logo Escola Games
Site em inglês
logo Escola Games
logo escolagames

Escola Games | Jogos Educativos

https://www.escolagames.com.br

Ficha pedagógica

Meios de transporte

Meios de transporte

Os meios de transporte são usados para ajudar as pessoas a se locomoverem de um lugar para outro e eles podem ser da terra, da água e do ar. Vamos jogar e descobrir os tipos de meio de transporte? Você vai se surpreender!

Acessar
BNCC - Ensino Fundamental
ComponenteAno / FaixaUnidades temáticasObjetos de conhecimentoHabilidades
Geografia
2º Ano
O sujeito e seu lugar no mundo

Riscos e cuidados nos meios de transporte e de comunicação

(EF02GE03)

Comparar diferentes meios de transporte e de comunicação, indicando o seu papel na conexão entre lugares, e discutir os riscos para a vida e para o ambiente e seu uso responsável.

Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
personagem Escola Games

Dicas para o educador

Os Meios de Transporte reúnem os meios destinados ao transporte de pessoas ou de cargas, que podem ser terrestres, fluviais e aéreos. O tema deste jogo desperta o interesse natural dos alunos, facilitando o acesso às informações sobre os diferentes tipos de meios de transporte: terrestres, aéreos e aquáticos. As imagens dão oportunidade de as crianças identificarem, analisarem e compararem cada um dos transportes.

Objetivos para o aluno

Conhecer os meios de transporte e a sua importância para o deslocamento de pessoas tanto para lugares distantes quanto próximos;

Identificar e classificar os meios de transportes terrestres, aquáticos e aéreos;

Diferenciar os meios de transporte;

Compreender os riscos e cuidados nos meios de transporte;

Perceber as semelhanças e diferenças entre os meios de transporte;

Fixar conhecimento adquirido em sala de aula;

Desenvolver atitudes de interação, colaboração e troca de experiências em grupos;

Objetivos para o professor

Socializar o tema “Meios de transporte” com os alunos, valorizando os conhecimentos que eles já possuem e oferecendo momentos propícios a novas descobertas;

Complementar o estudo sobre “Meios de transporte”, apresentando aos alunos outras fontes que os ajudem a compreender melhor o conteúdo estudado;

Trabalhar habilidades motoras (controlar a carro na pista utilizando o teclado);

Sugestão de abordagem para o professor

Antes de propor o jogo, faça uma roda para conversar a respeito dos diferentes meios de transporte.

Perguntar aos alunos:

O que é um meio de transporte?

Quais meios de transportes vocês conhecem?

Como eles se locomovem?

Qual meio de transporte vocês utilizam para vir à escola?

Em seguida, desenvolver o assunto mostrando gravuras de diversos tipos de meios de transporte e questionar os alunos:

Qual é o meio de transporte que está na imagem?

Descrevam este transporte com o maior número de detalhes:

Quais as vantagens de se utilizar este transporte?

Quais as desvantagens de se utilizar este transporte? – Fazer uma reflexão sobre esta questão.

O que este meio de transporte transporta?

Que pode ser o condutor deste meio de transporte?

(Sugestão 2) Depois, divida as crianças em duplas para que joguem o game “Meios de transporte”. À medida que forem jogando, os alunos deverão listar em uma tabela todos os meios de transporte que aparecerem no jogo, separando-os em terrestres, aquáticos e aéreos.

(Sugestão 3) Solicitar que procurem nas revistas e jornais os três tipos de transporte e em seguida colar em folhas separadas. Monte um mural com as atividades de todos os alunos.

(Sugestão 4) Proponha aos alunos que descrevam as características de cada tipo de meio de transporte relacionando as necessidades de seus usos. Socializar as atividades entre os alunos.

(Sugestão 5) Discutir com os alunos os impactos ambientais gerados pelos meios de transporte. Solicitarem que façam uma lista para amenizar os impactos no meio ambiente.

(Sugestão 6) Fazer um quadro comparativo entre meio de transporte mais lentos aos meios de transporte mais rápido.

(Sugestão 7) Trabalhar com os alunos o vídeo sobre “Alberto Santos Dumont”

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=dMRHfuqKDd0&ab_channel=CanalFutura

Acesso em : 27 de Abril de 2021

(Sugestão 8) Construir um foguete de garrafa PET.

O passo a passo está no link a seguir.

https://www.ucs.br/site/midia/arquivos/Tutorial_Montagem_Foguete-3.pdf

Acesso em 27 de Abril de 2021

(Sugestão 9) Solicitar que os alunos façam uma pesquisa sobre os meios de transporte que foram utilizados na antiguidade e hoje não existem mais ou que são raros.

Complementando o conteúdo

Aproveitando o tema MEIOS DE TRANSPORTE, um projeto interdisciplinar sobre TRÂNSITO, deverá ser desenvolvido com a turma.

O “Projeto Trânsito na Escola” busca “contribuir efetivamente na preservação, na redução dos acidentes e auxiliar na conscientização e conhecimento quanto à proteção da vida, para a paz no cotidiano dos espaços rurais e urbanos. Também tem como meta levar ao entendimento dos educandos, a importância e a relevante prática que se faz necessária no bom relacionamento de todos os cidadãos que fazem parte do trânsito, bem como a devida e indispensável atenção e respeito, para que haja a harmonia tão almejada, os bons hábitos e as atitudes adequadas” (Bogue et al., 2008).

IMPORTANTE: mencionar para os alunos a relevância das regras e que para cada um existe uma regra específica como nos exemplos abaixo:

a) Regras de circulação para pedestre;

b) Regras de circulação para o ciclista;

c) Regras de circulação para o carroceiro;

d) Regras de circulação para o condutor do veículo de mão, que é coletor de material reciclável ou vendedor ambulante;

e) Regras de circulação para motorista;

f) Regras de circulação para motociclista;

Algumas sugestões de atividades:

  1. Realizar debates e discussões enfocando assuntos diversos: desobediência à sinalização, organização em sala de aula, no pátio, na calçada, na rua, no ônibus, comportamento no interior do veículo; comportamento das pessoas como motorista, ciclista, motociclista e pedestre e consciência da realidade, da mudança, da política social e consciência cidadã.

  2. Construção de placas;

  3. Transitolândia no pátio da escola com as crianças de motoristas (velotrol e bicicleta);

  4. Fazer excursão pelo quarteirão, observando placas, sinalização e veículos;

  5. Confeccionar jogo da memória com placas ou outros temas relacionados ao trânsito;

  6. Trabalhar com o livro “O trânsito no Mundinho” - Ingrid Biesemeyer. Editora Dcl Difusão Cultural;

  7. Construção de semáforos, usando caixas de sapato;

  8. Confeccionar placas educativas para fazer um movimento educativo dentro da escola;

logo escolagames

Escola Games | Jogos Educativos

https://www.escolagames.com.br