a serem trabalhadas é “identificar as relações entre os indivíduos e a natureza e discutir o significado do nomadismo e da fixação das primeiras comunidades humanas.” Além de “relacionar os processos de ocupação do campo a intervenções na natureza, avaliando os resultados dessas intervenções.” (p.411).

LÍNGUA PORTUGUESA: É objeto de conhecimento do 1º. e do 2º. anos a “Formação de leitor” cuja habilidade é “Buscar, selecionar e ler, com a mediação do professor (leitura compartilhada), textos que circulam em meios impressos ou digitais, de acordo com as necessidades e interesses.” (p.96-97). Seguida do jogo, a leitura do texto localizada em meio digital e que apresenta e reforça conhecimentos novos acerca dos assuntos estudados é certamente vinculada a esta proposta da Base Nacional Curricular Comum.

Fonte:

BRASIL. Base Nacional Curricular Comum. Disponível em http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/06/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf . Acesso em 11 Nov 2018.

Como acessar o jogo educativo

Jogue na internet, acessando: http://www.escolagames.com.br/jogos/memoriaAnimal.