Back to Top icon+icon-facebookicon-fichaicon-fullscreenicon-kukagameslogo-safer icon-mobileicon-nucleoicon-printicon-seta-nexticon-seta-previcon-vire

Ficha para o professor

Meios de transporte

Meios de transporte

O homem moderno dispõe de meios de transporte aéreos, terrestres e aquáticos.

Conheça os principais meios de transporte, escolha o seu preferido e seja o piloto oficial Escola Games!

Nível de Ensino

Ensino Fundamental I

Componente curricular

Geografia

Tema

Meios de transporte

Série

2º Estágio - 1º Ano - 2º Ano

Idade

5 a 8 anos

Objetivos para o aluno

  • Identificar e classificar os meios de transportes terrestres, aquáticos e aéreos;
  • Conhecer vários tipos de meios de transporte;
  • Perceber as semelhanças e diferenças entre os meios de transporte;
  • Fixar conhecimento adquirido em sala de aula;

Objetivos para o professor

  • Socializar o tema “Meios de transporte” com os alunos, valorizando os conhecimentos que eles já possuem e oferecendo momentos propícios a novas descobertas;
  • Complementar o estudo sobre “Meios de transporte”, apresentando aos alunos outras fontes que os ajudem a compreender melhor o conteúdo estudado;
  • Trabalhar habilidades motoras (controlar a carro na pista utilizando o teclado);

Sugestão de abordagem para o professor

Antes de propor o jogo, faça uma roda para conversar a respeito dos diferentes meios de transporte.

Perguntar aos alunos:

O que é um meio de transporte?

Quais meios de transportes vocês conhecem?

Como eles se locomovem?

Qual meio de transporte vocês utilizam para vir à escola?

Em seguida, desenvolver o assunto mostrando gravuras de diversos tipos de meios de transporte e questionar os alunos:

Qual é o meio de transporte que está na imagem?

Descrevam este transporte com o maior número de detalhes:

Quais as vantagens de se utilizar este transporte?

Quais as desvantagens de se utilizar este transporte? – Fazer uma reflexão sobre esta questão.

O que este meio de transporte transporta?

Quem pode ser o condutor deste meio de transporte?

Depois, divida as crianças em duplas para que joguem o game “Meios de transporte”.

À medida que forem jogando, os alunos deverão listar em uma tabela todos os meios de transporte que aparecerem no jogo, separando-os em terrestres, aquáticos e aéreos.

Complementando o conteúdo

Aproveitando o tema MEIOS DE TRANSPORTE, um projeto interdisciplinar sobre TRÂNSITO, deverá ser desenvolvido com a turma.

O “Projeto Trânsito na Escola” busca “contribuir efetivamente na preservação, na redução dos acidentes e auxiliar na conscientização e conhecimento quanto à proteção da vida, para a paz no cotidiano dos espaços rurais e urbanos. Também tem como meta levar ao entendimento dos educandos, a importância e a relevante prática que se faz necessária no bom relacionamento de todos os cidadãos que fazem parte do trânsito, bem como a devida e indispensável atenção e respeito, para que haja a harmonia tão almejada, os bons hábitos e as atitudes adequadas” (Bogue et al., 2008).

IMPORTANTE: mencionar para os alunos a relevância das regras e que para cada um existe uma regra específica como nos exemplos abaixo:

a) Regras de circulação para pedestre;

b) Regras de circulação para o ciclista;

c) Regras de circulação para o carroceiro;

d) Regras de circulação para o condutor do veículo de mão, que é coletor de material reciclável ou vendedor ambulante;

e) Regras de circulação para motorista;

f) Regras de circulação para motociclista;

Algumas sugestões de atividades:

1. Realizar debates e discussões enfocando assuntos diversos: desobediência à sinalização, organização em sala de aula, no pátio, na calçada, na rua, no ônibus, comportamento no interior do veículo; comportamento das pessoas como motorista, ciclista, motociclista e pedestre e consciência da realidade, da mudança, da política social e consciência cidadã.

2. Construção de placas;

3. Transitolândia no pátio da escola com as crianças de motoristas (velotrol e bicicleta);

4. Fazer excursão pelo quarteirão, observando placas, sinalização e veículos;

5. Confeccionar jogo da memória com placas ou outros temas relacionados ao trânsito;

6. Trabalhar com o livro “O trânsito no Mundinho” - Ingrid Biesemeyer. Editora Dcl Difusão Cultural;

7. Construção de semáforos, usando caixas de sapato;

8. Confeccionar placas educativas para fazer um movimento educativo dentro da escola;

Como acessar o jogo educativo

Jogue na internet, acessando: http://www.escolagames.com.br/jogos/meiosTransporte.

Jogue a versão em inglês do jogo, acessando http://www.bestschoolgames.com/educational-games/means-of-transportation/.